Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os determinantes da estrutura de capital
    (2015) Costa, Pedro Augusto Nehmi
    Este trabalho visa analisar de forma conjunta a aplicação empírica das principais vertentes teóricas (Trade-off e Pecking Order) acerca dos determinantes da estrutura de capital adotada pelas empresas. Para verificar esta interação, este trabalho se utilizará de um vetor autorregressivo (VAR) como modelagem com o intuito de verificar quais variáveis são mais responsáveis pela variação do endividamento adotado pelas principais empresas brasileiras dos setores de metalurgia, construção civil, indústria química, petróleo e combustíveis e papel e celulose ao longo do tempo. Este trabalho conclui que ambas as teorias confirmaram sua pertinência teórica através de evidências empíricas de naturezas distintas, nas quais a teoria de Trade-off se demonstrou responsável por alterações mais persistentes e de longo prazo sob o comportamento da variação do endividamento, enquanto a teoria de Pecking Order se demonstrou impactam o comportamento da variação do endividamento de forma instantânea e transitória no curto prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Analisando os potenciais da estimação da taxa de câmbio no Brasil, via mercados futuros, relacionado com a macroeconomia
    (2012) Bentivoglio Junior, Marcelo Alves
    O objetivo deste trabalho é analisar a interação entre a taxa de câmbio Real por Dólar norte americano futura, para um mês, e o número de contratos em aberto de investidores qualificados estrangeiros, no período entre 2004 e 2012, utilizando a metodologia VAR (Modelo de Auto Regressão Vetorial). Adicionalmente, analisamos as causalidades e as tendências pró-cíclicas, encontrando fortes evidências de que a posição de investidores estrangeiros ou o número de contratos em aberto é de fato um bom previsor do câmbio futuro. Finalmente, concluímos que é possível realizar operações de day trade no mercado de câmbio utilizando como base a variação do número de contratos em aberto dos investidores qualificados estrangeiros.