Trabalho de Evento

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3235

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas
    (2011) Szylit, Flavia; GIULIANA ISABELLA; Barros, Lucia Salmonson Guimarães
    O objetivo desse estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma marca, a percepção de seu reposicionamento e a probabilidade de compra da marca reposicionada. Como objeto de estudo, utilizou-se a rede de fast food McDonald’, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio, como parte do esforço de reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. A análise de dados foi feita utilizando-se a econometria, permitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento depende positivamente da importância que o consumidor dá a uma alimentação balanceada e da frequência que o consumidor vai ao McDonald’s, e negativamente da idade, sexo, escolaridade do consumidor e da importância que o consumidor dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca, enquanto a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim por estímulos pessoais.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Um “Campo” de Oportunidade para o Patrocinador: um Estudo Sob A Perspectiva Da Identidade Social
    (2016) Fleury, Fernando A.; Corat, Pedro; GIULIANA ISABELLA; Araujo, Alcides Carlos de; Feldmann, Paulo Roberto; Cruz, Ana Carolina Costa
    Entender quais aspectos da experiência de consumo são necessários para o desenvolvimento de um patrocínio eficaz é a chave para o marketing esportivo se tornar eficiente. Este artigo propões que o resultado positivo de um patrocinador é resultado de um alinhamento entre patrocinadores, patrocinados e consumidores, ou seja, tenham objetivos ou características em comum. Desta forma, o presente estudo visa investigar a relação existente destes atores. Para isto, optou-se por estudar o patrocínio no esporte. Propõe-se ainda que os torcedores mais assíduos ao estádio são mais abertos a se relacionar com os patrocinadores e, por consequência adquirir seus produtos. Assim, por meio de análise fatorial confirmatória (CFA) e modelo de Equação Estrutural, analisa-se 5 hipóteses que demonstram a relação entre identificação com time, o esporte, e o estádio e a influência destes mecanismos na experimentação de novos produtos dos patrocinadores. Os dados foram coletados com 928 torcedores da cidade do Rio de Janeiro, em duas partidas realizadas no Maracanã. As análises do modelo corroboram com 4 das 5 hipóteses apresentadas. E ainda, indicam existir um forte papel no desenvolvimento das relações entre torcedor e patrocinador, já que o envolvimento do torcedor com o estádio interfere no modelo. Os resultados deste estudo permiti inferir que investir nas arenas esportivas pode trazer resultados além das bilheterias. O estádio pode ser a chave para o sucesso financeiro dos times. Pesquisas futuras e limitações do estudo são discutidas no final do artigo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Produtos e Forma de Apresentação de Produtos: Efeitos na Percepção de Justiça de Preço
    (2015) GIULIANA ISABELLA; Mazzon, José Afonso
    Estudos em psicologia têm demonstrado que processamentos de informação são diferentes entre palavras e figuras. No entanto, pesquisadores de marketing têm feito uso indistinto dos dois tipos de estímulos. Este artigo tem como objetivo testar se esses estímulos podem influenciar o consumidor, especificamente na justiça de preço percebida, quando se avalia produtos hedônicos e utilitários em um contexto de preço discriminatório e da construal level theory. Os resultados evidenciam que o tipo de produto e a forma de apresentação interferem na percepção de justiça de preço, aspecto este relevante para pesquisadores e gerentes de marketing que usam informações por meio de palavras e/ou imagens.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Pode Ser Constrangedor, Mas Eu Encaro e Compro! – Um Estudo da Influência do Constrangimento do Consumidor no Processo de Compra
    (2014) GIULIANA ISABELLA; Barros, Lucia Salmonson Guimarães; Mazzon, José Afonso
    A literatura sobre constrangimento pode ser dividida em dois grandes temas: situações de compra e de consumo que causam constrangimento e situações em que o consumidor age para evitar experimentar esta emoção no futuro. O presente artigo aborda um terceiro tema, explorando como o consumidor se comporta em momentos que está constrangido. Entrevistas em profundidade com balconistas de farmácia e consumidores foram realizadas. A análise de conteúdo resultou na elaboração de um framework conceitual (com quatro categorias Abandonar, Encorajar, Encarar e Fugir) e um conjunto de proposições.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Performance Social Corporativa e Governança Corporativa: Relação entre CSP, Estrutura de Propriedade e Conselho
    (2014) Mascena, Keysa Manuela Cunha De; GIULIANA ISABELLA; Fischmann, Adalberto A.
    O objetivo principal desta pesquisa é analisar a relação entre a performance social corporativa (CSP) e a estrutura de governança corporativa em empresas no contexto brasileiro. Definiu-se como objetivos específicos analisar a relação entre independência do conselho e CSP; concentração de propriedade e CSP; concentração de propriedade familiar e CSP; e concentração de propriedade estatal e CSP. Para atingir os objetivos propostos, propõem-se quatro hipóteses de pesquisa testadas em uma amostra de 287 empresas listadas na BM&FBovespa. Para a variável CSP coletaram-se relatórios na base de dados GRI divulgados no Brasil em 2013. As variáveis de governança foram coletadas na base Econoinfo e as variáveis de controle, na base Economatica. Análises descritivas foram realizadas utilizando-se o teste t. E as hipóteses de pesquisas foram testadas pela análise de regressão logística. Os resultados confirmaram duas hipóteses propostas na pesquisa, encontrando-se uma relação positiva entre a presença de conselheiros independentes e CSP e uma relação positiva entre concentração de propriedade estatal e CSP. Os resultados indicam que as empresas com elevada CSP adotam boas práticas de governança na composição do conselho de administração.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Estudo Sobre A Relação Entre Desempenho Social Corporativo e Retenção e Satisfação de Funcionários
    (2014) Barakat, Simone Ruchdi; GIULIANA ISABELLA
    Diversos estudos buscam encontrar uma relação positiva entre Desempenho Social Corporativo (CSP) e Desempenho Financeiro Corporativo (CFP). Contudo, até o momento, não se pode afirmar que existe uma relação direta entre CSP e CFP. Há diversos recursos intangíveis da empresa, como inovação, recursos humanos, reputação e cultura organizacional que influenciam nessa relação. O presente estudo busca investigar uma das mais importantes variáveis da empresa, os recursos humanos. Por meio da Retenção e Satisfação de Funcionários, verifica-se a existência de uma associação positiva entre CSP com o Recurso Humano da Empresa. Para atingir esse objetivo, utilizou-se um banco de dados com respostas de 53.235 funcionários de 150 empresas, assim como respostas dessas empresas sobre suas atividades. A análise foi feita por meio da técnica de regressão linear. Como principal resultado do estudo, encontrou-se que há uma associação positiva entre CSP e Retenção de Funcionários.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Promoções em ação: classificando as ações promocionais na percepção dos consumidores
    (2019) Anauate, Patricia Montagna; GIULIANA ISABELLA; CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS