Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Os determinantes do desempenho escolar no Paraná.(2021) Móres, ViniciusEsse trabalho é a primeira parte de um estudo que visa, a partir da realização de exercícios econométricos, analisar o desempenho dos alunos do Paraná na prova de matemática do SAEB 2015, a partir de um conjunto de características dos alunos, diretores, professores e escolas. O desenvolvimento desse trabalho consiste na contextualização do tema, discussão de literatura, estatísticas descritivas, metodologia e resultados econométricos.Trabalho de Conclusão de Curso Programa Universidade para Todos (Prouni): relação entre desempenho acadêmico, características dos alunos e custo benefício(2020) Galvão, Christopher GomesHistoricamente, o Brasil se mostrou um país com evidente desigualdade de oportunidades, sendo uma de suas consequências o acesso restrito ao ensino superior às classes com maior poder aquisitivo. Nos últimos anos, porém, a população de baixa renda vem presenciando um cenário mais favorável desde a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), através dasisenções fiscais àsinstituições privadas. Este trabalho tem como objetivo entender os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos alunos do Prouni e analisar o custo-benefício do programa, com base na renúncia fiscal do governo, as notas nas provas do Enade e, com o auxílio da literatura, a influência das notas nos exames de proficiência nos salários futuros dos alunos. Os resultados mostram que os alunos do programa têm um melhor desempenho no Enade, o background familiar e o educacional são determinantes para explicar a nota na prova, e que o Prouni tem uma taxa interna de retorno (TIR) de 2,29%.Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre a educação e a desigualdade dos países(2008) Camargo, Pedro Cavalcanti deEsta monografia procura analisar o impacto da educação sobre a desigualdade de renda de diversos países. Utilizando os dados obtidos relativos à educação e a desigualdade de 39 países nos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, utilizou-se modelos econométricos de painel para observar o impacto da educação sobre o índice Gini. Os resultados alcançados sugerem que melhorias educacionais tendem a reduzir a concentração de renda.Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação das escolas militares no Brasil(2017) Santoro, GuilhermeAo decorrer desse estudo, foi feito uma avaliação das escolas militares no Brasil, com o intuito de entender qual o diferencial dessas escolas para alcançarem resultados mais expressivos comparadas as outras escolas públicas estaduais. Para essa avaliação procurou-se separar o impacto das diferenças sociais entre as escolas, utilizando as informações de Prova Brasil do 9º ano, do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME), e o modelo estatístico Propensity Score MatchingTrabalho de Conclusão de Curso Aumentos no aprendizado no ensino fundamental afetam o aprendizado no ensino médio?(2017) Bader, StephanieA educação é um relevante fator de mobilidade social e desempenha também um importante papel no entendimento da diferença de evoluções econômicas dos países, conforme comprovado em vários estudos. No Brasil, a partir de avaliações periódicas constatou-se que, apesar de ter havido um aumento de proficiência no 5º ano do ensino fundamental, não houve continuidade no 9º ano e nem no 3º ano do ensino médio. O presente trabalho tem por objetivo investigar por que isso ocorreu, a partir de dados obtidos no SAEB. Os resultados apresentados permitem concluir, no entanto, que a média de proficiência no 9º ano aumenta a média no 3º ano do ensino médio, quatro anos depois, tomando-se como base uma investigação mais detalhada que contempla variáveis de controle (nível de escolaridade da mãe, compatibilidade da idade do aluno com a série escolar cursada e Unidade da Federação). Assim, esse aumento da média do 5º ano do ensino fundamental deve atingir o 9º ano e o 3º ano do ensino médio em breve.Trabalho de Conclusão de Curso A prática do esporte possui impacto no rendimento escolar?