Dissertação de Mestrado
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Dissertação Internacionalização inward: um estudo exploratório no contexto de gestores de recursos(2015) Ligabo Júnior, MoacyrExiste uma necessidade nos estudos acadêmicos atuais: expandir os conceitos já amplamente difundidos sobre internacionalização. No novo contexto de fronteiras e mercados globais, as operações de internacionalização devem ser vistas necessariamente como movimentos que expandam os relacionamentos das empresas com o exterior. Com esta perspectiva, foi desenvolvido este estudo, ou seja, uma investigação exploratória sobre movimentos de internacionalização inward. A pesquisa foi feita no contexto de gestores de recursos. O objetivo foi trazer melhor compreensão sobre como ocorrem as incursões internacionais por parte dessas organizações com vistas a levantarem capital (i.e. ‘importação de capital’) para investimentos em seu país de origem. Este trabalho se diferencia de trabalhos de natureza similar por analisar o fenômeno de internacionalização inward em situações onde os ativos resultantes da operação apresentam baixíssima liquidez. A partir da análise aqui realizada, infere-se que a internacionalização inward ocorre como meio de suprir a inexistência no mercado nacional de fontes de recursos capazes de amplos aportes em operações financeiras mais sofisticadas. Além disso, foi observado, no contexto estudado, que a disponibilidade de recursos suplanta a distância psíquica. Todavia, isso se dá porque as operações ocorrem por meio de parcerias entre os agentes envolvidos, as quais precisam de comprometimento, confiança e credibilidade dos agentes envolvidos.Dissertação Determinantes de desempenho de aquisições internacionais por firmas de mercados emergentes: evidências das empresas brasileiras(2012) Silva, Paula Godinho Pereira DaCada vez mais, as corporações brasileiras possuem unidades no exterior, em vez de só exportarem. Com a ascensão mundial dos países chamados de BRICS e a estabilidade econômica brasileira, o número de aquisições internacionais feitas por empresas brasileiras cresceu muito nos últimos anos, na tentativa de ganhar competitividade. Este estudo inovou ao tentar identificar os determinantes do desempenho de internacionalização via aquisição, ao verificar se os determinantes mais encontrados na literatura acadêmica para internacionalização também são válidos para o caso brasileiro, utilizando como desempenho a criação ou destruição de valor via retornos anormais. As teorias de negócios relacionados, aquisição motivada por gerencialismo se mostraram em linha com a literatura acadêmica. Já as teorias de aprendizagem anterior em aquisição e distâncias geográficas, culturais e econômicas não mostraram ter significância neste estudo.Dissertação Efeitos do poder de mercado, do grau de semelhança entre negócios e da distância econômica no desempenho das aquisições internacionais realizadas por empresas brasileiras(2013) Fontes, Fabrini de CarvalhoA internacionalização de empresas é um fenômeno de grande importância no mundo corporativo. Em um movimento mais recente, os investimentos estrangeiros diretos (IED), com destaque das fusões e aquisições (F&A), com origem em países emergentes têm representado uma parcela importante dos investimentos globais. Diante dessa nova configuração dos IED, o presente trabalho busca analisar se fatores como o poder de mercado da empresa adquirente em seu país de origem, o “relatedness” entre negócios e a distância econômica entre os países influenciam o desempenho das F&A internacionais realizadas por empresas brasileiras. Utilizando-se como “proxy” para o desempenho o retorno anormal acumulado (“Cumulative Abnormal Return” – CAR) de curto prazo, em uma janela de três dias anteriores e três dias posteriores ao anúncio da transação, identificou-se a existência de um efeito moderador da distância econômica na relação entre “relatedness” e desempenho da F&A internacional, além de corroborar com resultados de pesquisas anteriores sobre a influência positiva do “relatedness” também para adquirentes de países emergentes. Não houve identificação da relevância do poder de mercado sobre o desempenho.Dissertação Criação deValor em fusões e aquisições além de fronteiras: uma análise empírica do caso brasileiro(2012) Garcia, Maria Pia de SiqueiraEste artigo tem como objetivo investigar se as aquisições realizadas por empresas brasileiras fora do país nos últimos 15 anos têm gerado valor a seus acionistas. Além disso, é realizada uma análise empírica dos fatores determinantes desse sucesso, com base nas teorias institucional, sociocultural e de aprendizagem organizacional. Os resultados do estudo são condizentes com a teoria e contribuem para a literatura e para a comunidade empresarial ao indicar que de fato as investidas além de fronteiras de companhias do Brasil criam valor – o qual é positivamente impactado quando a distância cultural entre os países da adquirida e adquirente é baixa ou média e quando o ambiente institucional no qual a empresa alvo se encontra é desenvolvido. Já a relação entre as experiências anteriores das brasileiras em fusões ou aquisições internacionais e o desempenho de uma nova aquisição fora do país segue o formato de U-invertido. Estes resultados enfatizam a relevância de se considerar as implicações de diferentes características de uma potencial fusão ou aquisição na estratégia de internacionalização de uma empresa.Dissertação Os desafios da internacionalização de uma startup brasileira: o caso da Movile(2016) Plais, Humberto LuizDe tempos em tempos, o discurso sobre o desejo de haver um maior número de empresas brasileiras com presença internacional surge, seja nos momentos de necessidade em função da retração do mercado interno como nos momentos de oportunidades de promover soluções nacionais que seriam competitivas no exterior. Apesar da recorrência do assunto, o número de empresas brasileiras com operações internacionais ainda é muito limitado e bastante restrito a organizações de grande porte e de setores mais tradicionais como commodities, alimentos e bens de capital. Neste contexto de desejo recorrente e limitação de exemplos, este trabalho apresenta o caso da Movile, uma empresa brasileira de tecnologia, que conseguiu executar uma estratégia de internacionalização bem sucedida, tornando-se a maior na América Latina e com presença em todos os principais países do continente. O objetivo deste trabalho é oferecer uma ferramenta de estudo que possa ser utilizada em cursos de Administração de Empresas, especialmente nas disciplinas de estratégia, marketing e empreendedorismo.