Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 29
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como o debate econômico entre diferentes escolas encontra-se presente na crise de 2008?
    (2022) Camargo, Pedro Ariel de Alcântara
    Esse estudo visa definir quais motivos foram responsáveis pela Crise de 2008 e como os mesmos se relacionam com a evolução de pensamento econômico no tempo. A Crise de 2008 representa um marco para o capitalismo moderno, uma vez que desencadeou uma forte mudança na diretriz e participação do Estado e agências regulatórias após o colapso. A abordagem realizada mostra como o debate evoluiu no tempo, primeiro durante o “bailout” em que houve um forte debate sobre haver ou não intervenção, e em uma eventual intervenção, como a mesma poderia ser aplicada. Tal discussão se iniciou no terceiro trimestre de 2007, fomentada pela então descoberta e anúncio do BNP Paribas em Agosto de 2007, que a precificação de ativos hipotecários securitizados nos EUA estava incoerente e que três fundos próprios seriam liquidados. A discussão sobre a crise e o papel das agências regulatórias e o estado persistiu até o início do bailout em Outubro de 2008. Apesar dos primeiros avisos representados pela situação do BNP Paribas e o aumento da inadimplência nos títulos americanos, legisladores nos Estados Unidos e Inglaterra demoraram a agir e não conseguiram prevenir o eventual colapso que ocorreu durante todo período de 2008. Mediante o regresso econômico, e o colapso de confiança com agentes econômicos, em 2010 iniciou se um debate posterior que se estabeleceu sobre regulação e como se evitaria uma crise posterior, com novas medidas e participação do Estado no processo, onde há uma clara mudança de pensamento em motivada pelos acontecimentos anteriores, levando a um processo de alteração na matriz de pensamento econômico. No processo passado de desregulação, as ideias austríacos e liberais dominavam a escola de pensamento econômico de forma quase hegemônica, porém após a crise, as diretrizes mudaram para um processo mais keynesiano e mais intervencionista e favorável a participação do Estado. Elementos de teorias institucionalistas e comportamentais também foram relevantes na mudança de pensamento econômico nesse intervalo posterior a crise de 2008.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Regimes de Metas de Inflação: Um Estudo Comparativo para a América Latina
    (2022) Monteiro, João Marcos Campos
    Regimes de metas de inflação têm se mostrado bastante eficazes no controle da inflação em diversos países do mundo – emergentes e desenvolvidos. No entanto, ainda existem discordâncias na literatura acerca da real efetividade dessa política em países que apresentam diferentes ambientes institucionais, por exemplo. Este trabalho propõe-se a fazer um estudo comparativo acerca dos diferentes regimes de metas de inflação na América Latina, com o objetivo de avaliar a eficácia dessas políticas dados: o contexto institucional de sua formulação, seus mecanismos de controle, instrumentos utilizados, entre outros. A partir da metodologia VAR/VEC estimou-se funções impulso-resposta da taxa de juros em relação à inflação a fim de avaliar o desempenho dos diferentes regimes, além do efeito paralelo do choque também no PIB de cada país. Adicionalmente, comparações entre países com e sem regimes de metas também foram aplicadas com o mesmo objetivo. Os resultados indicaram a eficácia dos regimes latino-americanos em estabilizar o nível de preços, além de reduzir a volatilidade dos crescimentos econômicos locais.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impacto das instituições no crescimento econômico de países latino-americanos (1990-2020)
    (2022) Cosim, Eduardo Rocha Dos Santos
    Este trabalho estabelece que a teoria neoclássica não é capaz de explicar, de maneira independente, o processo de crescimento econômico dos países. Assim, é necessário entender como aspectos menos palpáveis, como as instituições, afetam as dinâmicas de crescimento das nações. Desta maneira, este trabalho foca em estabelecer paralelos entre as instituições presentes na América Latina, e compará-las com as dos Estados Unidos. A análise é feita tanto de maneira literária, utilizando diversos momentos da história destas nações, principalmente o momento do estabelecimento das instituições no período colonial; quanto através de indicadores atuais que podem sinalizar esta discrepância da eficiência das instituições, e o consequente distanciamento do crescimento econômico da América Latina e dos Estados Unidos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto das remessas internacionais na pobreza em países emergentes da américa latina
    (2021) Ribeiro , Vitor Henrique Rodrigues
    O estudo analisa o impacto das remessas internacionais de imigrantes na pobreza de suas famílias em países emergentes na América Latina. Os dados são do World Bank, referentes a 16 países subdesenvolvidos da América do Sul e Central, e distribuídos entre 1982 e 2019. O método econométrico utilizado será regressão com dados em painel com efeitos fixos. O resultado esperado é um impacto negativo das remessas internacionais na pobreza do país, ou seja, em média, quanto maior a transferência internacional, menor será o nível de pobreza dos países.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Crise da dívida e política econômica no Chile e na Argentina: 1982-1989
