Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    “O medo da máscara invisível”: a internalização do sucesso e a correlação entre consciência de estereótipo, autoestima e síndrome do impostor
    (2019) Calicchio, Ana Beatriz Rieper Leandrini
    A frequência de relatos de indivíduos reportando sentimentos de fraude ou sentimento de insuficiência no âmbito acadêmico/profissional tem aumentado nos últimos anos. Definido como Síndrome do Impostor (SI), esse fenômeno tem sido tema de diversos discursos e pesquisas na área de economia comportamental e psicologia. Entretanto, os motivos que explicam a maior incidência dessa síndrome no público feminino ainda não são muito claros. Este estudo busca aprofundar a investigação entre a relação de consciência do estigma de gênero, autoestima e síndrome do impostor, analisando os dados originados a partir de um questionário conduzido virtualmente em uma amostra estritamente feminina (N = 181). Os resultados observados apontam que um alto grau de consciência de estereótipo e a um baixo nível de autoestima são fortes preditores da síndrome do impostor, permitindo que sejam sugeridos métodos para auxiliar na superação desse obstáculo para o desenvolvimento individual.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Trajetória de mulheres pesquisadoras na área de Economia:Uma análise de diferenças de gênero no Brasil.
    (2021) Julia Navarro Borges
    Diversos estudos mostram uma falta de representaçãode mulheres em carreirasacadêmicasao redor do mundo e outros mostram que, na área de Economia, a diferença é ainda maior. Este estudo tem como objetivo entender como é a situação de mulheres em carreira acadêmica na área de economia no Brasil e analisar se o cenário é o mesmo. Utilizando os dados do currículo dedocentes dos 10 principais cursos de economia do país, é observado que as mulheres de fato possuem uma menor representatividade do que os homens. Entretanto, ao analisar as chances de promoção nos cargos de professor Assistente, Associado e Titular,não foi possível determinar uma relaçãoentre as chances de promoção ea falta de representatividadedas mulheres. O mesmo ocorreu ao analisar o tempo entre a obtenção do doutorado e a promoção a professor titular dos docentes.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Se a da Penha é brava, imagine a da vila Matilde: uma década de Maria da Penha por evidências do Tribunal de Justiça de São Paulo
    (2016) Jaeger, Victoria
    Em 2013, o Brasil foi o 5º colocado entre os países com maiores taxas de homicídio de mulheres. Em 2014, duas em cada três vítimas de violência foram mulheres que precisaram de atenção médica por violências domésticas, sexuais e/ou outras. 71,9% das violências não letais ocorrem dentro das residências das vítimas do sexo feminino em comparação com 50,4% das vítimas de sexo masculino. Após uma década da implementação da Lei Maria da Penha, como os casos de violência doméstica são julgados? A maioria dos estudos relacionados à violência doméstica focam nos casos que resultam em homicídio ou no seu custo para a sociedade. Este estudo busca complementar a literatura com uma visão crítica ao sistema judiciário. O objetivo do trabalho é verificar a porcentagem de condenação nos tribunais de casos de violência doméstica. Na primeira fase, utilizando dados de pesquisas como a Pesquisa de Violência Doméstica e Familiar (2015) do Data Senado conjuntamente com os dados coletados nos processos judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo, o trabalho contribui no direcionamento do foco das políticas públicas de combate à violência doméstica. Nesta fase, será feito uma análise de probabilidades para uma árvore de decisão traçada desde o ato de violência até o agressor ser punido ou não, passando pelo primeiro encontro com serviços disponíveis como o Ligue 180 e delegacia da mulher. Por fim, será feita uma análise econométrica, verificando a existência evidências de influência do gênero do juiz na condenação, assim como a influência de testemunhas. O tipo de delito cometido também será levado em conta.