Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Sustentabilidade Corporativa: motivadores, estratégias e resultados
    (2022) Mata, Vinícius Kronfly da
    Stakeholders relevantes têm aumentado a pressão para que as corporações, por meio da sustentabilidade, alinhem sua geração de resultado financeiro a criação de valor socioambiental. Este estudo busca compreender como a adoção da sustentabilidade tem se dado no Brasil ao identificar quais tem sido os principais motivadores, estratégias e resultados das empresas em sua implementação. A pesquisa possui caráter exploratório, ao fazer uma investigação de dados qualitativos coletados por meio de entrevistas a empresas de capital aberto no Brasil. Os achados apontam que a aplicação de estratégias de sustentabilidade, com o apoio da alta liderança, tem se dado nas atividades-foco do negócio, gerando valor financeiro a partir da criação de valor socioambiental. A pesquisa também sugere que um melhor custo de capital tem sido um motivador (e um resultado) predominante da implementação da sustentabilidade corporativa.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Luxo e sustentabilidade: uma análise das estratégias organizacionais frente as mudanças no comportamento do consumidor
    (2019) Oliveira, Mariana Venturim de
    Sustentabilidade tem se tornado o principal tema nas últimas décadas e o maior desafio para as empresas do setor de luxo. Essa pesquisa visa analisar como as empresas de luxo reportam seu posicionamento frente ao desafio da sustentabilidade. Em particular, examina a mudança observada pela literatura no comportamento do consumidor, que converge para um patamar mais sustentável, e as atitudes das companhias em relação a esse novo comportamento através da análise de relatórios de sustentabilidade divulgados pelas companhias do setor, com foco nos grupos LVMH Moët Hennessy-Louis Vuitton SE (LVMH), Kering SA (Kering) e Hermès International SCA (Grupo Hermès). Estudos já sinalizaram que o posicionamento do consumidor perante sustentabilidade é diferente para o mercado da moda e ainda mais peculiar quando fragmentado pelo setor de luxo, o que leva as companhias a tomarem atitudes diferentes daquelas observadas no mercado da moda.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo
    (2016) Caldas, Ana Carolina Ciaravolo
    Este estudo tem por objetivo evidenciar fatores relacionados à sustentabilidade no ensino das principais escolas de negócio da cidade de São Paulo, mostrando o que já foi feito e onde ainda existe espaço para melhoria a nível de formação dos administradores para uma gestão sustentável e consciente do futuro. O estudo abrange a transição do ensino tradicional da administração para o novo contexto de preocupação com o meio ambiente, a importância institucional da inserção da educação ambiental para a formação de líderes, os riscos e oportunidades para a formação de gestores e a forma como as escolas de negócio podem ter espaço para potencializar essa transformação. Assim, esses fatores serão analisados via comparação dos elementos que compõem a graduação das principais escolas de Administração de São Paulo e a visão do aluno acerca da necessidade de incorporação e aprofundamento de uma educação voltada a sustentabilidade ambiental.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Sustentabilidade empresarial e sua influência no desempenho financeiro das empresas: um estudo empírico para o setor de energia
    (2016) Ticoulat, Felipe Louzada Couto
    Existem muitas discussões atuais sobre o papel das empresas na sociedade e as opiniões divergem de diferentes maneiras. Muitos estudos foram feitos abordando a relação entre sustentabilidade empresarial e desempenho financeiro. Porém, ainda não existe um consenso claro com relação à direção dessa relação. Com uma abordagem voltada para o setor de Energia, o presente estudo pretende estudar se essa relação é positiva ou negativa na economia brasileira. Acreditamos que a análise setorial é essencial para o entendimento da questão, uma vez que características específicas podem influenciar diretamente tanto as políticas de sustentabilidade como o desempenho financeiro. No caso de energia, o setor está altamente exposto ao meio ambiente, diretamente ligado ao core business. Utilizaremos os dados calculados pela Fundação Getúlio Vargas na criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial e informações disponíveis no mercado sobre as empresas de capital aberto. Esperamos que para o setor de energia o uso de políticas de Sustentabilidade Empresarial resulte em um melhor desempenho financeiro.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como empresas brasileiras do setor de energia elétrica investem em sustentabilidade?
