Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Efeitos da pandemia na aceleração do uso da internet como meio de compra no mercado de vestuário brasileiro(2022) França, Nícolas GomesAinda que o surgimento da pandemia do COVID-19 tenha afetado a todos de maneira negativa e em diversos aspectos, mostrou-se evidente uma oportunidade única de estudos relativos ao comportamento do consumidor e sua necessidade para melhor efetividade de estratégias de negócios. Baseando-se no artigo de Julia Koch, Britta Frommeyer e Gerhard Schewe (2020), este trabalho visa entender melhor como a pandemia do COVID-19 acelerou o uso de plataformas online para compra de vestuário, assim como a percepção do consumidor frente à oferta de lojas físicas e aumento na frequência de compras. O objetivo deste estudo seria o de comparar a importância de normas subjetivas e motivos utilitários e hedônicos, e suas respectivas relações com o padrão de consumo brasileiro no mercado de vestuário. Os resultados encontrados seriam que determinadas variáveis utilitárias, normas subjetivas internas e externas afetam positivamente a utilização da internet como meio de consumo e a frequência de compra. Em relação à piora na percepção de oferta de lojas físicas, esta seria afetada positivamente por certas normas subjetivas externas e negativamente pela satisfação do cliente com suas compras realizadas ao longo da pandemia.Trabalho de Conclusão de Curso Serviços financeiros em instituições de varejo(2012) Mascia, Bruno Neves AdrianoO objetivo deste trabalho é apresentar um breve estudo abordando a utilização de Serviços Financeiros em Instituições de Varejo. Serão abordados dois temas principais: Visão geral do segmento de varejo no Brasil, destacando os principais players do segmento, com maior ênfase ao varejo de vestuário, bem como a constante utilização de mecanismos financeiros nas operações de companhias varejistas. Por fim, será realizada uma inferência estatística com o objetivo de ratificar a eficiência desse instrumento no segmento de varejo. A variável de interesse a ser testada é a margem líquida.