Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Diferença entre homens e mulheres no valor recebido na aposentadoria: um estudo sobre a previdência social brasileira
    (2017) Dias, Diana Resstom
    O atual sistema de Previdência Social brasileiro tem se mostrado como tema de preocupação dado o déficit de R$ 151,9 bilhões em 2016 (Secretaria de Previdência, 2017). Tendo em vista esse cenário, encontra-se em processo de aprovação no Congresso uma reforma da Previdência. O intuito da mesma é prolongar a permanência dos indivíduos no mercado de trabalho, inibindo aposentadorias precoces e, também, incentivar o aumento no tempo de contribuição dos trabalhadores, impedindo que o modelo de repartição simples adotado no país se torne insustentável. Ainda em relação ao tema, percebe-se que, mesmo com a maior participação das mulheres no mercado de trabalho ao longo do tempo, ainda há diferenças salariais significativas entre homens e mulheres. Como consequência, essas diferenças impactam no valor monetário das respectivas aposentadorias. Isto é, as mulheres, em média, ganham aposentadorias com valores menores se comparado aos homens. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar a diferença no valor dos salários no período em que é esperado que os trabalhadores recebam o maior salário de toda a vida laboral e também o valor recebido nas aposentadorias entre homens e mulheres. Para tanto, utilizou-se dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) nos seguintes anos: 1982, 1992, 2005 e 2015 e aplicou-se a decomposição proposta por Oaxaca (1973) para a estimação das equações das quantias dos salários recebidos nos anos de 1982 e 1992 e também dos benefícios da aposentadoria nos anos de 2005 e 2015. Isso foi feito através de coortes, por exemplo, no ano de 1982 estarei analisando indivíduos com a idade média de 45 anos que em 2005 teriam, em média, 68 anos, ou seja, indivíduos já aposentados. Essas equações foram feitas separadamente para homens e mulheres. É esperado como resultado uma menor discrepância na diferença do valor da aposentadoria entre os sexos em 2015, se comparado com o ano de 2005. Isso porque espera-se que a diferença salarial tenha diminuído no decorrer das décadas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    ProUni: análise da eficácia do programa na inserção e capacitação de seus beneficiários no Brasil
    (2017) Silva, João Rocha Da
    A educação passou a ser um ponto fundamental para o desenvolvimento de qualquer país nos anos atuais. Com isso, o Governo Federal intensificou as atenções e os gastos com programas e investimentos no setor educacional do país. O Programa Universidade para Todos foi um dos frutos dessas políticas praticadas pelo Governo. O ProUni se apresenta com o objetivo de minimizar a desigualdade de oportunidade de acesso ao ensino superior privado para jovens vindo de escolas públicas e considerados como economicamente desfavorecidos. Levando em conta a discrepância da qualidade entre o Ensino Básico público e privado no contexto contemporâneo brasileiro, em regra, não há garantias de que os alunos vindos do ensino público tenham base teórica e prática para acompanhar o conteúdo dado no ensino superior privado. Esse estudo visa obter comprovações estatísticas sobre a hipótese do acompanhamento do desempenho destes alunos no ensino superior privado. A comparação será feita através do desempenho na prova do ENADE do ano de 2010 e 2014. Através do método de estimação de Mínimos Quadrados Ordinários, serão estimados os modelos principais. Será feita uma regressão para cada modelo, onde uma será para o ano de 2010 e outra para 2014. Ao todo serão rodados, então, dois modelos diferentes. Dessa maneira, essa pesquisa poderá comprovar que os alunos aderentes ao programa ProUni conseguem não só obter bom desempenho durante os seus estudos na universidade mesmo com a base assumidamente precária - levando em conta a qualidade inferior do ensino público no Brasil - como superaram as notas dos alunos não-beneficiados pelo programa.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Sistema de voucher: alternativa viável para o ensino médio de São Paulo?
    (2015) Nigro, Helena Xavier da Silveira
    O presente estudo objetiva verificar a viabilidade de um novo modelo de gestão pública direcionada à educação no Brasil. Diante de uma enorme discrepância entre os resultados do sistema educacional privado e estatal identifica-se a necessidade de buscar alternativas ao sistema convencional de ensino fomentado pelo Estado. Para tanto avalia-se a possibilidade da implementação de um modelo alternativo baseado no sistema de voucher – sistema que já se mostrou efetivo em outros países. A hipótese do presente trabalho é de que, a partir deste, seria possível obter melhor desempenho com níveis de investimento estatal similares aos apresentados atualmente. A análise se baseia na ponderação de custos e resultados obtidos dos dois sistemas atuais (estatal e privado) verificando a possibilidade de estabelecer parcerias, via modelo de vouchers – subsidio governamental direto para que o aluno decida que tipo de educação deseja consumir. O objetivo dessa análise é aplicar tais conceitos à realidade do Estado de São Paulo, mais especificamente, à rede de ensino médio estadual situada na capital do Estado, a fim de averiguar se a parceria entre o Estado e a rede privada se mostraria benéfica para o governo e para a sociedade.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Economia comportamental e lições para a política pública
    (2015) Lisboa, Inez Costa de Barros
    A agenda de pesquisa comportamental surge a partir de um compromisso de desenvolver modelos psicologicamente mais realistas para fazer melhores previsões para ciência econômica e contribuir para melhores políticas. Para tanto, relaxa o pressuposto de racionalidade plena e de preferências auto-orientadas com o propósito de desvendar os complexos processos de julgamento e tomada de decisão no mundo real. Esta monografia pretende explorar os vieses que afetam as decisões dos indivíduos que, nem sempre, agem de acordo com o que, avaliam ser melhor para si. A pesquisa identifica várias fontes de viés capazes de sugerir contextos nos quais as pessoas não escolhem o que elas consideram ser o melhor para elas mesmas. Tais resultados inspiram a guinada normativa da economia comportamental e as propostas resultantes de paternalismo leve (ou libertário) chamadas de Nudge. O objetivo desta monografia é fazer revisão da literatura para examinar criticamente os argumentos em prol e os contrários às intervenções paternalistas a partir dos fundamentos da própria pesquisa comportamental e suas aplicações. Para tanto, vai utilizar como referência e fontes, Herbert Simon, (1957) que discorre sobre a idéia de que o indivíduo tem racionalidade limitada e Richard Thaler e Cass Sunstein (2003) que oferecem uma perspectiva comportamental e argumentam em prol da intervenção paternalista. A questão da inevitabilidade da arquitetura da escolha será discutida juntamente com os problemas e eventuais implicações associadas a desenhos de políticas públicas para dar um “empurrãozinho” para a escolha certa dos agentes.