    (2014) Abreu, Rafaela Carvalho de
    Esse trabalho busca examinar como empresas brasileiras de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica investem em sustentabilidade. Com base na análise de relatórios de sustentabilidade de quatro empresas importantes do setor de energia (AES Eletropaulo, Cemig, CPFL Energia e Tractebel) listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde 2005 e que publicam seus relatórios no formato GRI, avaliou-se os principais investimentos, práticas e projetos relacionados à aplicação da gestão social e ambiental na estratégia empresarial, classificando-os dentro das dimensões do modelo de criação de valor de Hart e Milstein (2003, 2004). Ainda, uma entrevista com o Diretor de Meio Ambiente de uma das empresas estudadas complementa, sob a ótica gerencial, o entendimento dos fatores motivadores de investimentos socialmente responsáveis. Os resultados mostraram que as quatro empresas analisadas possuem investimentos em todos os aspectos necessários para a criação de valor sustentável, o que significa, segundo o modelo adotado na pesquisa, gerar mais valor para o acionista e criar uma trajetória de crescimento lucrativo no longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise de oportunidades de investimentos em STARTUPS verdes
    (2014) Oliveira, Eduardo Macedo Leite de
    Há uma década que o mercado americano de capital de risco superou o receio que existia em investir em startups verdes, empresas em estágio inicial que oferecem produtos ou serviços sustentáveis, e passou a investir cada vez mais neste segmento. Tendo em vista que tais investimentos se tornaram uma importante fonte de lucros no exterior, o presente estudo irá estudar o caso brasileiro. O mercado brasileiro de produtos e serviços relacionados à sustentabilidade já tem um volume de transações significativo e cresce de forma acelerada. Recentemente, foram criadas diversas empresas nesse setor, o que aparentemente é promissor, mas elas ainda não têm conseguido despertar tanta atenção dos fundos de capital de risco. Esse cenário motivou o presente estudo a analisar se existem boas oportunidades de investimento em startups verdes. Foram realizadas entrevistas com gestores de fundo e professores pesquisadores para analisar em maior profundidade a percepção sobre o tema. Foram feitas entrevistas também com empreendedores com o intuito de analisar dois modelos de negócios e inferir sobre o potencial das startups existentes. O resultado encontrado foi que, apesar de existir uma quantidade de boas startups verdes limitada, existem sim boas oportunidades sendo sub-aproveitadas pelos fundos. A falta de estudo e de conhecimento sobre esse mercado por parte dos investidores de capital de risco os faz desperdiçarem tais investimentos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Práticas em sustentabilidade na cadeia de valor: estudo de caso Bunge Brasil e seus fornecedores
    (2015) Kaloustian, Sofia Any Costa
    O objetivo deste trabalho é analisar as práticas em sustentabilidade de uma empresa multinacional atuante no agronegócio alimentício, Bunge Brasil, no que tange o gerenciamento dos produtores rurais – seus principais fornecedores. São representadas aqui as ações tomadas pela organização no que diz respeito à sustentabilidade na Cadeia de Valor e nas relações com fornecedores, aplicada ao Programa Agricultura Sustentável da Companhia. A Bunge Brasil está entre as maiores empresas de agronegócio, alimentos e bioenergia do país, e é a maior exportadora do agronegócio brasileiro. A organização atua no mercado por meio de três áreas de negócio: Agronegócio, Alimentos & Ingredientes e Açúcar & Bioenergia. O compromisso da companhia com a sustentabilidade está evidente na missão, visão e valores, e é amplamente difundido no dia a dia da organização. São analisados, portanto, os relatórios de sustentabilidade publicados, para identificar de que forma a Bunge aplica conceitos e diretrizes sustentáveis em sua Cadeia de Valor e o impacto desses fatores na sua relação com fornecedores, como forma de responder à crescente pressão social e ambiental no sentido de estabelecer estratégias de negócio sustentáveis.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Quais os motivadores da inserção da gestão ambiental em postos de gasolina?
    (2015) D´Oliveira, Rúbia Baptista
    Diante da problemática contemporânea relacionada à questão ambiental e à procura de meios de produção e utilização onde exista a preocupação de manter e preservar os recursos naturais julgou-se pertinente o estudo doravante apresentado. O presente trabalho analisa os motivadores da inserção da gestão ambiental em postos de gasolina, relevante em vista do surgimento de inquietações relacionadas à qualidade de vida e à preservação ambiental, bem como à diminuição dos impactos decorrentes das atividades humanas. O segmento será abordado constatando as condições socioambientais propícias à implantação de projetos vinculados ao conceito de sustentabilidade, utilizando o método comparativo entre postos tradicionais e postos de caráter ecoeficiente, além dos meios e maneiras para implantação de tais projetos. No fim, identificaremos os benefícios dessa gestão ambiental, constatando se os ganhos futuros compensam a diferença de investimento inicial.