Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    Estratégias de distribuição de veículos e valor da marca
    (2021) Oura, Edson Akio
    Este estudo analisou aspectos estratégicos da indústria automobilística na escolha entre distribuição direta e indireta e suas consequências sobre a depreciação da marca. A questão de pesquisa foi subdividida em dois estágios a) compreender os determinantes da estratégia de distribuição dos veículos de passageiros, especificamente quanto ao canal de distribuição utilizado, por venda direta, da montadora para o cliente final, ou indireta, via rede de concessionários, e b) seus efeitos sobre o valor da marca, capturado pela variação da depreciação de veículos usados no Brasil. Foi utilizada análise quantitativa com dados em painel de efeito aleatório para os dois estágios. O período analisado foi de 2003 a 2020. Foram utilizadas três bases de dados: 1- com informações de emplacamento por fabricante, grupo de modelo, mês e forma de distribuição, fornecidos peça Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE); 2- preço de veículos usados por fabricante, modelo, versão, ano modelo e por mês, Tabela FIPE, cedidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE); 3- classificação feita com base em pesquisa feita pelo autor quanto à flexibilidade do modelo de produção, origem do veículo, se produzido localmente ou importado e concessão de incentivo fiscal. Os resultados das análises demonstraram conexão significante entre a estratégia de distribuição e o valor da marca e poderão ser utilizadas pelas montadoras em ações estratégicas para preservar o valor da marca. Em adição, a análise das determinantes da estratégia de distribuição forneceu conhecimento relevante sobre o impacto da utilização de processos de LM e alterações na estrutura da demanda em consequência do aumento da servitização. O estudo apresenta algumas limitações que podem ser abordadas em estudos futuros: aprofundamento da análise do LM; detalhamento dos volumes da distribuição direta; e a inclusão de novas variáveis que podem impactar na variação da depreciação do veículo usado.
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    Dissertação
    Ativos de conhecimento do mercado e o efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade: evidências da indústria de transporte aéreo
    (2011) Arruda, Lucas Mello De Campos
    Estudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado, um destes ativos estratégicos, não foram testados empiricamente na relação mencionada. Neste trabalho, estes ativos são avaliados por meio de um teste empírico utilizando uma Regressão com Dados em Painel e um modelo estatístico é construído apresentando o efeito de moderação destes ativos na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para tanto, o modelo faz uso de dinâmicas competitivas, especificamente, o aumento de barreiras à entrada e o aumento do poder de mercado como indicadores estruturais dos ativos de conhecimento de mercado. Os resultados encontrados suportam o fato destes ativos, usados para ambos os aumentos de barreiras à entrada e do poder de mercado, possuírem uma relação de moderação significativa. Para os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.