Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma análise do impacto na educação e trabalho infantil após a implementação Da Lei Labour Act (2006) em Bangladesh
    (2019) Gimenes, Gabriel Lucca Senoni
    O objetivo deste artigo é analisar, por meio do método do Controle Sintético, o efeito causado na educação das crianças e jovens adolescentes a partir da implementação do Ato de Leis Trabalhistas em 2006 em Bangladesh. Será verificado se as Leis foram de fato efetivas para a diminuição do trabalho e aumento da educação infantil no país, por meio da taxa de matrícula nas escolas. Para isso, será criado um cenário sintético com base em outros países no qual a implementação do Ato de Leis Trabalhistas não teria ocorrido. Para que então seja possível a comparação entre o cenário real e o cenário sintético do efeito dessa intervenção na educação do país em questão. Os resultados obtidos demonstram que políticas como essas surtem efeito positivo na educação do país, aumentando a taxa de matrícula dos jovens nas escolas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um estudo empírico sobre os efeitos de longo prazo do programa bolsa família na educação
    (2015) Ortiz, Sidney Sapira
    O governo do ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva foi marcado pelas medidas de forte cunho social. Dentre elas temos a reformulação e criação de programas sociais focados na transferência de renda, buscando diminuir a desigualdade social. O Bolsa Família, carro chefe desses programas sociais, criado já em seu primeiro ano de mandato a partir de programas sociais implementados anteriormente, é notório por gerar diversas controvérsias entre pesquisadores e leigos. Por um lado há a promessa de que as famílias beneficiadas serão, com o passar do tempo, capazes de melhorar sua condição de vida e adquirir autonomia financeira. Por outro, há a ideia de que, ao receber o benefício da renda mínima do governo, o indivíduo poderá se acomodar, deixando de buscar outras formas de sustento, tornando-se dependente do programa. Diante desse cenário, pesquisas recentes apontam para uma diminuição da desigualdade de renda, unida a um aumento no nível médio de escolaridade da população. O objetivo do presente trabalho é, portanto, analisar se de fato houve tal melhora no nível de escolaridade da população, focando nos indivíduos entre 15 e 18 anos. Para tanto, será utilizado o método de diferenças em diferenças, muito utilizado na verificação da eficácia da introdução de medidas governamentais através da realização de um experimento natural. Os dados utilizados na elaboração do estudo estão contidos no Censo Demográfico dos anos 2000 e 2010. Ao final, chegou-se a conclusão de que de fato houve uma melhora no nível educacional, ajudada pelo programa.