Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
- Trabalho de Conclusão de Curso Efeitos da pandemia na aceleração do uso da internet como meio de compra no mercado de vestuário brasileiro(2022) França, Nícolas GomesAinda que o surgimento da pandemia do COVID-19 tenha afetado a todos de maneira negativa e em diversos aspectos, mostrou-se evidente uma oportunidade única de estudos relativos ao comportamento do consumidor e sua necessidade para melhor efetividade de estratégias de negócios. Baseando-se no artigo de Julia Koch, Britta Frommeyer e Gerhard Schewe (2020), este trabalho visa entender melhor como a pandemia do COVID-19 acelerou o uso de plataformas online para compra de vestuário, assim como a percepção do consumidor frente à oferta de lojas físicas e aumento na frequência de compras. O objetivo deste estudo seria o de comparar a importância de normas subjetivas e motivos utilitários e hedônicos, e suas respectivas relações com o padrão de consumo brasileiro no mercado de vestuário. Os resultados encontrados seriam que determinadas variáveis utilitárias, normas subjetivas internas e externas afetam positivamente a utilização da internet como meio de consumo e a frequência de compra. Em relação à piora na percepção de oferta de lojas físicas, esta seria afetada positivamente por certas normas subjetivas externas e negativamente pela satisfação do cliente com suas compras realizadas ao longo da pandemia.
- Trabalho de Conclusão de Curso Tentativa de fusão carrefour : grupo pão de açúcar(2012) Laguna, Caio SalibaO objetivo deste trabalho é estudar o mercado varejista brasileiro, caso a fusão entre o Grupo Pão de Açúcar, líder de mercado, e o Carrefour, segundo maior player deste mercado, tivesse ocorrido. Para isso, utiliza-se o método exposto pelo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC), a fim de inferir se esta fusão seria aceita ou não. Permitindo, assim, um estudo da organização do mercado varejista futuro caso a fusão tivesse acontecido e quais teriam sido suas consequências para o setor. Os resultados indicam que a fusão entre as duas empresas poderia ser aceita com restrições, já que a participação de mercado dessas duas concorrentes em conjunto se tornaria muito alta.
- Trabalho de Conclusão de Curso Serviços financeiros em instituições de varejo(2012) Mascia, Bruno Neves AdrianoO objetivo deste trabalho é apresentar um breve estudo abordando a utilização de Serviços Financeiros em Instituições de Varejo. Serão abordados dois temas principais: Visão geral do segmento de varejo no Brasil, destacando os principais players do segmento, com maior ênfase ao varejo de vestuário, bem como a constante utilização de mecanismos financeiros nas operações de companhias varejistas. Por fim, será realizada uma inferência estatística com o objetivo de ratificar a eficiência desse instrumento no segmento de varejo. A variável de interesse a ser testada é a margem líquida.
