Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Sistema para Auxílio à Busca de Vagas de Estacionamento
    (2023) Rocha, Caio Emmanuel Soares; Valentim, Cicero Tiago Carneiro; Silva, Thalia Loiola
    Este projeto tem como objetivo desenvolver uma prova de conceito de um sistema de auxílio à localização de vagas de estacionamento, em parceria com a empresa PrediPark. O projeto contempla as seguintes partes: plataforma a ser acessada pelos usuários; modelo de aprendizado de máquina para prever a disponibilidade de vagas de estacionamento em um dado local e instante de tempo futuro; sistema de coleta de dados de estacionamento em tempo-real. Para demonstrar a capacidade do projeto, e na ausência de volume suficiente de dados reais para demonstração, um simulador estatístico de ocupação de vagas foi construído. O projeto enquadra-se como uma prova de conceito e, portanto, se propõe apenas a validar a solução idealizada pelos participantes do projeto (PrediPark, equipe Insper) e permitir uma demonstração funcional para futuros clientes e parceiros da empresa.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A utilização do tráfego pago para geração de demanda como estratégia de marketing digital: um estudo de caso
    (2023) Vivo, Matheus Bonifácio de
    As possibilidades de coleta e uso de dados de comportamento, interesses e ações gerados pelos consumidores revolucionou os processos de marketing das empresas. A partir da análise dos algoritmos formados com os dados coletados, como o machine learning, pode identificar padrões e fazer previsões sobre a jornada dos consumidores, permitindo que as empresas possam otimizar seus esforços de marketing em tempo real, aprimorando a estratégia de produto, de vendas, aumentando assim, a taxa de conversão do cliente, a partir da utilização da personalização de conteúdo, previsão de comportamento do cliente e campanhas publicitárias personalizadas e automatizadas. Por isso, este estudo buscou entender o impacto dessa mudança na estratégia de marketing das empresas para atingir seu público-alvo. Com objetivo de entender como as empresas utilizaram a estratégia de marketing para maximizar seu lucro e retorno sobre investimento, foram utilizados indicadores para verificar a eficiência no resultado do marketing digital, como: Taxa de conversão, Taxa de cliques, Engajamento nas mídias sociais, e Feedback dos consumidores.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Papel da inteligência artificial na tomada de decisões empresariais
    (2023) Nucci, Lorenzo de Mello
    Em meio a uma nova revolução tecnológica, a inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Sua capacidade de processar dados, treinar seu algoritmo eidentificar padrões de forma mais eficiente e rápida que o ser humano, a torna um fator determinante para um maior desenvolvimento econômico. O Economista Daniel Kahneman já afirma que nos próximos 10 a 20 anos, a inteligência artificial tomará melhores decisões empresariais que CEO’s. O Objetivo desse artigo é identificar o papel da inteligência artificial dentre os 4 tipos de decisões empresariais definidos por Ram Shivakumar, podendo atuar como uma ferramenta de auxílio ou um completo substituto ao trabalhador.