Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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Resultados da Pesquisa

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Influência de variáveis macroeconômicas na atividade de m&a no brasil de 2010 a 2021
    (2022) Silva, Lucas Toller Marini da
    A presente pesquisa pretende contribuir com o estudo de fusões e aquisições no Brasil ao analisar a relação entre variáveis macroeconômicas e a atividade de M&A no país. Para isso, foram utilizados dados sobre a frequência mensal de operações de fusão e aquisição completadas entre janeiro de 2010 e março de 2021 obtidos da PwC Brasil. Concluiu-se, através da análise de uma regressão linear multivariada, que a taxa de juros-meta definida pelo COPOM afeta negativamente o número de transações de M&A no Brasil no período em questão, enquanto o crescimento real do PIB esperado no ano seguinte e o índice IBOVESPA afetam positivamente a atividade de fusões e aquisições. Contudo, o índice IBOVESPA apresentou efeito praticamente insignificante. Além disso, as três variáveis analisadas são responsáveis por explicar aproximadamente 30% das variações no número de operações de M&A realizadas no país entre janeiro de 2010 e março de 2021. Ademais, os resultados encontrados estão alinhados com muitos dos resultados já documentados na literatura empírica sobre o assunto.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do mercado de consórcios e impacto de variações da taxa básica de juros no setor
    (2020) Alves, Pedro Henrique Mayrink
    O artigo abordará o mercado de consórcios e contará um pouco mais sobre esse sistema para aquisições de automóveis, veículos pesados, imóveis e serviços totalmente brasileiro. Além disso, mostrará a importância dos bancos de varejo no crescimento do setor graças a suas administradoras e a transformação que ocorreu após a entrada deles. Será comentada também a comparação entre essa indústria e outras formas de aquisição fornecidas pelos mesmos bancos de varejo, ainda mais dado o cenário atual de taxa de juros em mínima histórica e os possíveis efeitos disso para o setor e para o consumidor, além de uma perspectiva para o setor.