Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 25
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Incentivos Fiscais à P&D e Produtividade Total dos Fatores dos Setores da Economia Brasileira.
    (2024) Romagnolli, Guilherme Gomes
    Este trabalho tem como objetivo estudar se os incentivos fiscais à Pesquisa e Desenvolvimento de empresas trouxeram algum resultado positivo para a Produtividade Total dos Fatores dos setores da economia brasileira. Inspirando-se em Romer (1990), Hall e Jorgensen (1967), Griffith, Redding e Reenen (2003) e Kanneblay, Shimada e Negrini (2016), visa unir o raciocínio teórico a resultados empíricos em relação à PTF, P&D e leis de incentivo fiscal. Os resultados indicam que, embora as iniciativas de inovação por parte das empresas brasileiras tenham impacto positivo na Produtividade Total dos Fatores de cada setor, o apoio fiscal à Pesquisa e Desenvolvimento não mostra efeito sequer nessa variável.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Investimento Direto Estrangeiro e Capacidade de Absorção: Efeitos na Produtividade dos Setores da Indústria brasileira
    (2022) Visconde, Enrico
    O principal objetivo deste trabalho é atualizar o trabalho do professor Doutor Eduardo Correia de Souza em relação ao impacto do Investimento Direto Estrangeiro sobre a produtividade em diversos setores da indústria brasileira, do ano de 2008 até a disponibilidade dos dados. Além disso, será adicionada ao estudo a capacidade de absorção dos setores da indústria que estão recebendo transferência tecnológica via Investimento Direto Estrangeiro. Também será analisado o Desenvolvimento Financeiro de alguns setores da economia que mais receberam Investimento Direto Estrangeiro. Para a realização da parte empírica será utilizado dados em painel.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Desenvolvimento Econômico e sua Relação com o Desempenho dos Países nas Olimpíadas
    (2022) Birraque, Alexandre; Schmidt, Francisco; Lucatto, Gustavo; Soler, Jonas; Ferrari, Luanah
    Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre o desenvolvimento econômico e as características culturais dos países com seus desempenhos nos Jogos Olímpicos de Verão. Além disso, busca-se entender quais fatores são determinantes para a participação nas diferentes modalidades olímpicas. Para isso, aborda-se uma tese econômica e uma investigação econométrica com o intuito de entender tais relações. Com base em estudos anteriores, considera-se a existência de um maior sucesso olímpico em casos nos quais o país apresenta PIB per capita elevado, populações grandes, menos desigualdade social ou caso ele tenha sediado uma olimpíada recentemente, além disso, busca-se complementar a análise com a inclusão de um elemento sociocultural, sendo esse a relevância de determinado esporte para a cultura de um país. A hipótese econômica a ser analisada é a de que, para cada esporte, as variáveis que influenciam a participação e a obtenção de medalha são diferentes entre si. A fim de testá-la, foram utilizados dados acerca das 217 delegações participantes de jogos de verão entre 1988 e 2016 e seus dados macroeconômicos durante o período. Para a metodologia econométrica, com o intuito de corrigir possíveis vieses de seleção, foi utilizado o Modelo de Seleção Heckman em dois estágios. Os resultados apontam que, para cada um dos esportes analisados, tem-se a relevância de diferentes variáveis, tanto para influenciar a participação na modalidade, quanto para a obtenção de medalhas. Desse modo, sugerimos o investimento em esportes com maior probabilidade de participação nos Jogos Olímpicos e, com isso, proporcionar maior orgulho nacional, aumentar o bem-estar local e incentivar hábitos saudáveis relacionados à atividade física. Além disso, é possível obter impactos positivos como de redução da criminalidade e da desigualdade, através de uma maior mobilidade social.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da crise econômica de 2008 no investimento em inovação das empresas: uma análise agregada por países.
