Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise comparativa entre estratégias de fundos: uma avaliação do desempenho no mercado brasileiro
    (2023) Melotti, Lucas Tomazin
    A indústria de fundos de investimento no Brasil está crescendo, com investidores buscando alternativas à poupança em busca de maiores retornos. Nesse contexto, é importante entender o desempenho dos fundos ativos de ações brasileiros, sendo as principais categorias, de forma ampla os “long only” e “long bias”, será focado a análise nessas duas classes. A flexibilidade concedida aos gestores de fundos “long bias”, que podem assumir posições vendidas, pode mitigar o risco e gerar fortes retornos em momentos de volatilidade. No entanto, essa flexibilidade também introduz novos riscos, como alavancagem. A análise visa comparar essas estratégias e verificar se a flexibilidade está associada a maiores retornos em períodos de volatilidade, sendo esses os últimos 5 anos. Utilizando metodologias baseadas em pesquisas acadêmicas e pesquisas de mercado, espera-se obter insights sobre o desempenho dessas estratégias no mercado brasileiro.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Oportunidades e desafios do mobile banking no mercado brasileiro
    (2016) Rau, João Paulo Moreira
    A internet assim como plataformas de acesso remoto como smartphones tem cada vez mais impacto na sociedade contemporânea sendo que muitas pessoas têm em seu celular todas as suas informações e por meio dele realizam quase que todas as suas atividades diárias, ou seja, um aparelho hoje substitui dezenas de aparelhos que hoje já quase nem existem mais. Através de pesquisas e modelagens ele irá tentar entender como algumas variáveis fazem com que as pessoas aumentem ou diminuam a sua interação com os bancos no ambiente online chamado de Mobile Banking. Ele irá entender como esse fenômeno tem realmente se espalhado pelo país e como ele tem influenciado ambos cliente e bancos e como ele pode gerar resultados positivos para os ambos tanto como a facilidade e personalização em serviços para clientes como diminuição de custos para os bancos. Como variável resposta foram montados 3 perfis de utilização que vão desde a nenhuma utilização dos apps a completa utilização desse ambiente fazendo com que a pessoa só frequente as agências físicas em último caso quando esse serviço ainda não é oferecido nos canais digitais, situação essa que cada vez mais vem diminuindo dado que os bancos tem cada vez mais direcionado seus investimentos para a criação e desenvolvimento desses aplicativos fazendo com que a gama de possibilidades que eles permitem aumente cada vez mais.