Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Chatbot de Educação Financeira
    (2024) Gomes, Arthur Motta Pereira; Santos, Fernando Vieira dos; Miné, Gabriel Zahar; Andrade, Leonardo da França Moura de; Ramella Junior, Sergio Eduardo
    Este projeto de conclusão de curso tem como objetivo aprimorar o chatbot de Educação Financeira da B3, uma ferramenta desenvolvida para auxiliar investidores por meio de conteúdos exclusivos da B3 e da CVM. O projeto inclui a criação de mockups das telas do aplicativo, a elaboração de recomendações de layout e funcionalidades para melhorar a experiência do usuário, além da prototipagem dessas melhorias em um ambiente de programação. Todas essas etapas foram realizadas com propriedade, por meio de um protótipo implementado e validado seguindo a metodologia ágil, com entregas estruturadas em Sprints. O foco foi validar continuamente a experiência e as funcionalidades propostas, com a coleta de feedback constante do cliente para ajustar o produto às suas necessidades e expectativas. As soluções apresentadas visam não apenas otimizar a interação dos usuários com o chatbot, mas também assegurar que a B3 continue inovando no campo da educação financeira, oferecendo uma experiência mais intuitiva e personalizada. Foram realizadas análises iniciais detalhadas, definições abrangentes de escopo e arquitetura do projeto, além da codificação completa do sistema, com foco em oferecer uma experiência rica e personalizada aos usuários. Todo o desenvolvimento foi orientado para garantir uma interação intuitiva e eficiente com o chatbot, reafirmando o compromisso da B3 com a inovação em educação financeira.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impactos do Open Banking na sociedade brasileira: o open banking é capaz de mudar o nível de educação financeira dos indivíduos brasileiros?
    (2023) Elias, Nicolas Passadore
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o questionamento sobre os impactos do Open Banking na sociedade brasileira, com o intuito principal de entender e analisar a influência que o sistema exerce e tem a capacidade de exercer sobre a educação financeira no país. O Open Banking é um sistema recém implantado no Brasil e no mundo que tem como finalidade tornar o mercado financeiro mais eficiente, competitivo e dinâmico, promovendo maior controle e autonomia aos cidadãos sobre suas finanças pessoais e investimentos. Com isso, uma das maiores apostas do sistema é incentivar a participação, entendimento e interesse da população em relação às suas finanças pessoais. Desta forma, este trabalho busca entender, a partir de uma profunda análise da literatura e dos dados disponíveis até o momento, se de fato, a iniciativa é capaz de influenciar e incrementar o conhecimento geral sobre o mercado financeiro brasileiro a partir das inúmeras oportunidades que ela oferece. Assim, a estrutura utilizada para apresentar este estudo será, em primeiro lugar, introduzir o Open Finance no Brasil e no mundo, discorrendo sobre suas características estruturais, concorrenciais e jurídicas. Em seguida, dissertar sobre as experiências sociais de outros países pioneiros na implementação do sistema e que possuem informações mais avançadas sobre as consequências reais que a iniciativa pode gerar. Por fim, analisar os dados mais importantes que podem produzir algum tipo de previsão sobre os efeitos do projeto em relação à educação financeira no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A evolução da taxa de juros e o comportamento dos investidores pessoa física no Brasil
    (2019) Mesquita, Eduardo Henrique Sousa
    Após o período de hiperinflação, o Brasil convive com uma taxa de juros muito mais comportada, sendo atualmente a mais baixa em toda série histórica. Isso fez com que os investidores deixassem de obter ganhos exuberantes em investimentos de baixo risco. Na visão de Herman; Lima e Lima (2013), uma queda na taxa de juros faz com que a bolsa de valores se valorize. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi quantificar esse ganho ou perda do índice Ibovespa quando há mudanças na taxa Selic, controlando por outros fatores que também interferem no mercado acionário como o risco país, sendo representado pelo Credit Default Swap, taxa de juros americana e o índice da Bolsa de Valores dos EUA, S&P 500. Além disso, o estudo busca evidenciar se os investidores pessoa física no Brasil aumentam a exposição de sua carteira de investimentos em ativos de Bolsa de Valores em momentos de queda na taxa de juros e, caso isso não aconteça, trazer respostas do que pode ter influenciado.