Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Distinguindo sorte de habilidade nos fundos brasileiros de gestão ativa
    (2022) Halpern, Alex
    Esse trabalho estuda a performance dos fundos de gestão ativa brasileiros para tentar medir a habilidade de seus gestores. Para isso, foi utilizada uma metodologia baseadas em simulações de bootstrap para gerar uma “distribuição de sorte” de fundos com alfa médio estipulado a zero e, assim, comparar com a performance observada pelos fundos e inferir se os resultados dos gestores são consequência de sorte ou habilidade. A base de dados utilizada se refere aos retornos líquidos mensais de todos fundos brasileiros de gestão ativa existentes por mais de 10 meses entre o período de fevereiro de 2010 a agosto de 2022. Os resultados encontrados demonstram que a sorte e o azar são os principais explicativos para a performance da maioria dos fundos analisados. No entanto, alguns poucos gestores se mostram capazes de gerar um retorno líquido em excesso de forma consistente acima das simulações, evidenciando a existência de habilidade positiva mesmo quando descontadas as taxas de administração e performance.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O Uso de Derivativos em Operações de Hedge Diminui o risco das Empresas no Brasil?
    (2021) Guilherme Guerreiro Moreira
    O respectivo Trabalho tem como objetivo analisar, se entre os anos de 2011 e 2020 as politicas de hedge com o uso de derivativos diminuiu o risco total das companhias brasileiras. Para fazer essa analise foi usado o nocional dos derivativos de 40 empresas listadas na B3 alem de outras variaveis de controle. A regressão foi feita apartir de dados em painel, usando o modelo de Efeitos Aleatorios.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Abertura de capital e Market-timing: Os efeitos do IPO e do momento do mercado afetam o desempenho operacional das empresas?
    (2021) André Villaescusa Régula
    O objetivo deste trabalho é analisar se, ao abrir o capital na bolsa de valores, as empresas têm seu desempenho operacional alterado. Para isso, analisarei empresas listadas na B3, bolsa de valores do Brasil, com mais de 1 ano desde sua oferta inicial de ações, no período de 1999 a 2019. Também analisarei se o Market Timing, medido pela variação do índice Ibovespa no período, tem efeitos sob o desempenho operacional das empresas recém listadas na bolsa de valores. Para chegar nesses resultados, utilizarei a diferença entre o CAGR dos múltiplos das empresas recém listadas e de suas concorrentes próximas, escolhidas através da sua classificação setorial. Após isso, realizarei uma regressão linear simples para entender se o efeito da variação do índice Ibovespa apresenta resultados estatisticamente significantes nesse desempenho.