Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Persistência do desempenho dos fundos de investimento no Brasil
    (2008) Carvalho, Felipe Oliveira Joaquim de
    Este trabalho avalia a persistência do desempenho de 235 fundos de investimento em ações e multimercados no mercado brasileiro. Foram utilizados dados diários e janelas de um ano para o período de janeiro de 2002 a dezembro de 2007. O intercepto do modelo de quatro fatores de Carhart (1997) foi utilizado para estimar a habilidade de seleção de ativos e o coeficiente gama (I) do modelo de Treynor e Mazuy (1966) foi utilizado para estimar a habilidade de market timing. Encontrou-se evidência de que existe persistência do desempenho nos períodos posteriores à classificação e que essa persistência é maior para a habilidade de seleção de ativos do que para a de market timing. Para ambas as medidas de desempenho, a persistência diminui com o passar do tempo e os resultados indicam haver maior tendência de persistência nas carteiras mais extremas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da volatilidade e previsão dos retornos dos preços do açúcar
    (2009) Araujo, Felipe Baeta Ippolito Oliveira
    A análise de volatilidade e a previsão dos retornos dos preços de commodities agrícolas são relevantes para a gestão de risco, à medida que ampliam o nível de informação dos agentes econômicos. Assim sendo, buscou-se, neste estudo, analisar a volatilidade para os retornos dos preços do açúcar, a partir do exame de dois fatores determinantes, quais sejam, a persistência de choques e de assimetrias no comportamento volátil, por meio da aplicação dos modelos da classe ARCH. Além disso, objetivou-se definir um modelo preditivo consistente, tendo como base os modelos da classe ARIMA. Nesse sentido, os resultados empíricos obtidos corroboraram as expectativas teóricas, mostrando a elevada constância dos choques. No tocante à assimetria dos choques, há uma divergência entre os resultados, visto que, enquanto no modelo EGARCH o componente assimétrico se mostrou não significativo, o modelo TARCH diagnosticou a presença de assimetria, com forte evidência para o efeito alavancagem, ou seja, retornos negativos estão mais associados aos aglomerados de volatilidade. Tais resultados ratificam a justificativa de criação de instrumentos de hedging como uma importante ferramenta para melhor gerenciar os riscos inerentes ao mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil
    (2010) Coelho, Gustavo Tarifa
    Esta monografia estuda a persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil. O desempenho dos fundos foi avaliado em janelas mensais, semestrais e anuais, medido pelos Índices de Modigliani e Sortino, com dados diários de janeiro de 2000 a agosto de 2009. A persistência foi testada através do coeficiente de correlação de Spearman e pela elaboração de matrizes de migração. Foram encontradas evidências de persistência de performance por até seis meses e que ela decai ao longo do tempo. Os resultados foram mais fortes para os fundos classificados entre os de vinte por cento melhor e pior desempenho, respectivamente. Foi ainda constatado que os fundos de pior desempenho no passado são os que têm a maior probabilidade de serem extintos.