Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Determinantes para a implementação da faixa azul em São Paulo: uma análise das características viárias e políticas públicas(2025) Augusto, Mariah da Silva GomesO presente trabalho busca identificar os principais fatores que determinaram a escolha das vias para a implementação da Faixa Azul na cidade de São Paulo. Embora a Faixa Azul tenha como objetivo melhorar o fluxo e a segurança para motociclistas, os critérios para a seleção das vias onde foi implementada ainda são pouco claros, representando uma lacuna na literatura e na prática de políticas públicas. À medida que outros estados brasileiros começam a considerar a adoção dessa política, compreender os motivos de escolha das vias pode ajudar a maximizar sua eficiência, garantindo que as intervenções sejam realizadas nas áreas mais adequadas. Este estudo utiliza uma abordagem descritiva para analisar as características estruturais das vias, considerando variáveis como o tipo de via, número de faixas, limite de velocidade, extensão dos trechos, quantidade de intersecções e registros de sinistros. A análise empírica indica a priorização de trechos com maior complexidade viária e estrutura mais robusta, em detrimento da sinistralidade, demonstrando uma distância entre os critérios técnicos aplicados e os objetivos iniciais da política.Trabalho de Conclusão de Curso Pedágio Urbano em Londres, Singapura e Estocolmo: Implicações e Recomendações para São Paulo(2025) Lima, Matheus KasabkojianEste trabalho realizou uma revisão sistemática da literatura empírica sobre políticas de pedágio urbano, com foco nos casos consolidados de Londres, Estocolmo e Singapura. A partir da seleção de 21 estudos com rigor metodológico, foram analisadas comparativamente suas características operacionais, impactos observados e aspectos institucionais, incluindo modelo tarifário, área de abrangência, tecnologia de fiscalização, políticas de isenção, destinação das receitas e aceitação pública. A pesquisa teve como objetivo sistematizar os principais aprendizados dessas experiências internacionais e discutir de forma embasada elementos que possam orientar o debate sobre a viabilidade política, institucional e operacional do pedágio urbano em São Paulo. Com base nas evidências analisadas, o estudo indicou que o pedágio urbano, quando associado à políticas integradas de transporte coletivo, pode reduzir congestionamentos e gerar benefícios ambientais e operacionais. Para o contexto paulistano, o trabalho sugere a reflexão sobre um modelo experimental que substitua o rodízio municipal por um sistema de cobrança no centro expandido, com uso da tecnologia de câmeras de reconhecimento automático de placas (ANPR) já existente na cidade, articulado a campanhas educativas, consultas públicas e mecanismos de avaliação como plebiscito.Trabalho de Conclusão de Curso Regiões Urbanas de Uso Misto e sua Associação ao Crime(2025) Faria, Francisco AugustoEste trabalho tem como objetivo investiga se o licenciamento de empreendimentos de uso misto na cidade de São Paulo, que combinam funções residenciais, comerciais e de serviços, influencia a criminalidade patrimonial, com foco em furtos de celulares e veículos. A hipótese, inspirada na Teoria de olhos na rua da Jane Jacobs e na Teoria Econômica do Crime de Gary Becker, considera que esse tipo de desenvolvimento urbano pode tanto aumentar a vigilância natural, elevando a probabilidade de apreensão do criminoso, quanto ampliar os ganhos potenciais do crime, gerando efeitos ambíguos sobre a decisão de delinquir. A análise utiliza dados georreferenciados de licenciamento (2014–2020), registros criminais (2017–2024) e variáveis socioeconômicas da Pesquisa Origem e Destino, aplicando-se um modelo de Diferença em Diferenças (DiD) com tratamento contínuo, variáveis de controle e temporais sobre as Zonas OD. Os resultados indicam que o aumento de empreendimentos mistos está associado ao crescimento dos furtos de celulares, com significância estatística mesmo após controle por renda, matrículas escolares, mobilidade e empregos, enquanto não se observa efeito significativo sobre furtos de veículos. Tais achados desafiam parte da literatura que atribui ao uso misto um efeito redutor sobre o crime, sugerindo que, no contexto paulistano, o aumento de alvos disponíveis e a ausência de atuação estatal efetiva podem anular os efeitos dissuasórios da vitalidade urbana.Trabalho de Conclusão de Curso Melhoras infraestruturais da Br 163 e a expansão da fronteira agrícola: usos produtivos do solo e o desmatamento em direção a floresta Amazônica(2024) Felicio, Arthur BraghettoEste trabalho busca investigar o impacto da pavimentação da rodovia BR 163 na expansão da fronteira agrícola e no desmatamento na Amazônia Legal. A pesquisa busca responder como o recapeamento da BR 163, entre os trechos de Sinop (MT) e Miritituba (PA), influencia a produção agrícola e as taxas de desmatamento. Utilizando os métodos de Diferenças em Diferenças (DiD) e Propensity Score Matching (PSM), o estudo compara municípios adjacentes à rodovia antes e após a intervenção. O principal achado revela um crescimento significativo no desmatamento.Trabalho de Conclusão de Curso Taxa de congestionamento em São Paulo: equalização dos custos entre usuários do transporte público e privado(2024) Gun, DavidO congestionamento é um problema grave nas metrópoles brasileiras, que afeta a qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham nessas cidades, assim como seu ambiente econômico. Neste artigo, estudo o caso de São Paulo, que é a maior e mais congestionada cidade do país, e proponho a taxa de congestionamento como uma mitigação para o problema. A taxa de congestionamento é um valor que os motoristas pagam para usar as vias públicas numa determinada área da metrópole (isto é, o centro expandido da cidade). A taxa funciona como um imposto Pigouviano, fazendo com que os motoristas internalizem as externalidades negativas do trânsito, como a poluição e os acidentes. Ademais, serve como um dissuasor do uso do transporte privado, incentivando o uso de modais alternativos, como o transporte público e bicicleta, ao aumentar o custo de transitar por meio de automóveis. O artigo apresenta o conceito, estudo das implementações em outras cidades do mundo, fundamentação teórica e estima os efeitos da implementação da Taxa de Congestionamento na cidade de São Paulo, indicando uma redução na probabilidade de escolha de quase 8% do automóvel com a política proposta.