Dissertação de Mestrado
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Dissertação O processo de valuation do investidor anjo brasileiro: uma compreensão preliminar(2016) Hass, KlaussO empreendedorismo inovador é fator chave no crescimento econômico e os Investidores Anjos têm tido um papel fundamental apoiando empresas inovadoras em estágios iniciais, quando carecem de mais recursos. Investidores Anjos impulsionam novos conceitos de negócios inovadores pois investem em setores variados. Embora sejam de extrema importância para o desenvolvimento econômico, os processos de investimento anjo ainda são relativamente desconhecidos no cenário nacional e a quantidade de pesquisas que analisam os critérios de investimentos é ainda mais restrita. O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama analítico de um dos critérios mais críticos no processo de capital de risco, que é a determinação do valor do investimento. Também implicou em analisar se os investidores anjo mais experientes avaliam com maior profundidade os negócios antes de realizá-los; observar se há uma preocupação financeira deles quanto ao investimento em estágio inicial, verificar as lógicas de precificação do investimento (de valuation, e, por fim, examinar se estudos internacionais podem ser equiparados à realidade brasileira.Dissertação Os desafios da internacionalização de uma startup brasileira: o caso da Movile(2016) Plais, Humberto LuizDe tempos em tempos, o discurso sobre o desejo de haver um maior número de empresas brasileiras com presença internacional surge, seja nos momentos de necessidade em função da retração do mercado interno como nos momentos de oportunidades de promover soluções nacionais que seriam competitivas no exterior. Apesar da recorrência do assunto, o número de empresas brasileiras com operações internacionais ainda é muito limitado e bastante restrito a organizações de grande porte e de setores mais tradicionais como commodities, alimentos e bens de capital. Neste contexto de desejo recorrente e limitação de exemplos, este trabalho apresenta o caso da Movile, uma empresa brasileira de tecnologia, que conseguiu executar uma estratégia de internacionalização bem sucedida, tornando-se a maior na América Latina e com presença em todos os principais países do continente. O objetivo deste trabalho é oferecer uma ferramenta de estudo que possa ser utilizada em cursos de Administração de Empresas, especialmente nas disciplinas de estratégia, marketing e empreendedorismo.