Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    Ativos de conhecimento do mercado e o efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade: evidências da indústria de transporte aéreo
    (2011) Arruda, Lucas Mello De Campos
    Estudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado, um destes ativos estratégicos, não foram testados empiricamente na relação mencionada. Neste trabalho, estes ativos são avaliados por meio de um teste empírico utilizando uma Regressão com Dados em Painel e um modelo estatístico é construído apresentando o efeito de moderação destes ativos na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para tanto, o modelo faz uso de dinâmicas competitivas, especificamente, o aumento de barreiras à entrada e o aumento do poder de mercado como indicadores estruturais dos ativos de conhecimento de mercado. Os resultados encontrados suportam o fato destes ativos, usados para ambos os aumentos de barreiras à entrada e do poder de mercado, possuírem uma relação de moderação significativa. Para os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.
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    Dissertação
    O mercado de bens de capital e a combinação das estratégias genéricas
    (2010) Souza, Wilson De
    Este estudo aborda o tema das estratégias genéricas difundidas por Porter o qual tem sido objeto de pesquisas tanto no mundo acadêmico quanto utilizadas no meio empresarial por sua abrangência e pela sua facilidade de compreensão. As estratégias genéricas são liderança em custo, liderança em diferenciação de produto e foco. Porter inferiu que uma empresa precisa escolher uma das estratégias para ter vantagem competitiva no mercado. As pesquisas sobre o tema têm resultados contraditórios quanto à inferência de Porter, sendo que algumas sustentam que empresas só são bem sucedidas quando adotam estratégias puras e outras que encontram evidências de que empresas que adotam estratégias híbridas podem também ter um desempenho superior. A discussão acadêmica sugere que esta inferência pode ser demasiadamente simplista e sugere contingências que podem obrigar empresas, em certos mercados, a utilizarem a estratégia híbrida. Por meio de um estudo de caso na indústria de bens de capital, especificamente no setor de automação industrial brasileiro, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória para identificar e propor novas contingências que propiciam a utilização da estratégia híbrida. O setor utilizado no estudo apresenta características de um mercado oligopolista, sendo que as três principais empresa que atuam nesse setor possuem, em conjunto, 70% de participação do mercado. Nesse setor verificou-se que as empresas líderes utilizam a estratégia híbrida para que possam atender tanto os clientes fabricantes de máquinas, que enfatizam o preço, quanto os clientes usuários finais que valorizam mais a diferenciação de produto. A pesquisa também sugere possíveis ações que empresas desenvolveram ou desenvolvem para consolidar seu posicionamento em tais circunstâncias.
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    Dissertação
    Conduta competitiva das firmas no segmento de Fast-Food
    (2010) Guerra, Alexandre Freire
    O presente trabalho é uma aplicação de um modelo de entrada na indústria de fast-food brasileira. Por meio da análise dos raios limiares das sucessivas entradas, observamos que a alteração da conduta competitiva das firmas ocorre somente nas primeiras entradas, porém, essa mudança de conduta é orientada para um equilíbrio diferente do encontrado em trabalhos anteriores, indicando que os primeiros seguidores se movem rapidamente após o primeiro entrante. Os resultados demonstram que o efeito da presença de uma firma sobre a decisão de entrada da outra, quando significativo, é positivo, indicando que a primeira entrada serve aos primeiros seguidores como fonte de informações, fazendo com que estes adotem uma estratégia me-too.