Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Impactos do Open Banking na sociedade brasileira: o open banking é capaz de mudar o nível de educação financeira dos indivíduos brasileiros?(2023) Elias, Nicolas PassadoreO presente trabalho tem como objetivo apresentar o questionamento sobre os impactos do Open Banking na sociedade brasileira, com o intuito principal de entender e analisar a influência que o sistema exerce e tem a capacidade de exercer sobre a educação financeira no país. O Open Banking é um sistema recém implantado no Brasil e no mundo que tem como finalidade tornar o mercado financeiro mais eficiente, competitivo e dinâmico, promovendo maior controle e autonomia aos cidadãos sobre suas finanças pessoais e investimentos. Com isso, uma das maiores apostas do sistema é incentivar a participação, entendimento e interesse da população em relação às suas finanças pessoais. Desta forma, este trabalho busca entender, a partir de uma profunda análise da literatura e dos dados disponíveis até o momento, se de fato, a iniciativa é capaz de influenciar e incrementar o conhecimento geral sobre o mercado financeiro brasileiro a partir das inúmeras oportunidades que ela oferece. Assim, a estrutura utilizada para apresentar este estudo será, em primeiro lugar, introduzir o Open Finance no Brasil e no mundo, discorrendo sobre suas características estruturais, concorrenciais e jurídicas. Em seguida, dissertar sobre as experiências sociais de outros países pioneiros na implementação do sistema e que possuem informações mais avançadas sobre as consequências reais que a iniciativa pode gerar. Por fim, analisar os dados mais importantes que podem produzir algum tipo de previsão sobre os efeitos do projeto em relação à educação financeira no Brasil.Trabalho de Conclusão de Curso Efeitos heterogêneos imediatos da pandemia de Covid-19 na educação e trabalho de adolescentes-jovens no Brasil(2023) Rigo, Leonardo LeoneEsta monografia visa fornecer evidências de quais são os efeitos imediatos da pandemia de Covid-19 na educação e no mercado de trabalho de adolescentes-jovens (indivíduos na faixa de 14 a 17 anos de idade). Na parte teórica deste trabalho, considera-se um modelo microeconômico de acumulação de capital humano aplicado ao mercado de trabalho de adolescentes-jovens que tem como elementos cruciais: a função de produção de capital humano, a renda dos pais, bem como fatores domiciliares como a educação dos pais. Esses são elementos-chave para entender o impacto teórico da pandemia nas condições de oferta e demanda, o que influenciará a participação dos adolescentes-jovens na vida escolar e no mercado de trabalho. Na parte empírica deste trabalho, foram coletados dados da PNAD Contínua trimestral ao longo dos anos de 2019 e 2020 com intuito de observar um cenário anterior e durante a pandemia que acompanhe os mesmos indivíduos ao longo do tempo. Para investigar este efeito trabalhamos com uma metodologia de efeitos fixos em um painel de indivíduos a fim de medir quais os efeitos heterogêneos da pandemia no mercado de trabalho destes jovens, comparativamente com os trimestres dos anos anteriores. Os resultados indicam que a pandemia aumentou a probabilidade de o adolescente-jovem não estar estudando e nem trabalhando (conhecido nesta literatura como NEM NEM). Esse efeito foi ainda maior nos domicílios que não há ninguém com ensino superior, o que confirma a hipótese teórica elencada de que características domiciliares e a educação dos pais são fatores importantes na acumulação de capital humano dos adolescentes-jovens.