Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os determinantes do desempenho escolar no Paraná.
    (2021) Móres, Vinicius
    Esse trabalho é a primeira parte de um estudo que visa, a partir da realização de exercícios econométricos, analisar o desempenho dos alunos do Paraná na prova de matemática do SAEB 2015, a partir de um conjunto de características dos alunos, diretores, professores e escolas. O desenvolvimento desse trabalho consiste na contextualização do tema, discussão de literatura, estatísticas descritivas, metodologia e resultados econométricos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da progressão continuada na evasão escolar no Ensino Fundamental e Médio
    (2020) Costa, Thiago Gonçalves do Nascimento da
    O objetivo desse artigo é examinar os impactos da progressão continuada na evasão escolar do ensino fundamental e médio. Examinamos tal efeito por três principais lentes. Primeiramente, via um painel com efeitos fixos de escolas, há evidências de que a progressão continuada tem efeito direto na diminuição da evasão escolar no ensino fundamental. Segundo, estimamos efeito da progressão continuada na probabilidade de o aluno continuar estudando e não estar atrasado, via logit ordenado. Os resultados indicam que a probabilidade de alunos continuarem estudando quando passaram pelo regime de progressão continuada é 4% maior do que no regime seriado. Ademais, a presença da progressão continuada aumenta a probabilidade de os alunos chegarem no último do ensino médio. Por fim, via análise por coortes geracionais, encontramos evidências de que a progressão continuada no ensino fundamental leva a uma menor taxa de evasão escolar quando a geração se encontra no ensino médio. Pode-se concluir que a progressão continuada no ensino fundamental é um método eficaz no combate à evasão escolar no ensino fundamental e médio.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Programa Universidade para Todos (Prouni): relação entre desempenho acadêmico, características dos alunos e custo benefício
    (2020) Galvão, Christopher Gomes
    Historicamente, o Brasil se mostrou um país com evidente desigualdade de oportunidades, sendo uma de suas consequências o acesso restrito ao ensino superior às classes com maior poder aquisitivo. Nos últimos anos, porém, a população de baixa renda vem presenciando um cenário mais favorável desde a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), através dasisenções fiscais àsinstituições privadas. Este trabalho tem como objetivo entender os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos alunos do Prouni e analisar o custo-benefício do programa, com base na renúncia fiscal do governo, as notas nas provas do Enade e, com o auxílio da literatura, a influência das notas nos exames de proficiência nos salários futuros dos alunos. Os resultados mostram que os alunos do programa têm um melhor desempenho no Enade, o background familiar e o educacional são determinantes para explicar a nota na prova, e que o Prouni tem uma taxa interna de retorno (TIR) de 2,29%.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeitos heterogêneos da creche e da pré-escola sobre o desempenho escolar
    (2019) Vlavianos, Gabriel Soneghet
    A educação é um dos aspectos mais fundamentais para o bem-estar de uma pessoa ao longo da vida e para a sociedade. Estudos mais recentes apontam que o investimento em estágios mais primários da vida, no âmbito educacional, alimentício e de ambiente social tendem a trazer maiores retornos que investimentos em estagios posteriores, possivelmente atingindo de maneira mais efetiva esse bem-estar geral. O Brasil, apesar de ser a nona economia mundial, vem apresentando resultados muito aquém do esperado no quesito da educação, além de apresentar grande dispendio dos recursos destinados a educação em estágios posteriores, como ensino fundamental e superior, enquanto as instituições de ensino de primeira infância não possuem a alocação necessária Assim, esse estudo tem como objetivo analisar como a inserção de alunos no sistema de ensino em estágios mais primários de vida, como creche e pré-escola têm impacto na proficiência do mesmo. Isso tem como finalidade a criação de recomendações para gestores públicos no ramo da educação. Com o intuito de alcançar esses objetivos, foi analisada a proficiência de alunos de escolas públicas no exame nacional do SAEB em função da inserção do aluno na pré-escola além de interagir essas variáveis com outros fatores que possam influenciar o desempenho da criança. Vale ressaltar que, após o modelo ser estruturado e serem realizadas as validações das suposições a fim de verificar a veracidade do mesmo, houve a invalidação de algumas suposições. Não houve a possibilidade de correção do modelo, uma vez que era necessária a criação de outras variáveis, e houve indisponibilidade de informação em relação às mesmas. Apesar disso, após serem realizadas as análises descritivas e empíricas foi observado que alunos que ingressaram no sistema de ensino anteriormente obtiveram notas maiores. No entanto, esses que começaram os estudos na pré escola (4-5 anos) performaram ainda melhor que alunos que ingressaram na creche (0-3 anos). Além disso, fatores sociais como escolaridade da mãe e a idade de aluno são mais influentes na proficiência do que educação primária. Assim, é possível chegar a recomendações que apoiem um maior dispêndio de recursos na construção de creches e pré-escolas a fim de aumentar a disponibilidade dessas para crianças que dependam do sistema público de ensino.