Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    Relação entre práticas de governança corporativa e o desempenho social de empresas brasileiras
    (2015) Simões, Isa Chiarini
    A preocupação com o impacto social das empresas tem aumentado desde a década de 50 com a disseminação do conceito de responsabilidade social empresarial. Este conceito passou a ser implementado de diferentes formas, e, em paralelo, foram aperfeiçoadas práticas de governança corporativa, conjunto de relações da empresa, que possui como ideia principal conectar os executivos, os acionistas e as demais áreas de forma ética e organizada. Muitos estudos sobre o efeito positivo de boas práticas de Governança Corporativa já foram feitos com base no desempenho financeiro das empresas, contudo, ainda são poucos os estudos que relacionam o desempenho social (até mesmo por ausência de métrica oficial). O objetivo deste trabalho é entender como as práticas de governança corporativa utilizadas em empresas brasileiras afetam seu desempenho financeiro e social.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A influência do Conselho de Administração na Inovação das Empresas
    (2015) Andreucci, Bruno Grohmann
    O conselho de administração ganhou destaque a partir da década de 80 como um dos principais mecanismos de monitoramento e aconselhamento dos interesses dos acionistas nas organizações cada vez mais complexas. Desde então, diversos estudos relacionados à governança corporativa têm demostrado a importância do conselho na criação de valor para as empresas. No entanto, com a crescente demanda do mundo atual por tecnologia e comunicação em ambientes extremamente competitivos, além das dinâmicas criadas pelos mercados de capitais para facilitar a diversificação do portfólio de seus investidores e estimular as preferências destes por orientações estratégias agressivas dentro das organizações, a inovação tornou-se fator crítico de sucesso para as empresas e sua adesão passou a ser cada vez mais intensa nos conselhos de administração. Ao direcionar o estudo para este contexto, uma nova abordagem surge para compreender como os conselhos de administração influenciam na inovação das empresas brasileiras. Os resultados demonstram que apesar do conselho atuar estrategicamente na definição dos mercados alvos de seus novos produtos e serviços, este não decide como os investimentos em P&D atenderão suas orientações estratégicas.