Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Viés ideológico partidário e sua relação com o desenvolvimento econômico de governos latino-americanos: uma análise crítica sobre suas políticas e decisões
    (2024) Santos, Iago Gaspar Carrascosa
    O trabalho realizado busca analisar de forma crítica a relação do viés ideológico partidário e as tomadas de decisão econômica de governos latino-americanos em uma janela de tempo de 20 anos, 2000 a 2020, trazendo um estudo teórico e prático sobre as políticas econômicas e sociais da Argentina, Brasil e Chile. Em busca de maior robustez e resultados, será utilizada como base de dados o BAP (Banco de Asserções Programáticas). Além disso, será utilizado a plataforma Bloomberg para coleta de índices financeiros, sendo possível coletar diversos tipos de dados e análises diferentes entre os governos dos países analisados ao longo do período.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A formação do Modelo Sueco: um estudo de caso
    (2022) Carboni, Vitor Theodoro
    Este trabalho é um estudo de caso sobre o Modelo Sueco de organização econômica e social. É feito um relato da formação do Modelo Sueco, ao longo das décadas de 1930 e 1940, até o seu momento de auge, que ocorreu por volta de 1970, com foco na evolução do debate público na Suécia e a influência do Partido Social-Democrata e do movimento sindicalista.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    As DeFi (Finanças Descentralizadas) como Complemento para o Sistema Financeiro Tradicional
    (2022) Zanetti, Matheus
    As finanças descentralizadas surgem para dar poder a população, com serviços rápidos e com custos baixos, além de garantir acesso a qualquer um que tenha contato com a tecnologia. O objetivo central do trabalho é apresentar a população um tema ainda pouco conhecido, bem como os possíveis impactos no sistema financeiro tradicional. Introdutoriamente, propõe-se apresentar o funcionamento do sistema financeiro atual, assim como seus problemas, para que as soluções apresentadas através do detalhamento das Finanças Descentralizadas façam sentido. Os resultados do trabalho mostram que ambos os sistemas operam com falhas e há espaço para melhorias, porém o resultado mais significativo mostra que é possível que os dois sistemas sobrevivam de maneira complementar, com características distintas e que a população possa ter o poder de escolha para maximizar seus benefícios.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Política de saneamento básico brasileiro: a trajetória e objetivos da regulação do setor
    (2020) Matuoka. Lucas Lial
    O presente trabalho avalia as políticas públicas no setor de saneamento no Brasil, assim como o papel da regulação para a eficácia destes serviços. A metodologia utilizada para essa pesquisa descritiva foi uma revisão bibliográfica. Objetivos: analisar os fatores associados à condição atual do saneamento básico no Brasil, investigar a trajetória da regulamentação das políticas de saneamento básico brasileira e possíveis impactos provocados pelo marco regulatório. Resultados: empresas públicas têm como incentivo o alcance de metas sociais, como maior abrangência de atendimento de água e esgoto à população, enquanto as privadas, devido à busca por maior rentabilidade, apresentam melhores indicadores de eficiência, revelando menores índices de perdas na distribuição e no faturamento. Conclusão: esta revisão bibliográfica não revelou discrepâncias na comparação da atuação pública ou privada no saneamento básico de modo significativo, sobretudo porque a participação do setor privado ainda não é expressiva. O que se observa é que mediante a critérios específicos, tais como indicadores de atendimento, qualidade e eficiência, são evidentes as diferenças entre esses setores.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Da ética dos direitos de propriedade intelectual e suas implicações econômicas
    (2020) Souza, Filipe Beltrão De Marqui
    O objetivo deste trabalho é discorrer sobre o debate dentro do tema dos direitos de propriedade intelectual e mostrar algumas implicações econômicas desses direitos, visando ultimamente concluir sobre uma justificativa possível para a existência dos direitos de propriedade intelectual. Isto é importante devido ao fato de que, ao contrário dos direitos de propriedade de bens tangíveis, os direitos de propriedade intelectual não são tão facilmente justificáveis, havendo um embate entre as diferentes visões e as evidências serem menos sólidas do ponto de vista econômico, devido à literatura ser mais recente e existir em menor quantidade. Serão explicados os diferentes tipos de propriedade, e abordadas as visões jusnaturalistas, utilitaristas e as visões críticas, começando pelos autores mais clássicos e trazendo os desdobramentos modernos dessas visões. Após isso, haverá uma sessão se tratando da teoria econômica e resultados esperados. Na conclusão, espera-se chegar a uma tese que concilie uma prática ética e ao mesmo tempo que busque bons resultados econômicos, demonstrando que não é suficiente apenas uma corrente ética para justificar a propriedade intelectual, mas também uma justificativa pautada na teoria econômica. Isto é atingido principalmente ao se combinar a teoria utilitarista apoiada nos estudos econômicos do tema.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estimação de um modelo conjunto de fatores latentes da curva de juros e variáveis macroeconômicas no Brasil
    (2020) Lima, Pedro Martins Amorim de