    (2021) Quadros, Tiago Bariani
    O trabalho busca abordar o tema do investimento em inovação das empresas em períodos de crises econômicas, mais especificamente a crise de 2008, de forma a entender como esta variável se comporta durante e após a crise em comparação com o período anterior a ela, portanto se tratando de um event study. Através de uma análise dos dados de patentes submetidas ao WIPO por países como proxy para o investimento em inovação por ano das empresas, espera-se ser possível identificar qual o padrão seguido por dois grupos de países, os grandes (em termos de inovação, PIB e capitalização de mercado das empresas) e os países menores, durante momentos turbulentos, podendo esse ser favorável à hipótese de acumulação criativa ou favorável à hipótese de destruição criativa. Por meio da utilização destes dados em painel com efeitos fixos, possibilitando a captura efeitos fixos de cada país em cada instante de tempo, o resultado esperado era de que o padrão de acumulação criativa se mostraria presente, com países grandes se beneficiando e aumentando a disparidade em relação ao outro grupo. Porém o resultado obtido trouxe evidências contrárias à essa hipótese, indicando que países menores aproveitam o momento de crise para inovar e crescer, como previsto no modelo de destruição criativa.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Turnover de CEOs e crescimento econômico em um painel de países
    (2020) Muranaka, Alex
    Baseando-se no modelo de crescimento econômico de Acemoglu, Aghion e Zilibotti (2006), este estudo apresenta uma abordagem empírica sobre como a seletividade das empresas, medido com base no “turnover” de CEOs, pode impactar a economia de um determinado país de maneira positiva ou negativa, a depender do seu grau de distanciamento da fronteira tecnológica mundial. A metodologia empregada neste estudo é a de um “Painel com efeitos fixos” de países, estudando a relação do crescimento da PTF com o “turnover” de CEOs médio dos países, ponderado pelo tamanho e importância econômica das empresas. Ainda, um filtro sobre a construção deste “turnover” também foi aplicado por meio do método de “dicionário”, de forma a capturar apenas as demissões forçadas. Os resultados obtidos fornecem indícios parciais de que de fato há uma relação entre estas duas variáveis, no sentido em que uma estratégia de baixa seletividade pode vir a ser benéfica para o crescimento de países consideravelmente distantes a fronteira. No entanto, conforme tal distanciamento é reduzido, a manutenção deste sistema pode causar uma estagnação, impedindo a continuidade de convergência.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Evolução da produtividade total dos fatores e da produtividade da mão de obra da indústria brasileira: uma análise setorial e comparativa
    (2019) Pandullo, Ramiro Pereira
    A evolução da produtividade é objeto de estudo fundamental para o debate de desenvolvimento econômico, pois além de determinar o crescimento do produto dos países no longo prazo, possibilita o desenho de potenciais políticas que visam um crescimento sustentado. O presente trabalho investiga a evolução da produtividade total dos fatores e da produtividade por trabalhador da Indústria Brasileira no período de 1996 a 2015, na tentativa de explicar em que medida a baixa produtividade agregada está associada a diferenças no nível de produtividade dos setores industriais do país. Para tal, será utilizado um painel com dados de produtividade e emprego (dados da Pesquisa Industrial Anual, PIA, do IBGE) de 24 setores industriais, divididos em indústrias extrativas e indústrias de transformação, de acordo com a CNAE. Além disso, tanto para o cálculo da produtividade por trabalhador como para a PTF de cada setor é necessária a realização de um teste de calibração (uso do deflator IPA e do labor share para cada setor fornecidos pelo IBRE e pela própria PIA), já que cada setor possui participações do capital e dos salários diferentes na renda em equilíbrio competitivo. Um aspecto importante do estudo é a análise em relação a complexidade da indústria ao longo do período estudado, com o intuito de verificar um processo de ganho de produtividade agregada via alocação (oposto da “misallocation”). Por fim, a realização de uma comparação internacional (análise contrafactual) com os Estados Unidos, por meio da BEA’s Industry Data, será essencial para entender a importância relativa de cada setor no comportamento da produtividade industrial, auxiliando numa potencial análise conclusiva de quais setores teriam maiores capacidades de proporcionar aumentos significativos de produtividade no Brasil
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Desenvolvimento Financeiro e Econômico em um painel de países
    (2019) Filippos, Lucas Costi
