Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    Transformação digital em empresas do agronegócio brasileiro: quais são os desafios e o papel da área de TI nesta jornada?
    (2021) Munhoz, Vainer Tadeu
    Quais são os desafios da transformação digital (TD) que as empresas do agronegócio brasileiro enfrentam atualmente? Qual é o papel e quais são os desafios das áreas de tecnologia da informação (TI) nesta jornada de transformação dessas empresas? Atualmente, o setor agrícola brasileiro enfrenta o desafio de operar sob intensa e complexa regulação de preços dada pelo mercado das comódites agrícolas, com elevados custos, face às inúmeras ineficiências dos sistemas de produção no campo, em que a TD se apresenta como uma oportunidade de diferenciação. Assim, com base em evidências, a partir de 18 entrevistas em empresas desse importante setor econômico brasileiro, o objetivo deste estudo é investigar os desafios dessas empresas e o papel das áreas de TI atrelados à capacidade de realizar a transformação digital. Ao pesquisar e validar as teorias de TD, indústria 4.0, sistemas de informação, governança de TI, estratégias de negócios, capacidades dinâmicas de gerenciamento e conhecimento de TI com a capacidade de realizar a TD digital a partir de 16 empresas, compartilha-se uma série de desafios práticos derivados desses conceitos revisados na literatura. Sugere-se que, para ocorrer a TD, as empresas do agronegócio brasileiro enfrentem desafios distintos, de naturezas internas e externas tais como escassez de talentos digitais e conectividade no campo respectivamente. Além disso, que as áreas de TI também enfrentem sua adversidades e seus próprios desafios particulares para suportar adequadamente a TD nas respectivas empresas. Dessa forma, este estudo faz uma contribuição para a prática ao apresentar um conteúdo em um formato capaz de oferecer um entendimento de como os desafios da TD ocorrem nos ambientes das empresas avaliadas. Os resultados deste estudo contribuem também para a literatura de sistemas de informação, governança corporativa e para a prática profissional.
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    Dissertação
    Como a incerteza gerada pela pandemia da covid-19, afeta o comportamento de compras da indústria: o caso de uma empresa do setor de alimentos
    (2021) Medeiros, Rogério de
    O cenário de pandemia global, no início de 2020, materializado em decorrência do surgimento da “COVID-19” (ou SARS-CoV-2, popularmente chamada de ‘Coronavírus’), impôs uma série de restrições a toda a população com a decretação de lockdown (fechamento ou restrição de acesso aos mais diversos estabelecimentos como escolas, restaurantes, cafés, academias, dentre outros) e necessidade do distanciamento social, gerando nas pessoas a necessidade da busca por novas formas de acessá-los. Isso tudo obrigou as empresas a se adequarem e a ampliarem o formato de oferta dos seus produtos e serviços. A reboque da pandemia, com o desconhecimento dos seus impactos e consequências, veio a incerteza, que afetou diretamente as mais diversas cadeias de suprimentos, assim como todas as empresas nelas inseridas. Enquanto essas cadeias enfrentavam interrupções significativas a montante (upstream), interrupções significativas eram causadas também à jusante (downstream), decorrentes de fatores como, por exemplo, compras em pânico, ocasionando estoques de alimentos em excesso. A partir disto, e como um efeito indireto dessas interrupções de fornecimento das cadeias de suprimentos, o comportamento de compras da indústria também acabou sendo impactado. Desta forma, este estudo tem como objetivo geral responder como a incerteza gerada pela pandemia, e a pandemia em si, afetaram o comportamento de compras da indústria: o tamanho dos pedidos, a frequência de pedidos e o mix de pedidos de compras realizadas pela indústria de alimentos. Para responder a essas questões, se fez uso de uma base de dados secundários de uma empresa pertencente ao setor de alimentos que atua no mercado brasileiro, posicionada a montante dessa cadeia de suprimentos, através de um estudo empírico e quantitativo. O método estatístico aqui utilizado é a regressão múltipla em painel, considerando todas as vendas realizadas para o mercado interno, no período correspondido pelos meses de março a dezembro de 2019, sem pandemia, e de março a dezembro de 2020, com pandemia, totalizando vinte meses de observações. Os resultados obtidos indicam que, em períodos de maior incerteza, os clientes ficam mais reticentes em fazer compras, a ponto de quando as fazem, fazem em tamanhos menores. Por outro lado, verificou-se que em períodos de maior incerteza os clientes recebem um estímulo de comprar em uma quantidade maior de vezes (maior frequência de compras). Contudo, olhando para no mix de pedidos, verificou-se que este não foi afetado pela incerteza. Por fim, pode-se afirmar que a pandemia modera a relação entre a incerteza e o tamanho, a frequência e o mix de pedidos de compras realizadas por seus clientes.