Dissertação de Mestrado
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Dissertação Entrada de empresas aéreas brasileiras em mercados domésticos competitivos(2013) Américo, André MercadanteA indústria do transporte aéreo, caracterizada por sua elevada competitividade e por sua importância econômica no desenvolvimento das diversas regiões do país, é objeto de interesse não apenas das empresas que provêem este serviço, mas também dos usuários e entidades que se beneficiam da presença destes. Os determinantes da entrada das diferentes empresas aéreas domésticas nos mercados definem a capilaridade e abrangência do transporte aéreo no país. A compreensão destes determinantes, diante das características inerentes dos mercados e do comportamento competitivo das demais empresas aéreas, são os objetos de estudo deste trabalho. Utiliza-se um modelo econométrico de escolha discreta (probit) para as análises, sempre mantendo o foco no sentido econômico das variáveis e nas especificidades do setor.Dissertação O impacto da clandestinidade na competição de revendas GLP doméstico no mercado brasileira(2008) Nashiro, ArnaldoO presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da clandestinidade1 no ambiente competitivo do setor de revendas de GLP doméstico2. Revendas clandestinas podem ter um impacto diferente na competição, tanto por terem custos distintos (Ex: sonegação fiscal e não cumprimento das normas de segurança adequadas à comercialização deste produto) quanto por diferenças em termos de poder de mercado. Estimamos um modelo de entrada inspirado na publicação de Bresnahan & Reiss (1991) para mensurar o impacto que a entrada de novas firmas tem no poder de mercado das firmas existentes e quais são as diferenças observadas entre revendas clandestinas e regulares. A base de dados foi elaborada pelo autor usando uma “cross section” do número de revendas regulares e clandestinas para uma amostra de 469 municípios brasileiros. Os resultados mostram que as firmas clandestinas aumentam a competição quando entram nos mercados, uma vez que o tamanho de mercado para a entrada de uma clandestina é superior ao tamanho de mercado necessário para a entrada de uma firma regular, em um primeiro momento. Os efeitos competitivos decaem rapidamente tanto com firmas regulares quanto com clandestinas, sendo que, com aproximadamente 4 firmas, o grau de poder de mercado é mínimo.Dissertação Conduta competitiva das firmas no segmento de Fast-Food(2010) Guerra, Alexandre FreireO presente trabalho é uma aplicação de um modelo de entrada na indústria de fast-food brasileira. Por meio da análise dos raios limiares das sucessivas entradas, observamos que a alteração da conduta competitiva das firmas ocorre somente nas primeiras entradas, porém, essa mudança de conduta é orientada para um equilíbrio diferente do encontrado em trabalhos anteriores, indicando que os primeiros seguidores se movem rapidamente após o primeiro entrante. Os resultados demonstram que o efeito da presença de uma firma sobre a decisão de entrada da outra, quando significativo, é positivo, indicando que a primeira entrada serve aos primeiros seguidores como fonte de informações, fazendo com que estes adotem uma estratégia me-too.