    (2021) Martins, Luís Eduardo de Almeida Prado
    Este trabalho busca comparar e analisar as medidas econômicas empregadas por Chile e Argentina na década de 1980 no enfrentamento da crise decorrente do acúmulo da dívida externa na década de 1970, bem como seus impactos. Para tal, não só a trajetória de indicadores macroeconômicos de ambos os países será descrita e analisada de maneira crítica, como também as políticas econômicas serão relacionadas aos resultados. Comparando os indicadores após o impacto das respectivas políticas econômicas adotadas, será possível uma avaliação de sua efetividade.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Liberalização econômica e digitalização - o caso do sucesso estoniano
    (2021) Paulino, Gabriel Rollo Dias
    O principal objetivo do trabalho será estudar alguns dos fatores que levaram ao grande desenvolvimento econômico da Estônia após a dissolução da União Soviética em 1991. A análise será especialmente focada em avaliar como uma regulação pró mercado, um ambiente saudável para o empreendedorismo, e a digitalização, um processo muito interessante do país, podem colaborar para esse crescimento observado. Para embasar o trabalho serão usados dados do próprio site do governo da Estônia- o qual reserva uma ala especialmente para explicar a economia- e artigos científicos de revistas econômicas que também estudaram de alguma forma o crescimento econômico do país báltico.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O que determina a felicidade?
    (2019) Baer, Sofia de Paula.
    A felicidade está presente nos debates e produções de seres humanos desde os mais remotos tempos. No entanto, desde que se tornou objeto de estudos das ciências, têm ganhado cada vez mais relevância no meio acadêmico e no meio político, entre governos e instituições internacionais. Sendo assim, o presente instrumento se propõe a investigar as formas de mensuração da felicidade, analisando suas possíveis determinantes, como a renda, o estado civil e a educação. Mais do que isso, será colocado em foco o caso brasileiro, comparando a realidade encontrada no país com o cenário de outros países relevantes no contexto internacional.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Mulheres em cargos de liderança: uma solução para a desigualdade no Brasil?
    (2019) Carvalho, Mariana Faria Camargo de
    Apesar das mulheres já virem conquistando diversos direitos em prol da igualdade, ainda persiste uma grande diferença no tratamento que os dois gêneros sofrem tanto no Brasil, como no mundo. Segundo diversos estudos já realizados, uma grande parte dessa diferença de tratamento entre homens e mulheres no mercado de trabalho é representada pela discriminação, levando ao questionamento do que pode ser feito para mudar a forma como as pessoas encaram essa diferença. A proposta que será analisada no presente estudo, como um meio de reduzir o gap de gênero, é colocando mulheres em cargos de liderança. O objetivo é entender porque existe uma barreira tão forte na ascensão de delas para esses cargos e analisar se um aumento da proporção de mulheres nesses cargos poderia auxiliar no enfraquecimento ou até no fim dessa barreira.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Desigualdade salarial entre gêneros no mercado de trabalho brasileiro
    (2019) Serafim, Giovanna De Camillis Bignami
    Através do método de decomposição de Oaxaca-Blinder (1973), utilizando o R-Studio, com dados da PNAD (IBGE) dos anos 2009, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015, foi possível mensurar a discriminação salarial entre homens e mulheres no Brasil. Além de analisar o mercado de trabalho brasileiro e as características dos indivíduos que o compõe, segregando por gênero. Tanto no salário, como em outros aspectos, homens e mulheres têm comportamentos diferentes e inclusões diferentes.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Responsabilidade fiscal e desenvolvimento social
    (2018) Razuk, Luiz Fernando Vanzolini
    O intuito do presente trabalho é lançar luz sobre temas que repetidamente, ao longo da história, se mostraram caros ao Brasil: o equilíbrio das finanças públicas e desenvolvimento humano. Com um passado em que a maior parcela da população era considerada pobre e não urbana, o País passou, no período que compreende da redemocratização ao início da década de 2010, por importantes transformações à este respeito, podendo-se constatar avanço significativo tanto nos medidores sociais, quanto no nível da atividade econômica. Pertence ao escopo deste projeto analisar as mudanças ocorridas e investigar se existem relações, diretas ou indiretas, entre progresso social e disciplina fiscal. Afim de atingir tal objetivo, serão usados dados macroeconômicos como inflação, usada como proxy para eventuais desarranjos fiscais (dada a raiz historicamente fiscal da nossa inflação), crescimento do PIB e gastos do Governo Central e, como proxy para desenvolvimento social, o Índice de Desenvolvimento Humano. Caso dados agregados não se mostrem suficientes para identificar as relações que aqui propõe-se, serão usados desagregados, que podem trazer maior entendimento da questão.