Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Reconstrução de ambientes físicos em tempo real para mundo digitais
    (2022) Tavernaro, André Vital; Marti, Henrique Mualem; Almeida, João Guilherme; Sant’Ana, Matheus Freitas
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Augmented reality system as an auxiliary method in oncological neurosurgery based on an anatomical model
    (2022) Freitas, Ana Clara Carneiro de; Silva, Beatriz Muniz de Castro e; Bernardino, Beatriz Rianho; Boriero, Gabriela Moreno
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Spatial Ambient Editor
    (2021) Rocha, Henry Furquim; Braga, Gustavo Beltrão; Braga, Pedro Luiz da Costa; Eller, Vitor Grando
    Um desafio em realidade aumentada sem marcadores é posicionar objetos virtuais relativos a um local físico de forma que esses objetos fiquem estáveis, na mesma posição absoluta e que depois também possam ser reposicionados de forma remota. Este projeto se insere nesse contexto, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma que possibilite a edição remota de cenários de realidade aumentada referenciados em um espaço previamente digitalizado por uma Nuvem de Pontos. A edição de ambientes permite adicionar novos objetos virtuais em um contexto de espaço físico previamente escaneado, viabilizando uma nova experiência para o usuário que está interagindo em realidade aumentada. Para isso, foi desenvolvido um protótipo funcional de aplicação mobile que permite a visualização dos ambientes editados em Realidade Aumentada em smartphones genéricos. Testes e simulações mostraram a viabilidade da solução proposta apresentando precisão. Um modelo de negócios unindo as ferramentas criadas foi criado, explorando possibilidades de negócio da solução.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Sistema de gestão de carteiras
    (2019) Buniac, Felipe Frid; Facciolo, Luca Ribeiro; Ismael, Rafael Molines
    Saber gerir seu dinheiro e ter um mapa completo de todos seus investimentos em diferentes instituições é uma tarefa muito importante. Conseguir acompanhar as posições consolidadas de investimentos e buscar a maior rentabilidade e lucro de seus investimentos é complicado e são poucas as plataformas que oferecem esta possibilidades para pessoas. O presente relatório descreve uma colaboração entre a LOTE45 e o Insper ao longo de um ano acadêmico no qual os alunos desenvolveram uma solução para um problema real do mercado financeiro. O sistema em si é um aplicativo móvel para o gerenciamento de portfólios de investimentos que faz o acompanhamento dos investimentos nesses portfólios. O aplicativo trás de forma simples a melhor forma de gerir o seus investimentos de forma interativa e de fácil visualização, com a motivação de atingir um novo nicho de clientes para a LOTE45(saindo de um grupo exclusivo de gestores como usuários da plataforma para uma solução aberta ao público).
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    AR HomeCommerce
    (2020) Santos, Rebeca Moreno dos; Iannoni, Matteo; Mingossi, Tiago Reis
    A realidade aumentada (RA) permite visualizar objetos virtuais sobrepostos em imagens do mundo real. A fim de melhorar a experiência dos usuários no e-commerce, o uso de RA na jornada de compra online se torna um recurso interessante. Pois auxilia na visualização dos produtos, além do que já é possível com as tradicionais imagens e vídeos dos aplicativos de e-commerce. Atualmente, RA impulsiona principalmente o varejo online de móveis, eletrônicos e veículos, mas, ainda não é aplicada com o mesmo sucesso na venda de alimentos. Como a visualização é um fator essencial nas compras online de supermercado, o objetivo deste projeto foi usar esta tecnologia imersiva para melhorar a experiência de compra no e-commerce através de smartphones. Para atingir este objetivo, foi desenvolvido um aplicativo que permite ao consumidor ver e interagir com produtos em uma gôndola virtual de supermercado. A gôndola e os produtos possuem animações e funcionalidades que, em caso de uso, poderiam ser expandidas pelos varejistas para tornar a experiência do usuário dinâmica e interativa. Para sobrepor corretamente os objetos nas imagens capturadas pela câmera do dispositivo móvel, foi utilizado neste projeto marcadores que determinam a posição e escala dos modelos 3D no mundo real. A hipótese principal deste projeto é que a visualização detalhada dos produtos virtuais aumenta o engajamento do consumidor na plataforma, em relação ao e-commerce tradicional. Um protótipo do aplicativo que simula o e-commerce com realidade aumentada foi desenvolvido para verificação e validação das hipóteses. Estudos preliminares de usabilidade foram conduzidos para melhor compreender a experiência do usuário.