Dissertação de Mestrado

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    Dissertação
    Valor agregado pelo orçamento: Como as empresas endereçam as principais críticas ao orçamento tradicional
    (2021) Ferreira, Alberto Rodrigues Pinto
    O orçamento é a ferramenta central do planejamento das empresas. Ao longo das décadas, ele passou a ser a ser usado simultaneamente para fins de definição de metas de desempenho, além da alocação de recursos . No entanto, a primazia das medidas contábeis de desempenho passou a ser criticada, pela incapacidade de apurar todas as dimensões de desempenho e por comportamentos disfuncionais causados pelo uso de metas fixas agressivas. Novas metodologias trouxeram melhorias em pontos específicos, como na apuração de custos e no uso de indicadores não financeiros, mas que não tocavam no ponto crucial dos conflitos de interesse. Essas críticas foram endereçadas pela metodologia que ficou conhecida como Beyond Budgeting, e que, entre outras coisas, defendia a substituição do orçamento por outros componentes, como custeio ABC, rolling forecast e indicadores do Balanced Scorecard, além do abandono do orçamento para fins de metas de desempenho. Apesar da perspectiva de uma mudança revolucionária, pesquisas realizadas na década de 2010 observaram um pequeno número de conversões completas à nova metodologia. Esta dissertação procura responder, no caso do Brasil, à seguinte questão de pesquisa: Como as empresas avaliam a agregação de valor do orçamento à sua gestão e como respondem às principais críticas da abordagem tradicional do orçamento?. Para tal, foi adotado o uso de métodos mistos. Noventa empresas de vários perfis responderam, numa primeira fase de pesquisa, a um questionário, e numa segunda fase, quatorze delas participaram de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que as empresas no Brasil avaliam bem o orçamento, apesar de manterem o uso tradicional de ciclos anuais e o uso simultâneo para gestão de desempenho. O uso de sistemas integrados, de um modelo que combina o planejamento estratégico e o monitoramento com indicadores não-financeiros e os relacionamentos de confiança entre executivos e acionistas foram os principais fatores da boa avaliação. A dissertação contribui para a teoria apresentando como as empresas da amostra conseguem conciliar atributos do orçamento tradicional e do Beyond Budgeting, o que pode servir de base para uma futura teorização. Ela contribui para a prática, ao exemplificar a utilização do orçamento e como empresas lidaram com as principais críticas ao processo tradicional, contando com a informação da pesquisa quantitativa enriquecida pela fase qualitativa.
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    Dissertação
    Análise de plataformas digitais no segmento de distribuição de investimentos
    (2019) Mendes, Wallace Conrado
    Este estudo tem o objetivo de identificar quais são os perfis de clientes que tendem a usar plataformas digitais de investimentos e são responsáveis por gerar maiores receitas e impactar a lucratividade para uma corretora de títulos e valores mobiliários. Além disso, busca-se testar quais os tipos de assessorias oferecidas (Internas e Externas) são recomendados para quais tipos de perfil de risco dos clientes. E de que forma o relacionamento com os clientes impacta a receita e a lucratividade da plataforma de investimentos. A base de dados é composta pela carteira de ativos de mais de 50 mil clientes, com mais de 450 mil observações, utilizando o modelo de regressão para dados em painel. Os resultados obtidos mostram que os perfis (Arrojado e Agressivo) geram mais receitas para plataforma, entretanto os tipos de Assessorias (Interna e Externa) não são estatisticamente significantes para geração de receita desses clientes e para explicar seu ROA (lucratividade). Confirmamos que o tempo de relacionamento que se tem com os clientes se correlaciona com o aumento de receitas, mas a correlação não é estatisticamente significante com o aumento de lucratividade.
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    Dissertação
    Explorando a relação da performance empresarial com o processo formal de planejamento estratégico, flexibilidade no planejamento e cultura de inovação
    (2019) Moraes, Delma Rodrigues
    A melhoria da performance empresarial é um dos objetivos da maior parte das organizações. Esse estudo objetiva explorar a relação da performance empresarial como o processo formal de planejamento estratégico, flexibilidade no planejamento e cultura de inovação. Os dados primários foram obtidos a partir da aplicação de questionário, compondo uma amostra não probabilística de 101 empresas, em diversas indústrias. As análises foram realizadas através de modelagem de equações estruturais, que propicia a avaliação das interações entre as variáveis de forma simultânea. O estudo utilizou como principal referência o artigo de Dibrell et al. (2014). Os resultados obtidos demonstraram que a performance empresarial está associada à habilidade de planejar a estratégia e flexibilizá-la de acordo com as incertezas do ambiente externo. Comprovou-se também que empresas com cultura voltada para inovação apresentam maiores possibilidades de obter melhor performance com o processo formal de planejamento estratégico. A performance empresarial é positivamente impactada pelo processo formal de planejamento estratégico e a flexibilidade no planejamento, através da cultura de inovação. Os resultados obtidos servem como incentivo para as empresas investirem em planejamento estratégico e cultura de inovação, formalizando esse planejamento e flexibilizando-o de acordo com as mudanças do ambiente externo.