Dissertação de Mestrado

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    Dissertação
    O impacto dos ratings ESG na performance dos ativos brasileiros de capital aberto
    (2023) Lemgruber, Jéssica do Nascimento Feitosa
    No presente estudo, examinamos o impacto dos ratings ESG na performance das empresas de capital aberto no Brasil. O objetivo foi avaliar o impacto dos ratings na performance das empresas brasileiras negociadas em bolsa. Muitos estudos apresentam pesquisas acerca dos Estados Unidos e da Europa, mas pouco se sabe sobre o Brasil, considerando que o tema ESG começou a ganhar um pouco mais de destaque somente na última década. Identificamos os ratings ESG e os pilares social, ambiental e de governança por meio de duas ferramentas: Refinitiv e Bloomberg. Montamos portfólios com base em duas metodologias: portfólio ESG e regressões transversais. No modelo ESG, construímos três carteiras: a high composta pelas empresas com os 20% melhores ratings; a low composta pelas empresas com os 20% piores ratings; e a high-low comprada na carteira high e vendida a descoberto na carteira low. No modelo de regressões transversais, utilizamos todas as empresas da base de dados, sem linhas de corte. Nossas descobertas indicaram que o método de portfólio ESG não suporta uma relação entre o desempenho social e o desempenho financeiro de uma empresa, medida em termos de pontuações ESG. As regressões transversais sugeriram uma influência negativa e significativa de algumas variáveis ESG no corte transversal. Os resultados sugeriram que os investidores não devem esperar retornos anormais negociando uma carteira diferenciada de empresas com classificação alta e baixa em relação aos aspectos ESG. Para uma análise mais completa seria necessário aguardar um compilado de dados mais robusto, contemplando um período de tempo mais amplo e uma quantidade maior de empresas para obter resultados mais consistentes.
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    Dissertação
    Conhecimento e meio ambiente: efeitos do ensino superior no uso da terra e consequências no desmatamento
    (2022) Spiri, Felipe
    O presente estudo tem o objetivo de avaliar o efeito da criação de novos cursos de ciências agrícolas ofertados por instituições federais de ensino superior no uso da terra, produção agropecuária e adoção de boas práticas agrícolas, com o intuito de identificar possíveis consequências nas áreas de matas nas fazendas brasileiras. Com dados em painel obtidos a partir das pesquisas do Censo Agropecuário, Produção Agrícola Municipal e do Censo da Educação Superior, e a partir de uma variação exógena, relacionada à expansão das universidades federais no início dos anos 2000, diante do programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades, obtém-se o efeito da presença dos novos cursos pelo método de diff-in-diff. Os resultados apontam que a presença dos cursos de ciências agrícolas não exerceu influência substancial nas áreas totais das fazendas, em seu perfil de uso e na adoção de práticas agrícolas, sem pressão ambiental nas áreas de fronteiras agrícolas. Por outro lado, foi observado um aumento da produção de soja em detrimento da produção de cana-de-açúcar nas áreas tratadas, principalmente em locais com elevado potencial agronômico de soja sob regime de alta tecnologia, sugerindo a introdução de um novo método de cultivo que combina soja e milho nesses locais. Essa variação destaca a importância do conhecimento gerado pela presença das universidades e seu impacto em setores econômicos.