Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    The effects of female representation on organizational performance: Evidence from the São Paulo State Military Police
    (2022) Del Vecchio Junior, Jacintho
    A teoria da burocracia representativa postula que o aumento da representação de grupos desprivilegiados na burocracia estatal (representação passiva) levará a melhores resultados para essas populações (representação ativa). Além disso, a representação passiva pode aumentar a confiança do cidadão nas autoridades públicas quando indivíduos desprivilegiados percebem que estão devidamente representados (representação simbólica). Este trabalho pretende testar os efeitos da melhoria da representação feminina no desempenho organizacional em organizações públicas, usando para isso o caso da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O estudo adota uma abordagem quantitativa e faz uso de efeitos fixos de dados em painel e modelos de Diferença em Diferenças (DiD) para avaliar os efeitos da representação feminina (seja na liderança ou pela maior participação no policiamento) nos registros de crimes. Constatamos que a representação feminina na Polícia Militar, juntamente com as estruturas auxiliares de prevenção à violência contra a mulher (Delegacias da Mulher) aumentam as denúncias de estupro e reduzem os homicídios contra a mulher. Os resultados são válidos ao empregar especificações de DiD que avaliam os efeitos da representação feminina antes e após intervenções exógenas (legislação local promulgada para prevenir a violência contra a mulher). No geral, os resultados sugerem que a representação feminina não apenas melhora o desempenho da polícia em favor da população feminina, mas também promove a equidade social.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Relação entre educação superior e o comportamento dos policiais militares do Estado de São Paulo.
    (2021) Cangerana Neto, Francisco Alves
    O estudo desenvolvido investiga os efeitos da escolaridade superior de ingresso (capital humano geral) no comportamento dos policiais na polícia militar de São Paulo durante suas atividades laborais, assim, as dimensões pesquisadas foram: punições administrativas sofridas, indiciamentos em inquéritos policiais militares no geral e indiciamentos em inquéritos policiais militares de homicídio e lesão corporal, que são resultantes do uso da força em serviço seja legítima ou não. De forma complementar foi verificado se os policiais que ingressaram com curso superior permanecem menos na corporação e como este conhecimento portável, que implica em saída a pedido, influi no comportamento no serviço. A mostra usada compreendia 13060 indivíduos empossados entre 2016 e 2020 e a as análises econométricas empregadas foram os modelos logit, poisson e binomial negativa. As bases teóricas usadas foram do capital humano e sua portabilidade no mercado de trabalho, das relações entre escolaridade e o comportamento transgressional e delitivo, com vistas à preferência ao risco e aos custos de oportunidade. As análises indicam que possuir curso superior ao ingressar na polícia implica em menor incidência de punições administrativas disciplinares, de inquéritos policiais militares em geral, de inquéritos policiais militares pelo crime de lesão corporal e maior incidência de pedidos de exoneração. Os resultados não permitiram concluir que ter curso superior implica em menor incidência de indiciamentos de inquéritos policiais militares pelo crime de homicídio, bem como de punições disciplinares exclusórias que são a demissão e a expulsão. Em relação à teoria, para os indivíduos com curso superior, os resultados apontam para maiores custos de oportunidade e aversão ao risco, visto à possibilidade de deslocamento para outras carreiras de acordo com o mercado de trabalho em decorrência de possuírem maior portabilidade de conhecimento. Por fim o estudo será útil para o planejamento estratégico de pessoal da polícia militar, notadamente nas atividades de seleção, recrutamento e formação, podendo fundamentar alterações no treinamento ou na exigência do perfil de escolaridade.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
    (2021) Santos, Erik Trench Alcantara
    A implementação efetiva da estratégia é um elemento importante para a obtenção de vantagem competitiva em seu segmento de atuação. Porém, diferentemente do conceito de planejamento estratégico, que possui uma literatura vasta e abundante, menor atenção é dada ao tema no âmbito acadêmico sobre esse fenômeno. Assim, com base em evidências de um estudo de caso longitudinal em uma empresa do segmento de petróleo e gás, este estudo contribui para o aprimoramento do construto de implementação efetiva da estratégia, ao analisar, ao longo de dez anos, as ações realizadas e os impactos obtidos pelos processos de implementação da estratégia adotados durante esse período. O presente trabalho analisa, especificamente, as seguintes dimensões, aprimorando as interações entre elas: (1) as capacidades gerenciais dinâmicas necessárias para criar o melhor contexto para a implementação da estratégia, (2) as ações gerenciais estruturais e interpessoais que suportem o processo de implementação da estratégia e (3) as condições necessárias para se implementar de forma efetiva a estratégia. Ao abordar essas três dimensões, foi possível compreender os fatores associados ao sucesso dos processos de implementação da estratégia.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Inovação Social na Interseccionalidade: Limites e Desafios
    (2021) Pignot, Isabelle Daros
    A literatura de administração pública tem estudado formas de solucionar problemas de origem complexa, de que são exemploquestões relacionadas àmobilidade urbana, à redução da pobreza, à desigualdade de renda e de gênero,a partir de novos arranjos que envolvem acoordenação entre diversos stakeholders, como ocorre em projetos de Inovação Social.Projetos de Inovação Social apresentam-se como possíveis soluções para lidar com dinâmicas de exclusão social que ocorrem por um eixo de múltiplos marcadores de exclusão combinados(perspectiva interseccional), mas sofrem em seu processo de continuidade e escalabilidade. Há a oportunidade em aumentar acompreensão sobre o processo de sustentabilidade e difusão de projetos inovadores, apartir de uma lente teórica combinada entre a abordagem interseccionalea literaturade inovação social. Este estudo busca identificar e compreender os fatores que podem potencializar ou limitar a sustentabilidade e escalabilidade de projetos de Inovação Social que lidem com problemas complexosrelacionados a marcadores de desigualdade diversos. Foi adotado o método qualitativo de pesquisa,a partir de uma abordagem abdutiva e uma estratégia deestudo de caso único(não identificado por questões de confidencialidade), exploratório eem profundidade. A coleta de dados foi feita via observaçãonão participante e entrevistas em profundidade.Os resultados mostram queos fatores que potencializam ou limitam a sustentabilidade e escalabilidade de projetos inovadores estãorelacionadas com anecessidade de saber comunicar os objetivos e resultados do projeto de forma alinhada à linguagem dos possíveis investidores e partes interessadas; a necessidade de manter parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em vias de ajudar na visibilidade dos projetos;a transferência de conhecimento e know-how adaptável a outros contextos e atores;e, por último, comanecessidade de manter flexibilidade para eventuaisadaptações no escopodo projeto. Esteestudo contribui para a teoria, pois adiciona à literatura de inovação social a dimensão relacionada à importância de saber a forma de se comunicar junto aos stakeholders envolvidos na inovação. O estudo contribui tambémpara a prática, uma vez que revela fatores para a continuidade e escalabilidade de projetos inovadores que busquematenuar problemas de origem complexa