    O presente trabalho busca entender a relação entre a curva de juros e a economia brasileira usando o modelo de Nelson-Siegel. A partir da metodologia de Diebold, Rudebusch e Aruoba (2006), foi estimado os fatores latentes do modelo Nelson-Siegel via filtro de Kalman e, em seguida, estimado um VECM composto por variáveis latentes referentes à curva de juros e variáveis relacionadas à economia (CDI, medida de inflação e capacidade utilizada). O trabalho focará no período de 2007 a 2019. Esse trabalho vêm com o intuito de aprofundar a literatura sobre a relação da curva de juros com a economia e como esta relação se d´a, tanto na questão de causalidades até a constatação de uma relação bilateral entre economia e curva de juros.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da geração renovável no preço spot da energia elétrica: evidências do mercado brasileiro
    (2019) Abbatepaulo, João Victor
    Ao longo dos últimos anos, os incentivos ao desenvolvimento de tecnologias limpas e de parques eólicos e solares têm sido colocados como estratégia comum de combate às mudanças climáticas em diversos países. As principais consequências da produção de energia renovável, entretanto, não estão restritas aos benefícios ambientais do corte de emissão de poluentes atmosféricos. A teoria econômica prediz que, no curto prazo, a entrada de geradores limpos e intermitentes nos sistemas elétricos deve reduzir o preço de mercado da eletricidade através do modelo de ordem de mérito. Este estudo tem como objetivo estimar, através do método dos Mínimos Quadrados Ordinários, o efeito da produção de energia renovável no preço spot do mercado elétrico brasileiro entre janeiro de 2016 e setembro de 2019. No Brasil, o preço da spot de mercado é conhecido como Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), que é utilizado neste estudo como variável dependente. O modelo de regressão multivariado é composto pela produção de energia nas principais fontes de geração e pela carga demandada pelo sistema elétrico nacional, além de outras variáveis. As estimações apontam que a geração de 1 GWh adicional de energia por fontes renováveis (eólica e solar) reduziram, em média R$/MWh 75 no PLD, o que está alinhado com a literatura. Esse impacto se traduz em uma redução média de 33% no PLD do período. Como esperado, a geração de energia hidrelétrica apresentou impacto médio de redução no PLD entre R$/MWh 108 e R$/MWh 194, com significativa influência do regime de chuvas
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Gênero e financiamento: qual a relação do gênero para o financiamento de um negócio?
    (2019) Bicudo, Maria Eugênia Barboza de Lima
    A desigualdade de gênero é um tema de suma importância para ser estudado. As mulheres vêm conseguindo ganhar espaço no ambiente corporativo, porém ainda enfrentam diversas barreiras. Ademais, firmas com participação majoritária de mulheres se deparam com vários obstáculos, como por exemplo, dificuldade com financiamento. Orhan (2001) apontou que bancos são mais relutantes em conceder empréstimos a firmas pequenas, porém a única discriminação que as mulheres sofriam era decorrente da quantidade demandada de garantias. Esse estudo busca analisar se o gênero faz com que mulheres sofram discriminação quando estão em busca de crédito para suas firmas ou se o tamanho da firma é a característica que mais influencia a concessão de financiamento. Os resultados sugerem que não existe diferença em relação a quantidade de garantias requeridas por bancos, porém que as mulheres recebem menos empréstimos bancários do que os homens.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Em Plena Luz da Noite: Os Efeitos do Nível de Luminosidade na Criminalidade de São Paulo
    (2019) Castro, Caio Pedro de Almeida Silva
    Este trabalho tem o objetivo de avaliar o impacto da iluminação do ambiente e iluminação pública nos níveis de criminalidade, através de dados de nível de luminosidade noturna capturada por satélite e registro georeferenciado de boletins de ocorrência. Também, estuda o impacto de uma intervenção pública que visava aumentar a iluminação pública na luminosidade observada e na criminalidade. Os resultados permitem concluir que há um efeito líquido positivo do nível de luminosidade na criminalidade, advindo da maior sensação de segurança que os indivíduos experimentam em ambientes melhor iluminados, que por sua vez os leva a tomar atitudes que facilitam a atividade criminal.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aumentos no aprendizado no ensino fundamental afetam o aprendizado no ensino médio?
    (2017) Bader, Stephanie
    A educação é um relevante fator de mobilidade social e desempenha também um importante papel no entendimento da diferença de evoluções econômicas dos países, conforme comprovado em vários estudos. No Brasil, a partir de avaliações periódicas constatou-se que, apesar de ter havido um aumento de proficiência no 5º ano do ensino fundamental, não houve continuidade no 9º ano e nem no 3º ano do ensino médio. O presente trabalho tem por objetivo investigar por que isso ocorreu, a partir de dados obtidos no SAEB. Os resultados apresentados permitem concluir, no entanto, que a média de proficiência no 9º ano aumenta a média no 3º ano do ensino médio, quatro anos depois, tomando-se como base uma investigação mais detalhada que contempla variáveis de controle (nível de escolaridade da mãe, compatibilidade da idade do aluno com a série escolar cursada e Unidade da Federação). Assim, esse aumento da média do 5º ano do ensino fundamental deve atingir o 9º ano e o 3º ano do ensino médio em breve.