Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Popularidade: conectando finanças clássicas às comportamentais - uma revisão de literatura
    (2020) Nogueira, Pedro Lara
    O objetivo do trabalho a ser desenvolvido é explicar o conceito de Popularidade (diretamente atrelado ao conceito de gostar ou de se desejar algo) como um novo equilíbrio de mercado. Ou seja, essa é uma tentativa de explicar os preços dos ativos por meio de suas características e pelas preferências dos investidores, sendo essas preferências o principal motor para a formação dos preços atuais e expectativas de retorno futuras. Isso se dará por meio de uma revisão de literatura do trabalho de Roger Ibbotson, Thomas Idzorek, CFA, Paul Kaplan, CFA e James Xiong, CFA: Popularity: a Bridge Between Classical and Behavioral Finance (2018).
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Redes sociais, expectativas de mercado e preços de ativos financeiros: um estudo de eventos
    (2020) Birman, Allan De Lima
    O objetivo desse trabalho é explorar se o sentimento presente em redes sociais é capaz de indicar movimentos subsequentes nos preços de ações e índices. Especificamente, é investigado se o conteúdo publicado no twitter pode fornecer informações sobre movimentações futuras no preço de uma amostra de 12 ações americanas. É considerado um período de 75 dias. Os tweets publicados nesse período que fazem referência ao grupo amostral são coletados e classificados como positivos, negativos ou neutros. Essa classificação é feita usando um algoritmo de machine learning conhecido como Algoritmo de classificação por Regressão Logística Multinomial com Gradiente Descendente Estocástico. Se conduz então um Estudo intradiário de Eventos para capturar a complexa relação entre as redes sociais e os preços de ativos financeiros. Os dados são estudados em intervalos de 5 minutos entre cada observação . Espera-se comprovar a hipótese de que o Twitter é um bom instrumento para identificar mudanças nas expectativas do mercado antes que essas sejam completamente incorporadas nos preços dos ativos financeiros.