Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Análise comparativa entre a Infraero e aeroportos privatizados(2020) Macêdo, Daniel de Mello LulaO crescente fluxo de pessoas pelo modal aéreo é realidade em um mundo cada vez mais globalizado. Com isso, eleva-se também a importância da infraestrutura que cerca esse meio de transporte. Também em discussão na sociedade brasileira atualmente, está a possibilidade de privatização de grande parte da infraestrutura do país, incluindo as empresas aeroportuárias. O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorâma de como se da a gestão dessas empresas no mundo e como se deu historicamente no Brasil, bem como entender quais são os impactos da privatização de aeroportos nos quesitos de desempenho operacional, na qualidade do serviço e no desempenho econômico-financeiro dessas instituições. Para isso, foram analisados dados de Demonstrativos Financeiros, base de dados da ANAC e também do Ministério da Infraestrutura, utilizados para construir indicadores financeiros e também específicos do setor, a serem comparados. A comparação feita foi entre a Infraero, empresa estatal de administração de aeroportos, e 4 aeroportos que são hoje controlados pela iniciativa privada, sendo eles os aeroportos de Guarulhos, Confins, Galeão e Viracopos. Conclui-se que há indícios de melhora operacional nos aeroportos pós privatização, além da qualidade do serviço também melhorar. Apesar disso, como não temos uma amostra de aeroportos privatizados de número relevante no país, é necessário o entendimento caso a caso, e também futuros estudos analisando o mesmo contexto, mas quando o país possuir uma quantidade maior de aeroportos privatizados, como é a tendência para os próximos anos.Trabalho de Conclusão de Curso Análise do modelo em blocos para a concessão aeroportuária brasileira(2011) Abreu, Thábata Borges deO presente estudo propõe uma análise de viabilidade do modelo de concessão em blocos para o cenário de privatização aeroportuária brasileira. Para tal análise, foram construídos dois aeroportos modelo: com resultado operacional positivo- aeroporto- modelo superavitário, e com resultado operacional negativo- aeroporto modelo deficitário. Tais aeroportos- modelo foram considerados de maneira conjunta numa simulação de concessão em blocos, considerando eventuais ganhos de escala neste tipo de operação. A conclusão, sob os parâmetros e premissas propostos neste estudo, é a de que o modelo de concessão em blocos é uma alternativa viável para a privatização aeroportuária, economicamente atraente para o operador privado, uma vez que o Valor Presente Líquido dessa simulação é menos negativo quando comparado ao modelo de concessão unitária. No que concerne aos resultados do governo, isso significa menores gastos com subsídios e modelos de atração de investimentos para o caso dos aeroportos deficitários. Além disso, é esperado que a concessão em blocos estimule um desenvolvimento mais homogêneo da malha aeroviária do que a concessão unitária uma vez que obriga o operador privado a investir e procurar meios de tornar rentáveis as operações com aeroportos cujos resultados operacionais são negativos.