Mestrado Profissional em Administração
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Dissertação Efeitos do momento de entrada e da estratégia de imitação no desempenho mercadológico das firmas: uma análise do setor farmacêutico brasileiro.(2014) Paula, Marcio Luiz DeEste trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos do tempo de entrada dos imitadores na capacidade deles superarem os inovadores em participação de mercado. Avaliou-se também qual estratégia de imitação (i.e. diferenciação ou imitação pura) teria maior probabilidade de levar o imitador a superar o inovador. Foram analisados dados de 114 firmas farmacêuticas que comercializaram no Brasil 86 tecnologias de uso oral para cardiologia, entre 2010 e 2013. O painel de 3284 observações foi submetido a análises de regressão probit. Concluiu-se que para cada ano adicional de defasagem de lançamento entre inovador e imitador a probabilidade de o imitador em superar o inovador diminui 1,2%. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas que justificasse a superioridade de uma estratégia de imitação sobre a outra. A imitação pura, entretanto, demonstrou atenuar os efeitos negativos do tempo no desempenho de mercado das firmas.Dissertação O papel da loja física na estratégia omnichannel do varejo no Brasil(2020) Bicalho, Santuza Paolucci NogueiraO canal offline representa 85% de todo movimento do varejo global. Projeta-se que o canal digital representará 20% deste movimento até 2024. Neste sentido, varejistas, independentemente de sua origem (offline ou online) devem se questionar sobre a importância do ponto de venda físico num mercado altamente impactado pela digitalização. Como varejistas brasileiros entendem e exploram este canal de vendas? Este projeto tem como objetivo identificar o papel que a loja física assume no contexto omnichannel, explorando a forma como varejistas brasileiros enxergam este canal na execução desta estratégia. O projeto, de natureza qualitativa e abordagem abdutiva, estabelece uma proposta de metodologia de design de pesquisa para validar se as funções atribuídas à loja física no mix de varejo, na integração de canais, no comportamento do consumidor e na performance como um todo já mapeadas por pesquisas anteriores feitas no exterior se confirmam no contexto do varejo brasileiro. A literatura sobre o tema o considera novo, indicando necessidade de aprofundamento de pesquisas neste campo. Este estudo, de natureza exploratória, busca validar as dimensões identificadas em outras geografias, investigando se estas se confirmam e/ou se são complementadas por outras que sejam características do contexto Brasil. Examinando dados gerados através de entrevistas em profundidade com 12 varejistas brasileiros, a pesquisa contribuirá para um melhor entendimento do papel e do futuro da loja física na jornada do cliente, na eficiência das vendas e na interação entre canais no contexto omnichannel, podendo repercutir positivamente na melhoria de alocação de recursos e potencial aumento do volume de vendas de varejistas que utilizem esta estratégia.