Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Oferta Pública Inicial (IPO) de ações no Brasil: uma análise dos retornos e precificação das ofertas
    (2020) Abduch Neto, Antonio José
    O mercado financeiro brasileiro vem crescendo fortemente nos últimos anos, com forte entrada das pessoas físicas e aumento do número de empresas abrindo capital na bolsa de valores, sendo essa uma alternativa para empresas captarem recursos, invés de tomarem novas dívidas. Esse trabalho busca analisar um tema recorrente em estudos que é a precificação e o desempenho dos IPO’s (Ofertas Públicas Iniciais), querendo analisar se há retornos anormais dessas ofertas no dia da oferta (short run returns) e ao longo dos anos (long run returns), tomando como base a hipótese de eficiência de mercado, mas focando nas ofertas realizadas no Brasil na década de 2010. Para essa análise usará o múltiplo P/L para verificar algum tipo de subvalorização ou sobrevalorização da oferta em relação aos múltiplos do setor, também utilizará o cálculo do beta do modelo CAPM e o retorno esperado para ação no momento da oferta para avaliar se a ela apresentou desempenho acima do mercado no horizonte temporal de 5 anos. Dessa forma, realizar-se-á a aprimoração de estudos já existentes, usando recomendações de outros estudos e utilizando um horizonte temporal diferente deles.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Private equity e IPOs: ganhos aos investidores do mercado de capitais sobre empresas financiadas por fundos de private equity
    (2019) Fragoso, João Filipe
    Ainda que pequena comparada a mercados desenvolvidos, a indústria de private equity e venture capital no Brasil apresentou um crescimento consistente a partir de 1994. O presente trabalho tem o objetivo de analisar evidências acerca da geração de valor de tais fundos a acionistas de empresas que realizaram ofertas públicas iniciais de ações (“IPOs”) no Brasil, atualizando estudos prévios com os mesmos objetivos – especialmente Minardi, Ferrari e Tavares (2010). A variável resposta apontada para mensurar o valor gerado sobre os indivíduos amostrais (companhias) foi o retorno anormal acumulado (CAR) de um ano das respectivas ações. Para tal, inclui-se variáveis que descrevem tanto a companhia responsável pela oferta quando fundos de PE e VC (se aplicável) participantes do quadro acionário dessas empresas. Analisa-se uma janela temporal a partir de 2009 para tais IPOs. Os dados foram dispostos em uma cross-section e cobrem uma janela de 2009 a 2018, totalizando 40 observações. Os resultados apontam para uma contribuição dos fundos para o retorno das empresas, mas sem significância estatística, limitando conclusões semelhantes aos resultados esperados do estudo, contrariamente ao que se vê em estudos anteriores.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O mercado de capitais no Brasil: uma análise das emissões de certificados de recebíveis imobiliários
    (2015) Pierri, Bruno da Cunha Bueno
    Este trabalho busca traçar um panorama do mercado de capitais no Brasil com enfoque nas emissões de Certificados de Recebíveis Imobiliários. Para desenhar tal panorama, tenta-se apresentar a evolução do mercado de capitais no Brasil, a criação e os conceitos por trás do processo de securitização de créditos, bem como a forma que tais conceitos foram introduzidos no Brasil e sua relação de importância com o existente mercado de capitais. Esta apresentação é feita por intermédio de uma pesquisa bibliográfica que trata sobre o assunto e com a coleta de dados sobre as emissões de CRI.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Securitização e Fidcs: uma alternativa existente no mercado de capitais brasileiro para desintermediação financeira e obtenção de crédito
    (2008) Arakaki, Fernando Crisol
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a ferramenta financeira Securitização e seu derivado Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, o chamados FIDCs, de maneira simples e capaz de atrair o interesse tanto de empresas quanto de investidores. Serão apresentados dados, estatísticas além de uma abordagem histórica sobre a origem e dias atuais do tema tanto no Brasil como nos Estados Unidos e continente europeu. Ao final será apresentado um caso real de sucesso como forma de exemplificação e aplicação e de tudo aquilo que fora abordado.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A evolução do prêmio de controle no Brasil
    (2010) Bianchi, Bruno Parasmo
    É de conhecimento geral, tanto no mercado de capitais como na literatura de finanças, que há uma diferença entre o valor de uma ação de controle e uma ação comum (ação ordinária não pertencente ao bloco de controle). Parte do valor da companhia estaria sendo transferida dos acionistas minoritários para os acionistas controladores sob a forma de benefícios privados de controle. A diferença entre o preço de uma ação de controle e o preço de uma ação comum é chamado prêmio de controle, que está amplamente relacionado com fatores como ambiente regulatório, grau de proteção aos investidores minoritários, desenvolvimento do mercado de capitais, grau de concentração do controle sobre o capital da empresa, liquidez entre outros fatores. No caso brasileiro, a existência de ações preferenciais (que conferem aos seus detentores o direito de receber dividendos, mas não o direito de voto) aumenta a concentração do controle e agrava ainda mais as deficiências da governança corporativa, aumentando a relevância do beneficio privado de controle. Além do ponto de vista da expropriação de valor dos minoritários, o presente estudo analisa o prêmio de controle sob o prisma do mercado de capitais. As transações que ocorrem no mercado de fusões e aquisições são motivadas, na maior parte das vezes, pela diferença entre o valor de mercado e o valor fundamental da companhia. Isto é, investidores financeiros ou estratégicos que enxergam oportunidades de crescimento e valorização em uma determinada companhia, decidem adquirir seu controle para melhor explorar estas oportunidades. Este estudo tem como principal objetivo avaliar a evolução do prêmio de controle no mercado de capitais brasileiro em transações envolvendo alienação do controle, analisando a influência de fatores como por exemplo, nível de governança corporativa adotado pela companhia, o direito ao tag along e a composição do capital social da companhia.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Discordância e volume de negociação no mercado de capitais
    (2013) Costa Filho, Alencar Severino da
    O objetivo principal desse trabalho foi verificar a partir de um estudo empírico, qual das teorias de tomada de decisão: Subjective Expected Utility (SEU) e Max-min Expected Utility (MEU); representa melhor a relação entre a discordância e o volume de negociação no mercado de capitais. O desvio-padrão das recomendações de analistas de equity research foi utilizado como proxy dessa discordância. Neste trabalho, supõe-se que as opiniões destes analistas refletem as de investidores. Assim, foi proposto um modelo linear simples em que a variável dependente é o crescimento, em porcentagem, no volume de negociação médio n dias após uma mudança de recomendação de um analista, relativo a n dias antes dela e a variável independente é o crescimento, em porcentagem, do desvio-padrão do conjunto de recomendações dos analistas no dia da mudança. A analise foi feita para n = 1, 3, 5 e 10 dias. Os resultados apresentaram uma inexistência de relação entre uma mudança na discordância dos analistas e o volume de negociação relativo das ações estudadas apontando em favor da validação do modelo MEU.