Mestrado Profissional em Administração

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Resultados da Pesquisa

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    Dissertação
    A anatomia de uma fusão: o que acontece quando a Rede D'Or adquire um hospital?
    (2025) Policarpo, Marcelo Apolonio
    Este estudo analisa a estratégia de expansão da Rede D’Or, a maior rede hospitalar privada do Brasil, por meio de fusões e aquisições entre 2010 e 2021. Com base no referencial teórico de scaling up de competências, investiga-se como a Rede D’Or replicou seu modelo de negócios nas unidades adquiridas para promover eficiência operacional e capturar valor econômico no contexto do sistema de remuneração por serviço (fee-for-service). A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando análise quantitativa, utilizando modelos de Diferenças em Diferenças Escalonadas e Event Study, com dados qualitativos de entrevistas com gestores hospitalares. Os resultados indicam aumento significativo no percentual de leitos de UTI e na complexidade média dos leitos após a aquisição, redução na diversidade de especialidades médicas e uma expansão retardada do número de médicos. Não houve alteração estatisticamente significativa na densidade de equipamentos médicos avançados. Os resultados sugerem que o crescimento da Rede D’Or se baseia tanto em ganhos de eficiência quanto em um reposicionamento estratégico para explorar ineficiências estruturais do setor. Contribuições para a literatura incluem a evidência de como a replicação seletiva de práticas lucrativas pode moldar a oferta assistencial. Implicações regulatórias envolvem a necessidade de ajustes para garantir qualidade e equidade no acesso.
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    Dissertação
    Ofertas Públicas de Aquisição no Brasil entre 2004 e 2014: uma análise de retornos anormais Dissertação
    (2014) Schiavinato, Bruno Acetoze
    O presente trabalho analisa os retornos anormais de ações que foram objeto de Ofertas Públicas de Aquisição no Brasil (OPA) entre 2004 e 2014. A oferta pública de aquisição é a oferta realizada por um proponente para a aquisição total ou parcial das ações de determinada companhia com capital aberto, num prazo e preço determinados. Portanto, a realização de uma OPA gera uma demanda específica pelo ativo em questão. O intuito deste trabalho é verificar a presença de retornos anormais por meio da metodologia de Estudo de Eventos. A avaliação dos resultados indica que os investidores que se anteciparam ao evento, intencionalmente ou não, e compraram ações nos vinte dias úteis anteriores ao evento, na véspera e no dia do anúncio e também no dia imediatamente posterior auferiram resultados anormais positivos. Estes resultados corroboram a hipótese de retornos anormais associados à realização de OPAs bem como indicam a rejeição da hipótese de eficiência informacional forte no mercado acionário brasileiro.