Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Modelando a volatilidade de retornos em alta frequência
    (2008) Oliveira, Leonardo José Cappa De
    O objetivo do presente trabalho é analisar as características empíricas de uma série de retornos de dados em alta freqüência para um dos ativos mais negociados na Bolsa de Valores de São Paulo. Estamos interessados em modelar a volatilidade condicional destes retornos, testando em particular a presença de memória longa, entre outros fenômenos que caracterizam este tipo de dados. Nossa investigação revela que além da memória longa, existe forte sazonalidade intradiária, mas não encontramos evidências de um fato estilizado de retornos de ações, o efeito de alavancagem. Utilizamos modelos capazes de captar a memória longa na variância condicional dos retornos dessazonalizados, com resultados superiores a modelos tradicionais de memória curta, com implicações importantes para precificação de opções e de risco de mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Testando a presença do componente browniano em processos semimartingales
    (2010) Yamamoto, Willian Hatsushika
    Este trabalho procura testar a presença do movimento Browniano, ou seja, de uma parte contínua, em processos semimartingales. Estudamos procedimentos que permitiam decidir se o movimento Browniano está realmente presente ou se o mesmo poderia ser retirado em favor de um processo de saltos puro com atividade infinita. Para tanto, utilizamos dois testes estatísticos propostos no artigo: Ait-Sahalia e Jacod (2010), um possui como hipótese nula: o componente contínuo presente e o outro que este componente está ausente. Ambos os testes estatísticos utilizados permitem um tratamento simétrico da hipótese nula e alternativa assim como são livres de modelo e de fácil implementação. Quando aplicados para dados de alta freqüência de ativos brasileiros obtivemos evidência no sentido da necessidade do componente Browniano na modelagem dos mesmos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações
    (2011) Spinardi, Marcelo Augusto
    Esta dissertação propõe a análise empírica do comportamento das séries de retornos intradiários de um conjunto de ações com alta liquidez financeira do mercado brasileiro. Estudou-se a presença e os efeitos da sazonalidade intradiária na utilização de modelos clássicos de estimação da volatilidade condicional dos retornos, modelos da família (G)ARCH. Tais efeitos se revelam na existência no padrão “J-invertido” apresentado pelos módulos dos retornos intradiários. Por fim, foram realizadas previsões da volatilidade condicional para um período de controle determinado, para três séries de retornos: série de retornos crua, corrigidas para a sazonalidade intradiária, e corrigida para sazonalidade e para o fator “dia da semana”. Os resultados obtidos indicaram grande melhora na previsibilidade do modelo quando a série é corrigida.