Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Reconstrução de ambientes físicos em tempo real para mundo digitais(2022) Tavernaro, André Vital; Marti, Henrique Mualem; Almeida, João Guilherme; Sant’Ana, Matheus FreitasTrabalho de Conclusão de Curso Augmented reality system as an auxiliary method in oncological neurosurgery based on an anatomical model(2022) Freitas, Ana Clara Carneiro de; Silva, Beatriz Muniz de Castro e; Bernardino, Beatriz Rianho; Boriero, Gabriela MorenoTrabalho de Conclusão de Curso Spatial Ambient Editor(2021) Rocha, Henry Furquim; Braga, Gustavo Beltrão; Braga, Pedro Luiz da Costa; Eller, Vitor GrandoUm desafio em realidade aumentada sem marcadores é posicionar objetos virtuais relativos a um local físico de forma que esses objetos fiquem estáveis, na mesma posição absoluta e que depois também possam ser reposicionados de forma remota. Este projeto se insere nesse contexto, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma que possibilite a edição remota de cenários de realidade aumentada referenciados em um espaço previamente digitalizado por uma Nuvem de Pontos. A edição de ambientes permite adicionar novos objetos virtuais em um contexto de espaço físico previamente escaneado, viabilizando uma nova experiência para o usuário que está interagindo em realidade aumentada. Para isso, foi desenvolvido um protótipo funcional de aplicação mobile que permite a visualização dos ambientes editados em Realidade Aumentada em smartphones genéricos. Testes e simulações mostraram a viabilidade da solução proposta apresentando precisão. Um modelo de negócios unindo as ferramentas criadas foi criado, explorando possibilidades de negócio da solução.Trabalho de Conclusão de Curso Sistema de gestão de carteiras(2019) Buniac, Felipe Frid; Facciolo, Luca Ribeiro; Ismael, Rafael MolinesSaber gerir seu dinheiro e ter um mapa completo de todos seus investimentos em diferentes instituições é uma tarefa muito importante. Conseguir acompanhar as posições consolidadas de investimentos e buscar a maior rentabilidade e lucro de seus investimentos é complicado e são poucas as plataformas que oferecem esta possibilidades para pessoas. O presente relatório descreve uma colaboração entre a LOTE45 e o Insper ao longo de um ano acadêmico no qual os alunos desenvolveram uma solução para um problema real do mercado financeiro. O sistema em si é um aplicativo móvel para o gerenciamento de portfólios de investimentos que faz o acompanhamento dos investimentos nesses portfólios. O aplicativo trás de forma simples a melhor forma de gerir o seus investimentos de forma interativa e de fácil visualização, com a motivação de atingir um novo nicho de clientes para a LOTE45(saindo de um grupo exclusivo de gestores como usuários da plataforma para uma solução aberta ao público).Trabalho de Conclusão de Curso AR HomeCommerce(2020) Santos, Rebeca Moreno dos; Iannoni, Matteo; Mingossi, Tiago ReisA realidade aumentada (RA) permite visualizar objetos virtuais sobrepostos em imagens do mundo real. A fim de melhorar a experiência dos usuários no e-commerce, o uso de RA na jornada de compra online se torna um recurso interessante. Pois auxilia na visualização dos produtos, além do que já é possível com as tradicionais imagens e vídeos dos aplicativos de e-commerce. Atualmente, RA impulsiona principalmente o varejo online de móveis, eletrônicos e veículos, mas, ainda não é aplicada com o mesmo sucesso na venda de alimentos. Como a visualização é um fator essencial nas compras online de supermercado, o objetivo deste projeto foi usar esta tecnologia imersiva para melhorar a experiência de compra no e-commerce através de smartphones. Para atingir este objetivo, foi desenvolvido um aplicativo que permite ao consumidor ver e interagir com produtos em uma gôndola virtual de supermercado. A gôndola e os produtos possuem animações e funcionalidades que, em caso de uso, poderiam ser expandidas pelos varejistas para tornar a experiência do usuário dinâmica e interativa. Para sobrepor corretamente os objetos nas imagens capturadas pela câmera do dispositivo móvel, foi utilizado neste projeto marcadores que determinam a posição e escala dos modelos 3D no mundo real. A hipótese principal deste projeto é que a visualização detalhada dos produtos virtuais aumenta o engajamento do consumidor na plataforma, em relação ao e-commerce tradicional. Um protótipo do aplicativo que simula o e-commerce com realidade aumentada foi desenvolvido para verificação e validação das hipóteses. Estudos preliminares de usabilidade foram conduzidos para melhor compreender a experiência do usuário.