Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da qualidade do nível de ensino e do acesso a saúde sobre o crescimento de renda dos munícipios da região nordeste
    (2023) Albuquerque, Ramon Couto
    Esse trabalho investiga o impacto dos diferentes níveis de educação (fundamental, médio e superior) e do acesso à saúde básica no crescimento da renda per capita em municípios do Nordeste brasileiro entre os anos de 2007 a 2019. Para isso, foi utilizado o modelo de Aghion et al. (2005) e dados em painel para uma regressão com efeitos fixos. Os resultados detectam a necessidade de aprimoramento nas medidas de qualidade do ensino superior e de saúde básica utilizadas. O estudo indica ainda falta de convergência de renda entre os municípios no período estudado. No entanto, identificou-se que, em municípios a pelo menos 2% da fronteira tecnológica, o aumento da qualidade do ensino médio tem impacto mais significativo na renda per capita do que a do ensino fundamental.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estrutura familiar e a evolução de diferenças de desempenho entre escolas públicas e privadas
    (2010) Campos, Patrícia Medeiros de
    O objetivo deste trabalho é analisar o papel da estrutura familiar como fator explicativo para os diferenciais de desempenho médio entre escolas públicas e privadas ao longo do tempo. Para essa análise, utilizaremos dados do SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico), produzidos pelo INEP (MEC) nos anos de 1997, 2001 e 2007. Serão utilizados os dados da prova de língua portuguesa para os alunos da 4ª série em ambas as redes de ensino para estimar modelos econométricos e fazer decomposições de Oaxaca-Blinder. Os resultados mostram que em todos os anos analisados, a relação entre anos de estudo da mãe e o desempenho do aluno é bem forte. Tanto a composição quanto o impacto do background educacional da mãe foram determinantes para a diferença de desempenho entre as redes de ensino. Além disso, outros fatores de grande impacto foram a idade média dos alunos e a repetência dos mesmos, que são superiores no ensino público.