Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Leis e regulamentação de crédito: o que é relevante para o desenvolvimento do mercado de crédito?
    (2020) Moura, João Luís Storni de
    O Brasil é um país que vem se recuperando de uma década turbulenta tanto econômico quanto político. Enquanto a sociedade tem problemas em encontrar novas lideranças e estabilidade o país sofre para expressar uma recuperação econômica e voltar a buscar um desenvolvimento para se tornar uma nação de primeiro mundo. Este estudo busca apresentar evidências para que um dos focos do Brasil seja o desenvolvimento e a expansão do mercado financeiro e quais impactos ele pode levar a ter no desenvolvimento e no crescimento do país frente ao cenário mundial. Estuda se a relação direta de crédito financeiro e facilidade de obtenção frente a taxa de crescimento do PIB.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Mulheres e o mercado financeiro: o motivo por trás da desproporcionalidade de gênero no ambiente
    (2019) Santoro, Daniela Barbara
    Com o fortalecimento do feminismo nos dias atuais, a participação das mulheres no mercado de trabalho tornou-se uma importante pauta de discussão social e econômica. Este estudo tem como objetivo analisar o motivo por trás da desproporcionalidade de gênero em um nicho específico do mercado, o financeiro. Para tanto, um questionário foi aplicado em meninas que cursam administração, economia ou engenharia, possibilitando o entendimento do processo de tomada de decisão deste grupo na hora da escolha um emprego por meio do Processo de Análise Hierárquica (AHP). Foram considerados como critérios para esta análise a flexibilidade, bem-estar, reputação, salário e dinamismo que o futuro trabalho teria a oferecer, sendo estas as variáveis do estudo, as quais foram ponderadas por nível de importância em relação as demais variáveis para cada indivíduo da amostra, descobrindo assim sua escala de prioridade. Por fim, partindo deste resultado, foi feita a média destas prioridades para descobrir a escala do coletivo, assim confirmando que o mercado financeiro ainda não é um ambiente no qual as mulheres teriam interesse de adentrar. Para uma mudança começar a ser vista, dentre outros, seria necessário, i) uma maior participação feminina em cargos de liderança, ii) a presença de uma psicóloga para os membros do mercado e iii) uma mudança na estratégia de divulgação das campanhas de incentivo ao público feminino.