Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O Impacto do uso de derivativos no risco das empresas
    (2011) Skowronek, Renato Gradia
    Ao final do ano de 2008, em plena crise financeira mundial, e com a alta expressiva da taxa de câmbio - que chegou a atingir 2.51 R$/USD - algumas empresas brasileiras divulgaram publicamente perdas relevantes com operações de derivativos. Tais perdas suscitaram a discussão acerca da Governança Corporativa e do uso de contratos derivativos de forma não condizente com o tamanho, as políticas e os objetivos principais previstos nos estatutos sociais das empresas. Resumindo, vieram à tona perguntas como: as empresas estão contratando derivativos para especular? Qual o impacto dessas operações no risco das empresas? Este trabalho não tem o objetivo de explicar o porquê e como as empresas realizaram tais operações, mas sim investigar qual o impacto dos derivativos no risco das empresas. A conclusão obtida foi que existe relação estatisticamente significativa entre o uso de derivativos e o perfil de risco das empresas, sendo que empresas usuárias de derivativos estão associadas com menores riscos, e empresas não usuárias estão associadas com maiores riscos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Aplicação da análise de componentes principais na curva de juros real e nominal brasileira e a efetividade do hedge no mercado de debentures.
    (2016) Souza, Alexander Serigato De
    Este trabalho busca aplicar o método de análise de componentes principais (PCA) na curva brasileira de juros nominal e real, verificando o comportamento dos três principais fatores que descrevem a curva (nível, inclinação e curvatura) ao longo do tempo, e a partir destes, montar estratégias de imunização de portfólio. É utilizado como exposição, o risco de dois portfólios de debentures, um representado os juros reais, outro o nominal. Aplicado o hedge dinâmico e utilizando como instrumento de hedge títulos públicos federais, verifica se a que no mercado brasileiro, o hedge feito via PCA é mais efetivo que via duration modificada em ambos os mercados.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Risco de taxas de juros em operações de certificado de depósito bancário indexadas
    (2013) Hilbert, Vinicius Santos
    O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um instrumento de aplicação de recursos bastante comum no mercado brasileiro. O presente estudo investiga o risco de taxa de juros associado ao tipo mais comum de CDB, o indexado às taxas médias de Depósitos Interfinanceiros (DI) de um dia, cuja de remuneração é diferente de 100%. Uma vez definido o risco de taxa de juros ao qual a operação está sujeita, uma carteira hipotética de CDB é simulada para o período de julho de 2011 a outubro de 2011. Para esse período contratos derivativos de DI – Futuro são utilizados de forma a mitigar os riscos apresentados. Observa-se que para uma carteira com convexidade positiva há benefícios de se rebalancear o hedge de maneira dinâmica.