Dissertação de Mestrado
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Dissertação Análise de componentes principais da curva de juros: uma aplicação ao mercado Euro(2009) Dauwe, Alexander FransEste estudo aborda um dos problemas remanescentes nas decisões nanceiras: a previsão da estrutura a termo em diferentes horizontes temporais. Especi camente, o trabalho realiza previsões das taxas mensais do Euro Interest Rate Swaps com um modelo auto-regressivo de componentes principais para horizontes de 1 e 12 meses. Os resultados apresentam previsões signi cativamente superiores às previsões do modelo de passeio aleatório para previsões de 1 mês fora da amostra com o modelo auto-regressivo de componentes principais estacionários. Para um exercício com previsões de 12 meses fora da amostra a regressão direta dos níveis tem resultados que superam aos do modelo de passeio aleatório.Dissertação Previsão da taxa de juros nominal no Brasil: uma avaliação comparativa entre curva de reação, modelo arma e VAR(2008) Jarra, Eduardo José FerreiraEsse trabalho avalia a qualidade de previsão da trajetória da taxa de juros Selic nominal. O conjunto de modelos analisado contém uma curva de reação da autoridade monetária, um modelo de séries temporais univariado e quatro diferentes especificações de VAR. Os resultados mostram que curva de reação e o modelo de séries temporais univariado são os que apresentam as melhores previsões para curto (três e seis meses) e médio prazo (doze meses), ainda que não seja possível distinguir qual é o superior entre os dois. Para os horizontes analisados, os modelos VAR apresentam qualidade de previsão ruim.Dissertação Previsão de volatilidade: a volatilidade implícita como variável explicativa da variância condicional em modelos GARCH(2012) Santos, Decio Albert Da SilvaA previsão de volatilidade é um assunto de grande interesse no mercado financeiro. Os modelos GARCH e a volatilidade implícita são bastante utilizados para este fim. Neste trabalho, a volatilidade implícita foi utilizada como uma variável explicativa da variância condicional de modelos GARCH, com o objetivo de aumentar o poder de previsão do modelo. Foram utilizados dados do mercado de ações brasileiro, mais precisamente do índice de ações Ibovespa, no período de abril de 2000 a junho de 2011. A volatilidade implícita foi extraída das opções de compra do Ibovespa utilizando o modelo de precificação de opções de Black e Scholes. As previsões dos modelos propostos no trabalho foram comparadas com previsões de modelos GARCH tradicionais, realizadas em quatro períodos diferentes e em previsões fora da amostra de estimação dos modelos. Os resultados obtidos indicaram que o uso da volatilidade implícita como variável explicativa da variância condicional em modelos GARCH não aumenta o poder de previsão em comparação com os modelos GARCH tradicionais. Sendo GARCH(1,1) o modelo com os melhores resultados nas previsões de volatilidade.Dissertação Modelo de previsão de vendas para bens de capital industriais(2012) Silva, Jorge Aparecido DaO objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de previsão de vendas para bens de capital industriais. São propostas nove hipóteses para a construção do modelo, sete operacionalizadas a partir de variáveis sobre condições do ambiente econômico e origens de recursos para os investimentos, e duas a partir de variáveis internas da empresa alvo do estudo. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizam-se dados mensais de volume de vendas, número de propostas de fornecimento emitidas, e investimentos em comunicação de marketing de uma empresa representativa do segmento, analisados em modelos de séries temporais com regressão (modelos de função de transferência), com variáveis estabilizadas através de transformações log-retorno. Os resultados obtidos comprovam a importância de fatores tais como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a existência de linhas especiais de financiamento e o fluxo de entrada de investimentos estrangeiros na criação de um ambiente propício para a realização de vendas de bens de capital, além de dar suporte à importância dos investimentos em propaganda, por vezes contestados quanto à eficácia na geração de vendas no mercado industrial.