    O objetivo desse projeto é testar as condicionantes do desenvolvimento financeiro em um painel de países para então quantificar o efeito deste sob o crescimento do PIB per capita no longo prazo. Para isso será estimado um modelo em dois estágios, sendo a variável resposta do primeiro estágio o índice Crédito Privado/PIB (aqui representando o nível de desenvolvimento financeiro) e a variável resposta do segundo estágio o crescimento do produto nacional per capital. O modelo levará em conta fatores como o tempo para absorção das mudanças no mercado de cada país analisado, assim como a diferença no nível de desenvolvimento de cada país, tentando compreender como se comportam as economias dos diferentes grupos de países. Duas variáveis centrais nesse estudo são o índice proteção legal aos credores (Creditor Rights), desenvolvido por La Porta, Lopez-de-Silanes, Shleifer e Vishny (1997, 1998), e a variável binária Info Sharing, que assume 1 caso exista um órgão, público ou privado, que disponibilize dados sobre a posição dos devedores no sistema financeiro para as instituições financeiras. É esperado que o impacto dessas principais variáveis em diferentes grupos econômicos de países seja distinto, compreendendo que o estágio de desenvolvimento financeiro que cada país se encontra responde diferentemente ao estímulos de proteção legal aos credores e publicidade de informação.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Desenvolvimento financeiro e crescimento econômico dos países
    (2018) Calestine, Thiago Correa
    O foco desse trabalho é coletar, analisar e inferir dado um conjunto de informações, quais são os fatores que contribuem para o crescimento econômico dos países do ponto de vista do desenvolvimento financeiro. Este estudo levará em conta variáveis como “Creditor Rights Score”, “Legal Origins”, “inflação” e “PIB” na tentativa de estudar quais foram as mudanças e suas causas na variável “Crédito privado sobre PIB” durante um intervalo de tempo. A amostra de países selecionados para a realização desse estudo fora tratada de modo que apenas as nações que tenham seu código de leis proveniente da tradição francesa, ou seja países de Civil Law, fosses estudadas. Países onde o código legal se assemelha ao Common Law, ou à códigos nórdicos possuem a proporção de crédito privado sobre pib bem mais elevada, por esse motivo foram escolhidos somente países de tradição legal francesa, visto que é nessa amostra que existe a maior deficiência na principal variável de estudo desse trabalho. Seguindo o conselho dos principais autores do ramo, caso o estudo levasse em consideração tanto países de Civil Law quanto países dotados de outras tradições legais e possuísse apenas uma variável dependente, haveriam muitos problemas relacionados à endogeneidade visto que os efeitos fixos de cada país não conseguiriam ser captados utilizando a mesma variável explicativa na tentativa de examinar os principais parâmetros que regem o crédito privado. Levando em consideração o efeito nível que a variável legal origins exerce sobre o crédito privado sobre pib, a não convergência com relação à proporção de crédito e ao desenvolvimento financeiro entre países de diferentes tradições legais, o objetivo desse trabalho é estudar se ao longo de uma janela temporal países de Civil Law obtiveram melhora significativa em seus índices de proteção aos credores e, se em caso positivo, essa melhora foi traduzida num aumento da proporção de crédito privado sobre pib desses mesmos países.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Alocação ótima dos investimentos educacionais no Brasil
    (2015) Aronis, Vitor Akkerman
    O presente trabalho busca contribuir para o campo de estudos da educação e do crescimento regional no Brasil. Dessa forma, o principal objetivo é verificar se de fato foi observado um crescimento da renda per capita nos estados brasileiros que obtiveram uma alocação ótima dos recursos educacionais. Para tanto, foi utilizada uma análise em painel com dados anuais de 26 estados brasileiros no período de 2005 a 2012, retirados do IBGE1, do INEP2 e do EPE3. Em suma, espera-se verificar com maior precisão que os investimentos alocados no ensino superior possuem maior efeito no crescimento da renda dos estados mais próximos a fronteira tecnológica. Concomitantemente, para os estados mais distantes da fronteira, a alocação ótima destes recursos seria nos níveis básicos de ensino.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os impactos da abertura comercial na produtividade brasileira
    (2008) Schmidt, Herbert de Oliveira
    O Brasil passou por um processo de abertura comercial no início dos anos 90, a queda das tarifas e de barreiras não tarifárias favoreceram o crescimento do comércio brasileiro com outros países do mundo. Nesse mesmo período foi observada também uma grande elevação da produtividade em diversos setores da economia. Num cenário cada vez mais globalizado, a questão comercial está cada vez mais em discussão e a produtividade exerce um papel importante no crescimento do produto dos países. Esse trabalho analisa como o processo de abertura comercial brasileiro influenciou a produtividade através do estudo de outros trabalhos e dados disponíveis, é comparado também o caso brasileiro com outros países e verificado como anda abertura comercial e a produtividade em tempos recentes.