Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Impacto das práticas sustentáveis no retorno de ações de empresas brasileiras listadas em bolsa
    (2022) Gomes, Rodrigo da Silveira
    O debate sobre sustentabilidade vem se aprofundando intensamente nos últimos anos. Dada a relevância do tema, é imprescindível que órgãos públicos e privados sejam protagonistas nessa dinâmica. Ainda que não haja um consenso acadêmico sobre aspectos relevantes do tema, os conceitos Environmental, Social and Governance (ESG) já possuem lugar de destaque na realidade diária dos executivos no mundo empresarial. Uma das abordagens para entender esse efeito é analisar se existe prêmio de risco atribuído pelo mercado para a adoção dessas iniciativas. A literatura recente sugere que a adoção de práticas ESG aumenta a percepção de qualidade dos ativos e pode ser critério relevante para a tomada de decisão dos gestores de fundos de investimentos. No entanto, não há na literatura estudos que exploram a relação entre ESG e o retorno das ações das empresas listadas em bolsa. O objetivo primário desse estudo é então preencher esta lacuna da literatura e testar a hipótese de que há uma associação entre o rating ESG das empresas e o respectivo prêmio de risco associado. Através de dados públicos coletados, foram avaliadas 67 empresas de capital aberto no Brasil entre o período de 2013 a 2021. A partir de análise dos dados, foi possível concluir que existe uma relação entre a adoção de práticas ESG o retorno das empresas de capital aberto, porém não há significância estatística em relação ao valor médio do prêmio de risco atribuído pelo mercado de capitais.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto da avaliação e do momento ESG no apreçamento de ações
    (2021) Sverner, Carolina Spindel
    Este artigo investiga se um fator de risco de momento ESG, relacionado à variação da classificação ESG (Environmental, Social and Governance) das empresas, apresenta prêmio de risco positivo e significativo na explicação dos retornos cross section das ações do S&P500. Para isso, criamos um fator Momento ESG (alto momento menos baixo momento) controlado por tamanho, a partir de um portfólio long-short rebalanceado anualmente, seguindo o procedimento empregado por Fama e French (1993). Os resultados apontaram prêmio de risco positivo e significante para o fator de Momento ESG quando estimados via em dois estágios. Esse prêmio, apesar de se manter positivo em todas as regressões, perde significância ao utilizarmos o método dos momentos generalizados (GMM) para a estimação. De forma similar, foi construído um fator ESG, contemplando as notas de forma estática, para validar uma hipótese adicional de que há um prêmio de risco negativo vinculado a esse fator na explicação dos retornos cross section das ações. Os resultados obtidos para o fator ESG indicaram prêmio de risco negativo e significante quando estimados por regressão em dois estágios. Esse prêmio, apesar de se manter negativo na maioria das regressões, perde significância ao utilizarmos o GMM para estimação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Inovação Social na Interseccionalidade: Limites e Desafios
    (2021) Pignot, Isabelle Daros
    A literatura de administração pública tem estudado formas de solucionar problemas de origem complexa, de que são exemploquestões relacionadas àmobilidade urbana, à redução da pobreza, à desigualdade de renda e de gênero,a partir de novos arranjos que envolvem acoordenação entre diversos stakeholders, como ocorre em projetos de Inovação Social.Projetos de Inovação Social apresentam-se como possíveis soluções para lidar com dinâmicas de exclusão social que ocorrem por um eixo de múltiplos marcadores de exclusão combinados(perspectiva interseccional), mas sofrem em seu processo de continuidade e escalabilidade. Há a oportunidade em aumentar acompreensão sobre o processo de sustentabilidade e difusão de projetos inovadores, apartir de uma lente teórica combinada entre a abordagem interseccionalea literaturade inovação social. Este estudo busca identificar e compreender os fatores que podem potencializar ou limitar a sustentabilidade e escalabilidade de projetos de Inovação Social que lidem com problemas complexosrelacionados a marcadores de desigualdade diversos. Foi adotado o método qualitativo de pesquisa,a partir de uma abordagem abdutiva e uma estratégia deestudo de caso único(não identificado por questões de confidencialidade), exploratório eem profundidade. A coleta de dados foi feita via observaçãonão participante e entrevistas em profundidade.Os resultados mostram queos fatores que potencializam ou limitam a sustentabilidade e escalabilidade de projetos inovadores estãorelacionadas com anecessidade de saber comunicar os objetivos e resultados do projeto de forma alinhada à linguagem dos possíveis investidores e partes interessadas; a necessidade de manter parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em vias de ajudar na visibilidade dos projetos;a transferência de conhecimento e know-how adaptável a outros contextos e atores;e, por último, comanecessidade de manter flexibilidade para eventuaisadaptações no escopodo projeto. Esteestudo contribui para a teoria, pois adiciona à literatura de inovação social a dimensão relacionada à importância de saber a forma de se comunicar junto aos stakeholders envolvidos na inovação. O estudo contribui tambémpara a prática, uma vez que revela fatores para a continuidade e escalabilidade de projetos inovadores que busquematenuar problemas de origem complexa
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Reputação corporativa: impacto no valor de mercado das companhias abertas brasileiras
    (2010) Horiuchi, Wilian Da Silva
    A reputação corporativa tem despertado interesse relevante em pesquisas na área de estratégia, principalmente devido ao argumento de que as empresas com boa reputação podem com isso obter vantagens competitivas de imitação mais difícil pelos seus concorrentes. Porém, é necessário verificar se as empresas com melhores índices de reputação conseguem transformar estas vantagens em aumentos de valor para os seus acionistas. Roberts e Dowling (2002) estudaram a performance de “As Empresas Mais Admiradas da América” e encontraram relações significantes com os seus retornos sobre o ativo (return on assets - ROA) em companhias abertas negociadas nos Estados Unidos. Lameira et al. (2007) estudaram o impacto de indicadores de governança corporativa no valor de companhias abertas brasileiras e também encontraram relações significativas. Este trabalho se baseia nestes dois estudos e procura testar empiricamente a relação entre reputação corporativa e valor de mercado das companhias negociadas no mercado acionário brasileiro. Os dados analisados, referentes aos anos de 2002, 2003, 2004 e 2005, apresentaram relações estatisticamente significantes entre a pontuação das empresas no ranking setorial de “As Empresas Mais Admiradas do Brasil” e a sua relação entre valor de mercado e patrimônio líquido contábil, Market-to-Book ratio, sugerindo que as empresas com melhor reputação corporativa obtêm maior avaliação pelo mercado de ações.