Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto das opiniões de líderes no comportamento da população: uma análise do caso de Jair Bolsonaro e o desmatamento da Amazônia
    (2022) Melo, João Vitor Soares de
    O aumento do desmatamento da Floresta Amazônica tem chamado atenção de todos os países e se tornado pauta em eventos internacionais, que vão além do meio ambiente, ressaltando a importância econômica desse ativo para o Brasil e para o mundo. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado em primeiro momento de seu mandato pelo, agora, ex-Ministro Ricardo Salles, tem deixado claro sua postura leniente sobre o desmatamento. Contudo, o governo atual não alterou significativamente a legislação relacionada à punição pelo crime de desmatamento. Diante disso, este trabalho tem como objetivo entender o impacto da posição política do governo de Jair Bolsonaro sobre o desmatamento da Amazônia. Neste paper encontrei evidências de que sua posição e discursos paliativos sobre a mudança climática e o desmatamento têm afetado as taxas de desmatamento, que começaram a crescer durante seu mandato. Para compreensão deste efeito utilizei um modelo de economia do crime, no qual o discurso de líderes de uma nação afeta a percepção de um uma pessoa sobre os riscos de ser pego cometendo um crime e, consequentemente, decisão de cometê-lo. Além disso, com um modelo de diferenças-em-diferenças usando municípios como unidades de análise, foi possível encontrar um impacto positivo do discurso de Bolsonaro no aumento do desmatamento. Porém não observamos crescimento linear quando comparamos municípios com maior e menor apoio a Bolsonaro.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise de custo-benefício do desmatamento na Amazônia para atividade pecuária.
    (2021) Gabriela Marques Bordallo Pacheco
    O presente estudo realiza uma análise de custo-benefício da conversão de áreas florestais na Amazônia para sistemas pastoris extensivos, com o objetivo de entender se os benefícios gerados com o desflorestamento para atividade pecuária na região – estimados pelo Valor Presente Líquido (VPL) de simulações de investimento em sistemas extensivos de pastagens -, superam os custos econômicos envolvidos. Custos estes que são referentes ao Valor Econômico Total (VET) da floresta quando mantida em pé, medido pela valoração monetária dos principais serviços ecossistêmicos fornecidos pela Amazônia. A análise, feita mediante comparação do VPL por hectare do sistema pastoril com o VET por hectare de floresta conservada, mostrou que os custos associados ao desmatamento para atividade pecuária de corte extensiva na Amazônia excedem, em muito, os benefícios, tanto sob uma perspectiva privada local, como nacional e internacional. Por fim, conclui-se que o trade-off de se optar pelo desmatamento da floresta para este fim ainda predominante na região não faz sentido econômico, e limita o potencial de desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais e de todo o país.