Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Não linearidade na função reação do Banco Central do Brasil
    (2015) Ribeiro, Gustavo De Paula
    O Brasil possui um regime de metas de inflação relativamente novo, e caracterizá-lo a partir da definição das preferências do Banco Central do Brasil (BCB) se mostra tarefa pertinente. Neste trabalho de pesquisa, utiliza-se um modelo da classe Smooth Transition Regression com a inclusão de variáveis endógenas para caracterizar o BCB a partir da análise de possíveis não linearidades em sua função reação com relação aos desvios da inflação à meta e ao hiato do produto positivo ou negativo. Os resultados encontrados apontam para a existência de aversão à recessão, com a função reação do BCB se mostrando côncava com relação aos desvios da inflação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Impactos da taxa de câmbio na condução da política monetária: relevância da variável cambial em uma regra monetária do tipo Taylor
    (2015) Broetto, Daniel Vicentini
    Este estudo avalia os impactos da taxa de câmbio na condução da política monetária de um país, identificando a relevância estatística a partir da inclusão dessa variável na regra de política monetária. As análises são realizadas com base em regras de política monetária do tipo Taylor, incialmente sem a variável cambial, a fim de identificar o valor dos parâmetros envolvidos em tais modelos. Posteriormente, a estimação dos modelos com a inclusão da variável taxa de câmbio frente ao dólar norte-americano, fornecerá embasamento para identificar a relevância estatística desse novo parâmetro. Os resultados mostram que não existem evidências estatísticas para motivar a inclusão da variável cambial na regra de política monetária do banco central. Ainda assim, vale ressaltar que o câmbio possui relações com as outras variáveis do modelo, como no caso da inflação, impactando as decisões finais da autoridade monetária.