Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Criação de valor ao acionista em fusões e aquisições no Brasil – Estudo de eventos entre 1995 e 2009
    (2010) Marcondes, Willer Bianco
    Este trabalho procura mensurar a criação de valor ao acionista em processos de fusões e aquisições no Brasil, entre 1995 e 2009. Para tanto, utilizou-se a metodologia de estudo de eventos, para cálculo do valor anormal acumulado (CAR), comparando os resultados obtidos pelo modelo de mercado vis-à-vis aos obtidos com modelo de média de retornos constantes. Analisou-se como o comprimento das janelas de estimação e de eventos pode influenciar os resultados. Comparou-se também como a criação de valor é influenciada no tempo, suas variações entre diferentes setores na economia e a influência da posição de firma na condição de compradora ou alvo no processo de fusão ou aquisição. Os resultados demonstram haver significativa criação de valor, com maior magnitude para os detentores de ações das empresas alvo, dos setores de construção civil e setores diversos, em transações realizadas no período de 2000 a 2004.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto de alterações de rating e creditwatch no mercado acionário latino americano
    (2011) Freitas, Abner De Pinho Nogueira
    O propósito deste trabalho é examinar se a divulgação de alterações de rating ou creditwatch por agências de rating impacta os preços de ações de empresas latino-americanas. Analisamos quatro importantes economias da América Latina (Argentina, Brasil, Chile e México) e observamos o retorno anormal acumulado após 30 dias da divulgação da alteração de rating ou creditwatch. Encontramos resultados bastante semelhantes aos observados em outros estudos, onde o impacto para downgrades é bastante significativo, enquanto para upgrades e creditwatch o impacto é menos relevante. O trabalho também investigou quais variáveis melhor explicam o impacto no preço das ações nestes países. Os resultados apontam que a variável mais significativa é a alteração absoluta em número de notches para downgrades.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise do impacto de eventos relacionados à responsabilidade socioambiental no desempenho das ações de empresas do setor de petróleo
    (2009) Hirata, Luzia
    Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de eventos, em que o evento analisado está associado a um impacto socioambiental causado por empresas do setor de petróleo. A partir disso, é possível testar a hipótese de eficiência de mercados em sua forma semiforte associada à possível penalização das empresas envolvidas em tais eventos – seja por meio de perda de reputação ou eventuais multas impostas a elas. Mais especificamente, serão avaliados os possíveis reflexos na precificação dos ativos das empresas analisadas quando são disponibilizadas publicamente informações sobre danos socioambientais causados por elas. Adicionalmente à análise quantitativa, realizou-se uma análise qualitativa na qual foram investigadas, com maior profundidade, as condições em que tais eventos ocorreram como forma de se tentar avaliar de que forma o mercado reagiu, ou não, em termos da precificação dos ativos em questão. Na análise dos oito eventos selecionados, somente dois casos respondem ao esperado, com impacto significativo e negativo sobre os preços das ações. Os demais casos, também todos significativos, porém positivos após a ocorrência dos eventos, foram analisados com mais detalhes, visando buscar explicações plausíveis para tal ocorrência. Cada um apresentou características distintas, alguns deles com possível explicação devido à definição por órgãos governamentais de punição às empresas, ocorrência de fatores exógenos ou possível estratégia de anunciar fatos positivos como forma de eventualmente neutralizar impactos negativos de danos socioambientais.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Corrida bancária : estudo de evento de crise sistêmica no Brasil
    (2014) Janovitz, Ricardo Bellizia
    Este trabalho propõe um modelo de monitoramento que procura evidências do impacto da desconfiança no sistema bancário durante o episódio da desvalorização do real em 1999. O modelo de estudo desse evento, busca associar os retornos anormais dos preços das ações das instituições bancárias a uma aproximação da probabilidade de corrida bancária, quantificando o aumento da vulnerabilidade do setor bancário brasileiro no período. A metodologia mostra resultados coerentes com a expectativa de corrida bancária, ainda que possua escassa significância estatística, sendo capaz de demonstrar o estresse decorrente da crise russa de 1998, e evidenciando a fragilidade das instituições bancárias entre julho de 1998 e janeiro de 1999. O trabalho demonstra que apesar do modelo utilizado corroborar com os indícios de crise bancária na janela do evento analisado, os fatores presentes naquele momento não foram suficientes para desencadear uma crise de confiança observável através dos retornos anormais das ações de instituições bancárias.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Comportamento de ações de empresas em período de silêncio
    (2013) Minei, Ciro Sakuma
    A adesão ao período de silêncio antes da divulgação de resultados trimestrais é voluntária. Este estudo tem como objetivos: (i) analisar se ocorre quebra do período de silêncio pelas empresas que adotam a prática e (ii) comparar a reação de preços e volumes entre as empresas que a adotam e as que não o fazem através da técnica de estudo de eventos. Foram analisadas 138 empresas brasileiras na janela de 31 dias em torno da data de divulgação dos resultados trimestrais do 4º trimestre de 2011. Os resultados obtidos sugerem que não há quebra do período de silêncio pelas empresas que aderem à prática e que as reações das ações de ambos os grupos à divulgação de resultados é igual.