Dissertação de Mestrado
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Dissertação A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo(2012) Lopes, Carlos Eduardo MorottiO presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles.Dissertação Diversidade institucional: evidências empíricas sobre o impacto na performance das empresas(2012) Santos, Leandro Domiciano DosGestores de políticas públicas e fundos internacionais de financiamento normalmente se deparam com a priorização de projetos de investimentos nos países. A teoria do Institutionbased view propõe uma correlação entre a abundância de recursos de um país com a performance das empresas nele estabelecidas. A identificação do grau de desenvolvimento do país e a correlação deste grau à performance das empresas poderá ser útil aos gestores de políticas públicas na identificação de investimentos prioritários. Este trabalho analisa empiricamente a relação macro-micro existente entre a abundância dos recursos de um país e a performance de suas empresas, proposta pela literatura do Institution Based View. Essa relação é evidenciada em trabalhos anteriores de Peng e Luo (2000) que analisa o impacto das relações pessoais entre os gestores (guanxi) com o resultado de empresas chinesas. Este trabalho também estende a análise feita por Wan e Hoskisson (2003) que estabelece a relação entre as características de 6 países do oeste europeu e a estratégia de diversificação das empresas neles inseridas. Através da criação de indicadores institucionais e de fatores, foi possível evidenciar os diferentes impactos dos ambientes institucionais e de fatores no desenvolvimento das aptidões (mercado e não mercado) e nas estratégias de diversificação (produtos e internacional inbound) das empresas. Utilizou-se a base de dados do World Bank para a criação dos indicadores (WDI) e para a seleção da amostra de empresas (WBES). O resultado evidencia que o ambiente dos países modera a relação entre as variáveis estratégicas e de aptidões de mercado com o Markup e EBITOA (ebit on asset) das empresas.Dissertação Infraestrutura aeroportuária: um obstáculo para a aviação regional no Brasil?(2009) Demant, Marcos Alexandre RauerEste trabalho busca analisar de forma empírica a influência da infraestrutura sobre o movimento de passageiros nos voos regionais, tomando como unidade de análise o movimento em aeroportos brasileiros selecionados. O papel da infraestrutura como barreira de entrada também é discutido, uma vez que maiores custos de entrada podem limitar o desenvolvimento de novas rotas. Foram selecionados aleatoriamente 50 aeroportos no Brasil, sendo avaliada a sua movimentação de passageiros (como variável dependente) e diversas medidas referentes à sua infraestrutura. O trabalho conclui que a infraestrutura aeroportuária afeta o movimento de passageiros de um aeroporto, sendo que os itens de infraestrutura que mais parecem, coletivamente, afetar o tráfego aéreo são a qualidade da pista, o tamanho do pátio (apron) e o tamanho do terminal de passageiros.