Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise de componentes principais da curva de juros: uma aplicação ao mercado Euro
    (2009) Dauwe, Alexander Frans
    Este estudo aborda um dos problemas remanescentes nas decisões nanceiras: a previsão da estrutura a termo em diferentes horizontes temporais. Especi camente, o trabalho realiza previsões das taxas mensais do Euro Interest Rate Swaps com um modelo auto-regressivo de componentes principais para horizontes de 1 e 12 meses. Os resultados apresentam previsões signi cativamente superiores às previsões do modelo de passeio aleatório para previsões de 1 mês fora da amostra com o modelo auto-regressivo de componentes principais estacionários. Para um exercício com previsões de 12 meses fora da amostra a regressão direta dos níveis tem resultados que superam aos do modelo de passeio aleatório.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Prevendo decisões de taxas básicas de juros: o caso brasileiro
    (2009) Prevendo, Leonardo Martin Baumert
    O objetivo desta dissertação é, a partir do uso de especificações da regra de Taylor, encontrar novas variáveis, além da diferença da inflação para sua meta e do hiato do produto, que se mostrem significativas no processo de tomada de decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil (BCB). Além disso, pretende-se utilizar as melhores especificações da fase de estimação para efetuar previsões para a taxa Selic, e comparar o desempenho dessas previsões com um passeio aleatório e com a pesquisa Focus do BCB. Na fase de previsão utilizou-se a técnica de rolling regressions e os testes de Diebold Mariano e Clark e West. Foram encontradas quatro variáveis adicionais com significância estatística: o superávit primário acumulado em 12 meses, a dívida do setor público como proporção do PIB, o hiato das concessões mensais de crédito e o componente de expectativas do índice de confiança do consumidor da Fecomércio / SP. Também foram encontrados indícios de que o BCB reagiu de maneira diferente a variáveis como inflação, produção industrial e taxa de câmbio durante as gestões de Armínio Fraga e de Henrique Meirelles. Também foram observadas evidências de aversão a recessão durante a presidência de Henrique Meirelles. Com relação à previsão, os testes realizados indicaram que as regras de Taylor têm desempenho superior ao random-walk, mas inferior ao Focus. Quando se realizam previsões dentro da amostra, não há diferença estatística entre os modelos estimados e a pesquisa Focus.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Previsibilidade de modelos de moeda-commodity: verdade ou mito?
    (2014) Oliveira, David Camargo De
    A taxa de câmbio tem sido, por várias décadas, objeto de debate entre os economistas no mundo globalizado em que vivemos. Para os países exportadores de commodities em especial, o assunto ganha uma dimensão extra e o impacto dos preços das commodities na taxa de câmbio é motivo de preocupação. Este trabalho tem como objetivo avaliar a previsibilidade de taxas de câmbio. A novidade em relação à literatura existente é a análise de modelos de previsão para países de moedas-commodity. Nós comparamos a previsibilidade dos modelos de moeda-commodity com a previsibilidade dos modelos tradicionais. Os dados utilizados nesta análise se estendem de 1999 à meados de 2013. Nós adotamos um conjunto de estatísticas robustas para previsão fora da amostra, incorporando distribuições bootstrapped para as estatísticas de Diebold-Mariano e de Clark e West. Nós encontramos evidência de que os preços das commodities exportadas por países exportadores de commodities pode ser utilizado para prever a taxa de câmbio destes países.