Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Inovação por meio de Corporate Venture Capital: Estudo de Caso do Magazine Luiza
    (2022) Martins, Lucas Ávila
    O processo de investimento em novas empresas por firmas já estabelecidas, conhecido como Corporate Venture Capital (CVC) demonstra-se cada vez mais relevante no ambiente de negócios. Nesse sentido, observa-se o crescimento dessa prática em diferentes regiões do mundo se deve a constante necessidade de inovação das empresas de forma a manter suas vantagens competitivas e comparativas no longo prazo. No entanto, nota-se que a literatura atual sobre o tema é escassa, em particular ao considerar estudos do caso brasileiro, visto a intensificação apenas recente desse processo e a dificuldade na obtenção dos dados. Dessa forma, pouco se entende como a prática de Corporate Venture impactam as empresas e as startups no Brasil, especialmente em relação a contribuição na inovação. Neste sentido, este estudo busca entender o processo de investimento em CVC e avaliar como isso é estruturado dentro de uma organização, por meio de uma análise do caso do Magazine Luiza, que se posicionava como a maior varejista em valor de mercado no final de 2021. Dessa forma, busca-se observar quais resultados os investimentos trouxeram para a empresa analisada e como ela desempenhou frente aos seus concorrentes. Esse caso foi escolhido dada a posição da empresa como referência no mercado no quesito de inovação, sendo então um possível benchmark para os demais players e para empresas de outras indústrias.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Corporate Venture Capital em Banking no Brasil: um Estudo de Caso sobre o BoostLAB
    (2022) Perin, João Felipe Pianna
    A inovação é uma área crítica para a determinação de vantagem competitiva de empresas. Nas últimas décadas, algumas corporações optaram por adotar modelos de Corporate Venturing, em que se estreita o relacionamento com startups de interesse, ocasionalmente na forma de investimentos, na configuração de Corporate Venture Capital. A importância da estratégia se torna evidente ao avaliar o valor investido e o número de aquisições feitas nesse tipo de modelo, ambos com um marcante crescimento no período recente. Apesar do grande volume movimentado em países desenvolvidos, o mercado brasileiro deste tipo de investimento ainda se mostra incipiente, o que evidencia a necessidade de pesquisa local sobre o tema. Destaca-se, como área de interesse, o setor financeiro, que aborda o maior número de fundos nesse sentido e mostra grande potencial de disrupção, como já observado pelas mudanças causadas por novas regulações e novos modelos de negócio. Como foco do estudo, foi escolhido o BoostLAB, braço de corporate venturing do BTG Pactual. Este estudo se propõe a compreender quais foram os fatores determinantes para o sucesso do programa de corporate venture capital desenvolvido pelo BTG Pactual e quais os principais aprendizados que podem ser aplicados a outras iniciativas similares.