Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de eventos: o uso de informação privilegiada em operações de fusão e aquisição de empresas brasileiras entre os anos de 1995 e 2008
    (2008) Goldstein, Conrad Nathan
    Este estudo analisa o uso de informação privilegiada no mercado brasileiro. Objetiva-se testar se houve ação de insiders e ganho anormal nas operações de fusão e aquisição no Brasil. Por meio de um estudo de eventos, serão coletadas as operações de fusões e aquisições entre os anos de 1995 e 2008 que envolva no mínimo uma empresa brasileira de capital aberto e com ação cotada na Bovespa. Serão elaboradas 10 amostras, segregando o banco de dados em empresas adquiridas e adquirentes e diferenciando ações ordinárias e preferenciais. Ademais, será feita uma análise específica para operações que aconteceram antes e depois de 2002. O intuito desta segregação é justamente tentar entender se ações ordinárias e preferenciais de empresas compradas e compradoras tem um comportamento diferenciado e examinar se a partir de 2002, ano marcado pela emissão da instrução 358 da Comissão de Valores Mobiliários, há alguma mudança significativa neste cenário. Verifica-se Retorno Anormal Acumulado médio significantemente diferente de zero em todas as amostras.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma comparação entre a crise do subprime e as crises de 1929 e 1987: causas e lições
    (2008) Carvalho, Adriano Ortega
    O objetivo deste trabalho é realizar uma comparação entre a atual crise do mercado, chamada de subprime, com as crises de 1929 e 1987. Para isso primeiro é apresentado um modelo que descreve a dinâmica das crises econômicas. Em seguida os períodos são estudados em detalhe separadamente. Por fim é feita uma comparação direta entre as crises, considerando algumas variáveis. É realizada uma breve previsão sobre como a crise do subprime deve se desenrolar. A conclusão reafirma a dinâmica de uma crise acentuando a questão do crédito como causa e do atuação dos bancos centrais como solução para as crises.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre participação de fundos de private equity e venture capital e governança corporativa nas empresas brasileiras de capital aberto
    (2009) Bichuette, Renata Andrade
    Este estudo tem por objetivo investigar a relação entre e governança corporativa, sob a ótica da composição do conselho de administração. Especificamente, o propósito é verificar se as empresas financiadas que tiveram aporte de fundos de private equity e venture capital apresentavam no momento do IPO melhores padrões de governança corporativa do que as restantes. A amostra utilizada é composta por 110 empresas que fizeram abertura de capital na BOVESPA no período de janeiro de 2004 à dezembro de 2008. Foi analisada a composição do conselho de administração no que diz respeito à quantidade relativa de membros internos, externos e instrumentais. Os resultados encontrados mostram que conselhos de administração de empresas financiadas por PE/VC tem maior proporção de membros externos e menor proporção de membros internos em relação as empresas que não tiveram esse tipo de investimento,e portanto, possuem conselhos de administração considerados mais independentes e com melhores práticas de governança. Ainda, foi testada a independência dos cargos CEO/Presidente do Conselho para empresas com e sem investimento de private equity e venture capital. Todavia, a presença de fundos PE/VC não foi significativa para explicar a dualidade CEO/Presidente do Conselho.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Governança corporativa e o valor agregado ao acionista no ano de 2008
    (2009) Cidale, Piero
    Este estudo examina a relação, em 2008, entre nível das práticas de Governança Corporativa de empresas brasileiras e valor da firma, através da construção do índice de Governança Corporativa para uma amostra de empresas financeiras e não-financeiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Os resultados empíricos confirmam um aumento no nível das práticas de Governança Corporativa, causado pela evolução em todas as dimensões da Governança e pelo grande número de firmas que se listaram ao Novo Mercado da Bovespa. Utilizando métodos econométricos, os resultados mostram uma associação negativa entre valor da empresa e práticas de Governança Corporativa, indicando que, diferentemente de outros artigos realizados para anos anteriores, melhores práticas de Governança Corporativa não criam valor para a firma no ano de 2008.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Utilizando a teoria de opções na análise de risco de crédito
    (2009) Souza, Leandro da Silva e
    Este trabalho estima a probabilidade de inadimplência de empresas brasileiras com ações negociadas na Bovespa e que possuam ratings de crédito em escala nacional por pelo menos uma das três grandes agências de ratings: Moody’s, Standard&Poor’s e Fitch. Foram utilizados dois modelos para esta estimação, o modelo de Merton (1974), baseado no modelo de Black e Scholes (1973) e, o modelo de primeira passagem no tempo de Leland e Toft (1996). Os resultados foram comparados entre si, com os ratings das agências, e com alguns trabalhos realizados anteriormente de estimação de probabilidade de inadimplência com base no mercado acionário para o mercado brasileiro. Na maioria dos casos não houve aderência entre os resultados encontrados com os ratings das agências, como também com os trabalhos realizados anteriormente.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da influência de fundos de private equity e venture capital no retorno de companhias brasileiras
    (2009) Ferrari, Guilherme Lopes
    O objetivo desse trabalho é investigar a relação entre a presença de fundos de Private Equity na composição acionária e o retorno das empresas brasileiras que realizaram uma Oferta Pública Inicial de ações entre os anos de 2004 e 2008. Ao analisar a amostra separadamente entre empresas que contam com um fundo como acionista e empresas sem um fundo, verificase que a média dos Retornos Anormais Acumulado do primeiro grupo é estatisticamente superior à do segundo. Foram realizados testes econométricos para identificar se a presença de PE, controlando-se por características relevantes das ofertas explica os retornos de longo prazo das empresas. A presença de PE tem uma relação significativa e positiva com o CAR se forem ignorados os desempenhos de um ano após a emissão afetados pela crise de setembro de 2008. Outras variáveis que têm relação significativa com o desempenho dos IPOs são: o nível de governança corporativa, o grau de alavancagem financeira da empresa e o volume de recursos administrados pelo Private Equity.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma investigação da alocação de ativos em fundos multimercados no Brasil
    (2009) Galves, Carlos Eduardo Valdo
    Nos últimos anos o gestor de fundos de investimento brasileiro vem se preocupando mais com a exposição do risco de suas carteiras de investimento. Para minimizar o risco de seus investimentos, os gestores se utilizam da diversificação do portfólio, formando assim os fundos multimercados. Quando se trabalha com diversas classes de ativos, é importante saber qual desses ativos interfere na gestão. Neste trabalho foi aplicado um modelo de fatores, para mensurar se os ativos testados influenciam na gestão e, além disso, foi analisado o alfa da regressão para ver se os gestores conseguiram obter ganhos através de uma gestão ativa de investimento.