(2017) Amoroso Neto, VictorioEm momentos de retração econômica e dificuldades orçamentárias na conjuntura da sociedade brasileira, a preocupação com a eficiência e eficácia dos programas de governo torna-se relevante para uma análise concisa de seus impactos para a sociedade. O objeto de questão do presente estudo é analisar qual o impacto que a atividade esportiva possui sobre o rendimento escolar dos alunos participantes da Prova Brasil 2011 realizada pelo Instituo Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME). Assim, o trabalho mostra uma possível relação positiva entre praticar esportes e rendimento educacional, o que contribui para focar programas educacionais perante a conjuntura econômica em que o país se encontra, refletindo eficiência e eficácia das tomadas de decisões governamentais.Trabalho de Conclusão de Curso Determinantes do aumento da participação escolar dos jovens entre 15 a 17 Anos nas escolas brasileiras(2017) Minardi, Ana Luiza FonsecaEste estudo propõe compreender quais políticas seriam mais eficientes na universalização da educação no Brasil. Investigou-se quais fatores influenciaram o aumento da participação escolar entre os anos de 2000 e 2010 dos jovens entre 15 e 17 anos: o incremento na renda per capita, ou a ampliação dos recursos da educação vindos do governo? Foram usadas como variáveis a participação escolar, renda domiciliar per capita e gasto real público na educação por aluno, que são itens englobados na pergunta do estudo. Ademais, adicionaram-se variáveis de controle relacionadas à qualidade de vida como: a média da porcentagem de domicílios particulares no município com água encanada, banheiro e luz, como forma de medir o nível de infraestrutura, e o índice Gini. A taxa de desemprego no município e o nível de escolaridade dos pais também foram incluídos. No modelo proposto neste estudo descobriu-se que, apesar do aumento do investimento público ser indispensável, o incremento na renda per capita e consequentemente a melhoria na infraestrutura domiciliar são variáveis mais efetivas para levar a juventude à escola. Trata-se de um estudo quantitativo que não aborda a qualidade da educação brasileira. Os dados foram tratados em Painel, com a possibilidade de efeitos fixos ou aleatórios, ou com somente a estimação usando POLS.Trabalho de Conclusão de Curso Os efeitos da expansão da frequência pré-escolar sobre o aprendizado no ensino fundamental(2016) Soares, Pedro Soldani NicidaA melhora do sistema educacional brasileiro é uma das principais metas a serem atingidas para que o país possa crescer produtivamente e de forma mais duradoura. A importância da pré-escola para os futuros cidadãos do país tem sido amplamente discutida e estudada. Esse trabalho tem o papel de analisar se a ampliação no número de alunos matriculados nessa fase de ensino tem afetado positiva ou negativamente os resultados nos testes de proficiência do ensino subsequente, o fundamental. Para realização dessa análise foram utilizados os resultados da Prova Brasil de 2005 e 2011 aplicados pelo Ministério da Educação em escolas públicas de todo o país. Através desses dados foi possível obter os resultados dos alunos nos testes como também incluir variáveis socioeconômicas relevantes ao modelo.Trabalho de Conclusão de Curso Modelagem e estimação dos impactos da variação da qualidade educacional sobre o crescimento econômico(2008) Bianchini, Marcelo Glina LeviO objetivo dessa monografia é modelar e estimar o impacto da variação da qualidade da educação em vários países sobre o seu crescimento econômico. Para isto, utilizamos dados das avaliações internacionais do PISA, disponíveis nos anos de 2000, 2003 e 2006, para os países que a realizaram. De acordo com os modelos estimados, percebe-se que a qualidade educacional (e sua respectiva variação) é um importante determinante tanto para o PIB per capita em nível quanto para o crescimento econômico.Trabalho de Conclusão de Curso Pré-escola e background familiar, complementos ou substitutos?(2009) Friese, NinaEste estudo tem como objetivo analisar o sistema educacional brasileiro com foco nos diferentes impactos que a freqüência dos alunos à pré-escola tem sobre a proficiência das crianças, quando esses alunos são separados de acordo com a escolaridade das mães e o tipo de escola que freqüentaram (pública ou privada). Para tal, são utilizados dados do SAEB de 2003 e da PPV de 1997. Depois de análise descritiva dos dados, mostra-se que existem profundas diferenças regionais no sistema educacional no Brasil e percebe-se relação positiva entre o aumento da escolaridade da mãe e a freqüência de crianças nos primeiros estágios de educação (pré-escola e maternal). Após o estudo econométrico, destaca-se que a freqüência à pré-escola é uma variável que vai perdendo impacto positivo sobre a proficiência à medida que o aluno evolui nos ciclos escolares. Além disto, o impacto da pré-escola sobre a proficiência é maior para alunos que são filhos de mães mais educadas. Por fim, o impacto tende a ser maior para os alunos que estudam em escolas privadas.